• Anúncios

Projecto para uma cache

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Projecto para uma cache

Mensagempor Ritokas » domingo mai 08, 2011 15:59

Ando algum tempo a planear fazer um cache, mas não quero fazer uma sem interesse...
Quero elaborar uma bem feita que seja motivante para geocachers, que após a sua descoberta deixe uma sensação boa, que ponha um sorriso nos lábios, que motive os geocachers a deixar uma boa mensagem da sua experiência :p e por aí a fora... Acho que é o desejo de qualquer geocacher que pretende elaborar uma "hide"
Gostaria que me ajudassem colaborando no meu projecto, dando me dicas e sugestões, ou quando partem para a caçada o que esperam que essa cache seja, que tipo de geocache preferem, etc... Após saber as vossas opiniões possa pegar nelas e elaborar a minha 1ª hide :-P

Desde já obrigada pela colaboração [;)]
Ritokas
:clap:
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ritokas
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: domingo fev 13, 2011 19:40
Localização: Oliveira de Azeméis

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor MightyReek » domingo mai 08, 2011 17:46

Olá,
pessoalmente gosto de uma cache que me faça entrar numa aventura e que me leve a explorar um local interessante.
Para criares uma cache apreciada pela maioria (não penses agradar a todos, vai haver sempre quem prefira outro tipo) o único conselho que posso dar é que procures mais caches. Tenta identificar aquilo que gostas de viver enquanto procuras uma cache e entretanto vai pensando em locais que conheças e onde possas levar os visitantes da tua cache.


Nesta lista encontras das caches mais apreciadas em Portugal. Tenta fazer algumas, de certeza vais deliciar-te a procurá-las e a experiência que ganhas ajudará na criação de uma tua.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor Ritokas » domingo mai 08, 2011 18:18

MightyReek Escreveu:Olá,
pessoalmente gosto de uma cache que me faça entrar numa aventura e que me leve a explorar um local interessante.
Para criares uma cache apreciada pela maioria (não penses agradar a todos, vai haver sempre quem prefira outro tipo) o único conselho que posso dar é que procures mais caches. Tenta identificar aquilo que gostas de viver enquanto procuras uma cache e entretanto vai pensando em locais que conheças e onde possas levar os visitantes da tua cache.


Nesta lista encontras das caches mais apreciadas em Portugal. Tenta fazer algumas, de certeza vais deliciar-te a procurá-las e a experiência que ganhas ajudará na criação de uma tua.


Obrigada MightyReek pela ajuda e pelo conselho :p :clap:
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ritokas
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: domingo fev 13, 2011 19:40
Localização: Oliveira de Azeméis

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor lynxpardinus » segunda mai 09, 2011 07:43

Acho que os "truques" se resumem a:
- compromete-te a fazer uma cache de que gostes verdadeiramente e que seja especial;
- coloca-te nos sapatos das outras pessoas. Ou seja, a cache deve ser interessante não apenas para ti, mas também para pessoas normais (considerando que o epíteto "normal" se aplica a pessoas que gostam de procurar tupperwares escondidos no meio do mato...);
- não tenhas a ilusão de que vais agradar a toda a gente;
- respeita os outros - pensa nomeadamente em termos de propriedade privada ou em conservação de propriedade pública;
- lembra-te que vais ter que fazer a manutenção;
- have fun

Dá também uma vista de olhos pelos 10 Mandamentos (disponíveis em http://geocaching-pt.net/374 ) - a sua função primária não é ajudar a colocar uma cache, mas pode sempre "levantar a lebre" sobre possíveis problemas que possas vir a ter. E também às "Morsix rules" (muito simples) que estão descritas aqui - viewtopic.php?f=11&t=7655 .

Ah! E, no final, diz onde que ela vai estar escondida para ver se um dia (nem que seja daqui a 5 anos) passo por lá!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor rifkinda » segunda mai 09, 2011 09:16

É bom ler que há geocachers preocupados em criar boas caches, levando algum tempo a refletir sobre o local e não colocando uma cache no primeiro local que lhes vem à cabeça, sem ponderar se o local é seguro e/ou interessante de ser visitado.
O que mais tenho visto nos últimos tempos, são caches publicadas que logo a seguir têm mudanças de coordenadas (porque não houve rigor ao tirá-las) ou que logo a seguir têm de ser repostas, porque não aguentam escondidas nem uma semana. Acho que o processo de colocação de uma cache, tem de ser pensado com calma.

Os conselhos que já te deram são óptimos. Não tenho muito mais a acrescentar.
Boa sorte na criação da tua primeira cache! Depois diz onde é, para lá irmos!

Rifkinda
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8452
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor Ritokas » segunda mai 09, 2011 19:21

lynxpardinus Escreveu:Acho que os "truques" se resumem a:
- compromete-te a fazer uma cache de que gostes verdadeiramente e que seja especial;
- coloca-te nos sapatos das outras pessoas. Ou seja, a cache deve ser interessante não apenas para ti, mas também para pessoas normais (considerando que o epíteto "normal" se aplica a pessoas que gostam de procurar tupperwares escondidos no meio do mato...);
- não tenhas a ilusão de que vais agradar a toda a gente;
- respeita os outros - pensa nomeadamente em termos de propriedade privada ou em conservação de propriedade pública;
- lembra-te que vais ter que fazer a manutenção;
- have fun

Dá também uma vista de olhos pelos 10 Mandamentos (disponíveis em http://geocaching-pt.net/374 ) - a sua função primária não é ajudar a colocar uma cache, mas pode sempre "levantar a lebre" sobre possíveis problemas que possas vir a ter. E também às "Morsix rules" (muito simples) que estão descritas aqui - viewtopic.php?f=11&t=7655 .

Ah! E, no final, diz onde que ela vai estar escondida para ver se um dia (nem que seja daqui a 5 anos) passo por lá!


[;)] Obrigada pela ajuda lynxpardinus, e está descansado quando a realizar eu aviso =)))
:clap:
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ritokas
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: domingo fev 13, 2011 19:40
Localização: Oliveira de Azeméis

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor Ritokas » segunda mai 09, 2011 19:30

rifkinda Escreveu:É bom ler que há geocachers preocupados em criar boas caches, levando algum tempo a refletir sobre o local e não colocando uma cache no primeiro local que lhes vem à cabeça, sem ponderar se o local é seguro e/ou interessante de ser visitado.
O que mais tenho visto nos últimos tempos, são caches publicadas que logo a seguir têm mudanças de coordenadas (porque não houve rigor ao tirá-las) ou que logo a seguir têm de ser repostas, porque não aguentam escondidas nem uma semana. Acho que o processo de colocação de uma cache, tem de ser pensado com calma.

Os conselhos que já te deram são óptimos. Não tenho muito mais a acrescentar.
Boa sorte na criação da tua primeira cache! Depois diz onde é, para lá irmos!

Rifkinda


[;)] Obrigada na mesma. Apesar de ter encontrado poucas caches já deu para perceber que algumas caches não tem sentido no sitio onde estão pois o local não revela interesse nenhum e por vezes só nos tornam consciente de quanto Portugal está sujo.
E como disse ao lynxpardinus eu mantenho-vos informados sobre a minha 1ª hide :p
:clap:
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ritokas
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: domingo fev 13, 2011 19:40
Localização: Oliveira de Azeméis

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor Torgut » sexta mai 27, 2011 09:35

A este propósito, já escrevi no meu blog, aqui:

http://papacaches.wordpress.com/artigos ... 10-licoes/

Oh Ritokas, já agora... não é Portugal que está particularmente sujo... é o mundo onde o Homem habita, de forma geral.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor Silvana » sexta mai 27, 2011 10:01

Olá!

Depois do que aqui foi dito, pouco resta a acrescentar.
Creio no entanto que a preferência da maioria dos geocachers vai para caches tradicionais e de tamanho regular que permita a troca de alguns itens. Caches camufladas e que dão alguma luta e proporcionam algum divertimento.
As famílias preferem e as crianças agradecem! [;)]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Avatar do Utilizador
Silvana
Large
 
Mensagens: 1498
Registado: segunda set 11, 2006 11:47
Localização: Porto

Re: Projecto para uma cache

Mensagempor Ritokas » sábado jun 18, 2011 22:54

Silvana Escreveu:Olá!

Depois do que aqui foi dito, pouco resta a acrescentar.
Creio no entanto que a preferência da maioria dos geocachers vai para caches tradicionais e de tamanho regular que permita a troca de alguns itens. Caches camufladas e que dão alguma luta e proporcionam algum divertimento.
As famílias preferem e as crianças agradecem! [;)]


Obrigada :clap: mais um pormenor que não será esquecido [:D]
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Ritokas
Micro
 
Mensagens: 26
Registado: domingo fev 13, 2011 19:40
Localização: Oliveira de Azeméis


Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron