• Anúncios

Criar uma Earthcache

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Criar uma Earthcache

Mensagempor AnaLuz » segunda Oct 05, 2009 13:06

Boas!!

vinha pedir-vos ajuda para criar uma earthcache aqui na zona da Fuzeta (olhão), isto porque no site do geocaching.com não aparece a opção de Earthcache para selecionar...
A página já está feita em html.

Obrigada

Ana Albuquerque
AnaLuz
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo ago 09, 2009 13:12

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor Kinder » segunda Oct 05, 2009 13:14

tens de criar a página em www.earthcache.org

Lá tens os passos todos para avançar, depois é esperar que os revisores te aprovem a earth!
Imagem
Kinder
Large
 
Mensagens: 1442
Registado: segunda dez 24, 2007 01:01
Localização: Porto

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor salprata » segunda Oct 05, 2009 14:14

Kinder Escreveu:tens de criar a página em http://www.earthcache.org

Lá tens os passos todos para avançar, depois é esperar que os revisores te aprovem a earth!


clicas
submittal form

tens que escrever em inglês, depois de aprovada colocas as fotos e acabas de editar o list tb em português

:-D
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor danieloliveira » quarta Oct 07, 2009 13:19

Há muito tempo atrás escrevi um artigo sobre este assunto. Procura-o aqui no forum.


Não cries a EC só para teres mais um ícone no teu profile. Cria-a para ensinares algo engraçado sobre esta bolinha azul - [earth-]
If you really must know, then click below:
http://img.geocaching.com/stats/img.asp ... 93eae3ea8f
Avatar do Utilizador
danieloliveira
Large
 
Mensagens: 1201
Registado: sexta dez 26, 2003 09:12
Localização: Alpha Centauri

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor vsergio » quarta Oct 07, 2009 15:44

Foi este artigo:

Earthcaches 101
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor salprata » quarta Oct 07, 2009 16:41

De preferência, qualquer coisa de arromba!!! Pelo menos para quem as faz. Se o resto do pessoal não achar piada... [:I]

Acho que as earthcaches divulgam bastante o nosso património natural que se encontra bastante vulnerável, factores naturais e não só.(bla... bla...) :pop: prontos, conclusão, há poucas earthcaches...

Dificulta um bocadinho ter que escrever em inglês, (qualquer dia, chateio o geoaware) [;)] , podíamos escrever só em português depois eles que traduzissem via google tradutor... estou convencida, se tal fosse possível o nº earthcaches crescia potencialmente.
Por outro lado, quando pesquisamos earthcaches naqueles idiomas esquisitos, sabe bem ter a tradução em inglês, sempre percebemos qualquer coisita...

Resumindo, para quem gosta, acho que é bastante compensatório a edição de earthcaches, estamos sempre aprender, a erathcache não acaba na falha ou no fossil, o quer que seja....

Parece que aqui a malta levanta montes de questões
http://forums.groundspeak.com/GC/index.php?showforum=67
(onde eles andam :mrgreen: )
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor AnaLuz » quarta Oct 14, 2009 10:38

Bem, obrigada pelas informações!!
Realmente estava a pensar lançar uma earthcache referente à fauna da ria Formosa que existe para os lados da Fuzeta... Penso que seria um local bastante interessante de visitar e de dar a conhecer!
Vou então ler os artigos e depois tomar uma decisão!!
Uma vez mais obrigada

Ana
AnaLuz
Micro
 
Mensagens: 3
Registado: domingo ago 09, 2009 13:12

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor Lima_Paço » quarta Oct 14, 2009 10:45

AnaLuz Escreveu:...Realmente estava a pensar lançar uma earthcache referente à fauna da ria Formosa ...


Fauna não pode ser :( , só se a associares à geologia do local.
Podes é dar a volta ao texto, falando nos aspecto geológicos como habitat de determinada Fauna (acho que não estou a dizer asneira).

Luís
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor csmaru » quarta Oct 14, 2009 10:46

Penso, e corrijam-me se estiver enganada.

Mas... acho que a earthcache é só para fenómenos geológicos e não fauna/flora de um local.
Imagem
Avatar do Utilizador
csmaru
Micro
 
Mensagens: 52
Registado: segunda jun 02, 2008 15:47
Localização: São Félix da Marinha

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor salprata » quarta Oct 14, 2009 13:13

fauna era giro.
mas parece que não há nada para escolher na lista da classificação da earhcache,

temos as historical site


http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=gc18fmm

mais uma vez relacionada com a geologia

:?
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor laranja » quarta Oct 14, 2009 13:43

salprata Escreveu:
mais uma vez relacionada com a geologia

:?


Se lerem as descrições dos tipos de caches, tem lá o seguinte:

An EarthCache is a special place that people can visit to learn about a unique geoscience feature or aspect of our Earth. EarthCaches include a set of educational notes and the details about where to find the location (latitude and longitude). Visitors to EarthCaches can see how our planet has been shaped by geological processes, how we manage the resources and how scientists gather evidence to learn about the Earth.

Qual é a duvida?
O objectivo é salientar sitios de interesse geológico.
laranja
Small
 
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor vsergio » quarta Oct 14, 2009 15:43

Duvida não há. Outro dia estavamos a discutir isso.
E há quem ache que não devia ser só "Interesse geológico" e alargar o interesse a outras ciências. Por exemplo "interesse botânico", "interesse biológico", and soi ion and so ion. Ou seja, não limitar a EARTH à Geologia, e dar relevância, através do geocaching, a outras ciências.
Era capaz de fazer sentido, mas acredito que a limitação se prende com o facto de depois se pegar nesta janela de oportunidade e se aproveitar para se criarem carradas de caches virtuais. Disparavam em flecha, desvirtuando o conceito.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor salprata » quarta Oct 14, 2009 18:08

vsergio Escreveu:Duvida não há. Outro dia estavamos a discutir isso.
E há quem ache que não devia ser só "Interesse geológico" e alargar o interesse a outras ciências. Por exemplo "interesse botânico", "interesse biológico", and soi ion and so ion. Ou seja, não limitar a EARTH à Geologia, e dar relevância, através do geocaching, a outras ciências.
Era capaz de fazer sentido, mas acredito que a limitação se prende com o facto de depois se pegar nesta janela de oportunidade e se aproveitar para se criarem carradas de caches virtuais. Disparavam em flecha, desvirtuando o conceito.


acho que não disparavam assim tanto... :wink:

as earthcache tem a sorte de ter o apoio da Geological Society of America http://www.geosociety.org/,
para a biologia teria que ser outro organismo, outras pessoas... não sei

por outro lado, não há nada como experimentar para ver se pega...

( eu tentei conveçe-los em aceitarem uma earthcache, sobre algo que já não existe, que não deixou rasto,teve um tempo de vida muito curto... geologicamente falando, não consegui, ERA LINDA!!! :cry: )

:wink:
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor laranja » quarta Oct 14, 2009 20:29

salprata Escreveu:acho que não disparavam assim tanto... :wink:


Pois eu acho isto não faz sentido nenhum.

Os fenómenos geológicos são relativamente estáticos (à escala temporal humana), enquanto que os aspectos biologicos são muito mais dinâmicos.

Imaginem uma cache para observar as particularidades de uma flor, geralmente as flores só aparecem na Primavera. Logo, durante o resto ano, não havia nada para ver.
Por outro lado, se pensarmos em observar um animal, eu diria que a probabilidade de o observar, num certo local, a qualquer hora do dia, todos os dias do ano, é minima, logo também não serve.

E voltamos ao que o vsergios disse, tornavam-se caches virtuais, e essas, em boa hora que foram eliminadas.
Mesmo as actuais earthcaches não são perfeitas, dando margem para muitas maroscas.
laranja
Small
 
Mensagens: 75
Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

Re: Criar uma Earthcache

Mensagempor ajsa » quarta Oct 14, 2009 21:07

laranja Escreveu:
salprata Escreveu:acho que não disparavam assim tanto... :wink:


Pois eu acho isto não faz sentido nenhum.

Os fenómenos geológicos são relativamente estáticos (à escala temporal humana), enquanto que os aspectos biologicos são muito mais dinâmicos.

Imaginem uma cache para observar as particularidades de uma flor, geralmente as flores só aparecem na Primavera. Logo, durante o resto ano, não havia nada para ver.
Por outro lado, se pensarmos em observar um animal, eu diria que a probabilidade de o observar, num certo local, a qualquer hora do dia, todos os dias do ano, é minima, logo também não serve.

E voltamos ao que o vsergios disse, tornavam-se caches virtuais, e essas, em boa hora que foram eliminadas.
Mesmo as actuais earthcaches não são perfeitas, dando margem para muitas maroscas.



Não é bem assim. O exemplo que deste é um pouco extremo.

Se falarmos de por exemplo a floresta Laurissilva, não me parece que não se possa observar durante todo o ano.
De igual forma poderíamos falar da Mata Nacional de Vale de Canas, do Montado Alentejano (uma espécie protegida), das florestas de Sequóias que já cá andam há milhares de anos.
Qualquer um destes entre muitos milhares de outros eles podem ser contemplado durante todo o ano e correm o mesmo risco de desaparecimento que muitas questões geológicas.

A outra questão de caches virtuais, não é bem assim.

Se existem pessoas que não gostam de caches em que não tenham de meter a mão em sacos porcos e cheios de entulho, outras há que preferem contemplar algo mais limpo e investigar acerca do assunto em questão.
Se existem quem falcatrua as earth caches, as minhas não estou a ver como mas isso é outra guerra, também existem os que falcatruam as caches tradicionais. Como aqui já foi dito, são eles que saem a perder.
Eu cá prefiro de longe o tema em questão, o assunto cientifico, um boa fotografia que ter de andar a mexer ou procurar os caixotes.


Mas não ficamos pelas florestas. Existem milhentas de outras questões que poderíamos falar "cientificamente" sem ter de esconder caixotes com macacada e livrinhos para assinar como prova de presença.
Já agora, só para demonstrar que a falcatrua existe onde quiserem, está agora na moda um individuo assinar por mais uns quantos sem que esses quantos alguma vez lá tenham metido os pés. E o que vão fazer acerca do assunto? Acabar com os livrinhos e passar a utilizar assinaturas dactiloscópicas? :tristes:


Por exemplo, não poderiam existir cache de física? Não existe espaço para a criação de aches com experimentação física, por exemplo, o principio de Arquimedes, ou a força de Coriolis, ou... milhares de assuntos interessante, educativos e, na minha opinião, bem mais divertidos que encontrar rolos fotográficos com um micro rolo de papel higiénico no seu interior. :twisted:
Avatar do Utilizador
ajsa
Extra Large
 
Mensagens: 2737
Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01
Localização: Beja; Serpa

Próximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes