• Anúncios

Caminhos de Santiago

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Caminhos de Santiago

Mensagempor daraopedal » sexta mar 13, 2009 21:42

Olá a todos.
Como já percorri o caminho de Santiago português do Porto a Santiago e de Oliveira de Azeméis a Fátima (O chamado caminho de Fátima, que mais não é do que o caminho de Santiago em sentido inverso), tive a sorte de descobrir uma série de locais únicos, que têm a mais valia de terem um valioso histórico cultural por estarem associados ao Caminho de Santiago.
Este percurso, a meu ver, está muito mal aproveitado em Portugal. Ao longo das minhas aventuras, apenas encontrei uma maior valorização dos Caminhos na zona de Ponte de Lima, Barcelos e pouco mais... De resto, esse valioso património está em grande parte esquecido... Isso é quase um crime!
Então decidi meter mãos à obra e criar uma cache chamada "Caminhos de Santiago" para chamar a atenção para (pequenos ou grandes) locais nas rotas do Caminho de Santiago.
A 1ª foi esta:
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=c27bf482-df7f-4327-9794-f443e5d73d45
Esta cache pretende ser a 1ª de uma série de caches ao longo dos Caminhos de Santiago.
Obviamente que não pretendo andar a colocar caches ao longo de todo o Caminho de Santiago, mas pretendo colocar algumas nas zonas do Porto e Aveiro.
A 2ª há-de sair assim que possível e será provavelmente a Norte do Porto.
A razão deste post é divulgar a ideia para ver se há interessados em juntar-se a esta ideia. Podia ser criada uma Bookmark list das caches desta série com a série (RDM - Rota dos Miradouros) e permitia aos geocachers que pretendem fazer o caminho de Santiago (como estes http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=9&t=3410), fazer umas cachezitas ao longo da viagem.

O que é que acham da ideia?
Boas cachadas
Arcaperdida
Editado pela última vez por daraopedal em segunda mar 16, 2009 17:41, num total de 1 vez.
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Re: Caminhos de Santiago

Mensagempor nuno_ka » sexta mar 13, 2009 22:30

Bela iniciativa!

Durante dois anos consecutivos fui até Santiago de Compostela de Btt. Foram 5 dias a pedalar na companhia de 30 companheiros. Foi uma experiência única e que qualquer dia quero voltar a repetir.

Continua com o projecto.
ImagemImagem
nuno_ka
Regular

Registado: domingo jul 29, 2007 15:33

Mensagempor LMGomes » sexta mar 20, 2009 15:03

Grande ideia..

Eu fui um dos companheiros que com o Nuno Ká foram de Lisboa a Santiago nesses dois anos seguidos e teria sido bom ir cachando mais pelo caminho. Pode ser que mais apareçam e nós tenhamos que lá ir outra vez... Bom apesar da boa forma do Nuno, não foram 5, mas 7 dias de pedalada [:D] .

Até pode ser que colaboremos na colocação de alguma...

LMGomes
Imagem
LMGomes
Micro

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor kidloco » sexta mar 20, 2009 17:40

Lembro-me de no primeiro Geocimbalino ter sugerido a colocação de caches ao longo dos caminhos de Santiago, mais tarde falei com o Sigla_d que é a pessoa, que eu conheço, mais entendida neste assunto, ele é um dos responsáveis do albergue para peregrinos em S. Pedro de Rates na Póvoa de Varzim, mas a ideia não teve continuação. Vejo agora este projecto e fiquei satisfeito quando vi a primeira cache desta série publicada, espero que tenha o maior dos sucessos, pois parece-me algo bem mais meritório e interessante a todos os niveis do que algumas séries ridiculas que há por ai.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor TPFernandes » segunda mar 30, 2009 22:09

E lá venho eu desenterrar o tópico...

Este ano tenciono fazer Barcelos - Santiago e Barcelos - Fátima, ambos pelo caminho de Santiago e espero levar umas caches no bolso para plantar...

No percurso Barcelos - Santiago, ireir colocar uma na cruz dos franceses, lugar mítico para quem vai a santiago... Depois penso levar mais duas ou três para colocar ao longo do percurso em pontos que achei com uma beleza naturar única mas que neste momento não sei precisar o local/terra/cidade.

Quanto ao percurso Barcelos - Fátima, nunca o fiz, por isso não sei se levo caches ou não.

Se tiver interesse em que me junte a este conjunto de caches que pretendes fazer, fala, porque não? :D

EDIT: pelos vistos, já há uma multi que inclui a cruz dos franceses, mas a ideia mantem-se.
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
TPFernandes
Regular

Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante