• Anúncios

Novas Caches em Sines

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Novas Caches em Sines

Mensagempor Dalmata Team » terça mar 03, 2009 00:57

Boa Noite!

Decidimos esconder mais umas caches em Sines.
Na realidade já estão escondidas as duas, só falta terminar as pagina html para a descrição mas, surgiram-me umas duvidas que pedia que me esclarecessem.

1) Temos umas fotos que queremos colocar nas paginas. É habitual utilizarem sites de "image hosting" para essas imagens, ou o GC.com fornece alguma alternativa?
2) Pela posicionamento das caches passou-nos pela ideia que seria giro um novo powertrail na zona... existem alguns requisitos especiais para a criação de um powertrail?
3) Depois de publicada a cache é possível editar o nome da mesma?
4) E a pagina de html poderemos editar (depois da cache publicada)?

Obrigado.

Zé (Dalmata Team)
Imagem
Avatar do Utilizador
Dalmata Team
Micro
 
Mensagens: 48
Registado: quarta mar 12, 2008 02:42
Localização: Sines

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça mar 03, 2009 09:25

Olá! Venham elas! :lol:

Dalmata Team Escreveu:1) Temos umas fotos que queremos colocar nas paginas. É habitual utilizarem sites de "image hosting" para essas imagens, ou o GC.com fornece alguma alternativa?
Sim. Lá em cima à direita encontras uma ligação para "Upload photos". É isso que pretendes. Tem cuidado em dimensionares as fotos, antes de fazeres o "upload", para o tamanho correcto.
Dalmata Team Escreveu:2) Pela posicionamento das caches passou-nos pela ideia que seria giro um novo powertrail na zona... existem alguns requisitos especiais para a criação de um powertrail?
Isso também seria muito interessante! Os requisitos são os habituais em qualquer cache. Não podem estar a menos de 161 metros umas das outras. É a única condição!
Se fosse possível criares esse Powertrail circular, para não ser necessário o problema do regresso, seria bom, mas é claro que não é fundamental.
Dalmata Team Escreveu:3) Depois de publicada a cache é possível editar o nome da mesma?
Sim. Podes sempre alterar o nome.
Dalmata Team Escreveu:4) E a pagina de html poderemos editar (depois da cache publicada)?
Quantas vezes quiseres!

Se tiveres mais dúvidas, escreve! :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor Dalmata Team » terça mar 03, 2009 11:29

Obrigado, pela ajuda Fernando. :)

GeoDuplaP&F Escreveu:Se fosse possível criares esse Powertrail circular, para não ser necessário o problema do regresso, seria bom, mas é claro que não é fundamental.


As cache estão escondidas na zona da costa do Norte e estão as duas separadas de cerca de 900 m. Existe outra (de outra equipa) a cerca de 1000 m da 2ª. A ideia seria um agradável passeio por uma praia com um mar forte e areia grossa. Como são só 2 ou 3 caches para o percurso, para já, a ideia de um powertrail está um pouco posta de parte... talvez seja um mini powertrail! ;) E dado ser ao longo duma praia... a hipótese do percurso de regresso torna-se complicada.
Claro que sem esquecer as caches "Cabo de Sines V. II - Faróis de Portugal" e "Costa do Norte [Sines]" que estão também por perto! :D

GeoDuplaP&F Escreveu:Sim. Lá em cima à direita encontras uma ligação para "Upload photos". É isso que pretendes. Tem cuidado em dimensionares as fotos, antes de fazeres o "upload", para o tamanho correcto.

Aqui continuo com uma pequena questão... desculpem a burrice! :oops:
Eu estava a escrever uma pagina em html (muito basico... até porque não sei muito mais :P) com uma tabela de duas colunas (uma em português e outra em inglês).
E queria introduzir as imagens no interior da tabela. A minha nova duvida é se a opção de Upload Photos depois possibilitará coloca-las onde pretendo.
E quanto à dimensão das fotos qual é a que recomendam?

Mais uma vez obrigado.

Zé (Dalmata Team)
Avatar do Utilizador
Dalmata Team
Micro
 
Mensagens: 48
Registado: quarta mar 12, 2008 02:42
Localização: Sines

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor SUp3rFM » terça mar 03, 2009 11:44

GeoDuplaP&F Escreveu:
Dalmata Team Escreveu:2) Pela posicionamento das caches passou-nos pela ideia que seria giro um novo powertrail na zona... existem alguns requisitos especiais para a criação de um powertrail?
Isso também seria muito interessante! Os requisitos são os habituais em qualquer cache. Não podem estar a menos de 161 metros umas das outras. É a única condição!


Hold it right there, Mister!

Leiam as guidelines

On the same note, don't go cache crazy and hide a cache every 600 feet just because you can. If you want to create a series of caches (sometimes called a "Power Trail"), the reviewer may require you to create a multi-cache, if the waypoints are close together. A series of caches that are generally intended to be found as a group are good candidates for submission as a single multicache.


Ah, e não invoquem o argumento de "Já vi algumas caches assim colocadas"... Até porque:

First and foremost please be advised there is no precedent for placing caches.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça mar 03, 2009 11:52

Dalmata Team Escreveu:Claro que sem esquecer as caches "Cabo de Sines V. II - Faróis de Portugal"
Nem te atrevas a esquecer dessa!!! É a mais importante da Europa, quiçá de Sines! :lol:

Dalmata Team Escreveu:E queria introduzir as imagens no interior da tabela. A minha nova duvida é se a opção de Upload Photos depois possibilitará coloca-las onde pretendo.
O Upload "mete" a foto no teu espaço para a tua página. O que fazes depois com ela, é perfeitamente indiferente! Isso vai depender do código e do texto que criares para a página e da forma como a quiseres criar.

Dalmata Team Escreveu:E quanto à dimensão das fotos qual é a que recomendam?
Isso terás tu que saber. Queres incluir a foto na página com que dimensão? 100x50? 400x600? 329x456? Deverás então criar a foto com essa dimensão, embora seja possível depois na criação da página alterar a dimensão. Possível, mas não recomendado porque faz baixar a qualidade da foto.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor Lima_Paço » terça mar 03, 2009 12:41

Desculpa lá meter a minha colherada (com algum atraso, mas agora dizem que estou na lista negra :roll: , um desgraçadinho doente e ainda o tratam mal, já não chega ter que estar a trabalhar :twisted: ).
Já ouviste falar do Komposer? É um software que te transforma texto normal em html. é o que utilizo na criação das páginas das minhas caches. Podes ter a certeza que sou uma completa nódoa no que diz respeito a html, mas com este programita, é um espectáculo, faz tudo.
Primeiro faço o texto no word e depois vou para o Komposer, já experimentei mandar com fotos e tudo, mas o resultado final não foi o esperado, por isso faço como o Fernando vos disse, faço upload photo e depois coloco-a(s) na página da cache, ao fim de algumas tentativas vais ver que consegues colocá-las exactamente onde pretendes. Quanto ao redimensionar da foto de que o Fernando também fala, não me preocupo muito, porque depois quando a coloco na página eu digo-lhe o tamanho que quero que ela tenha.
Se quiseres algum exemplo concreto posso mandar-te (só à noite, porque tenho tudo isso em casa) tudo o que tenho para a criação de uma das minhas caches. Entretanto podes ir ver como é que elas estão.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça mar 03, 2009 12:59

Lima_Paço Escreveu:Quanto ao redimensionar da foto de que o Fernando também fala, não me preocupo muito, porque depois quando a coloco na página eu digo-lhe o tamanho que quero que ela tenha.


Luis, o dimensionamento antes de inserir não é muito importante porque a podes dimensionar na página. O problema é que o dimensionamento dessa forma (indicando na página a dimensão) faz com que o browser (Internet Explorer ou Firefox ou outro) a dimensione no momento em que a vai apresentar a quem a está a ver. E o dimensionamento dessa forma faz perder a qualidade. A forma que ele utiliza é retirando linhas e colunas. Por exemplo, imagina que a foto tem 200 pontos de altura e dizes na página que a queres com 150 pontos. O que o browser faz é retirar 1 em cada 4 linhas da foto o que faz, é claro, perder a qualidade. Por isso é sempre preferível inseri-la já com a dimensão pretendida.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor alieri » terça mar 03, 2009 14:03

Olá e parabéns pela iniciativa de esconder caches em Sines. O que posso dizer já é "Bolas! já podias ter escondido isso, porque andei por Sines no domingo passado" :)
Quando às fotos, o que faço é upload das fotos para o geocaching.com, copio o endereço delas e usando o composer já referido crio a página da cache. No próprio komposer indico a dimensão da imagem em pixels (normalmente width: 290px; height: 245px).
ficam como nesta cache.

Quanto ao inglês e às tabelas, nota o seguinte: para cachar meto a informação das caches no PDA. O programa que uso ignora a formatação html, pelo que uma tabela com texto formatado assim:
português inglês
português inglês
português inglês

vai ser transformada em texto simples, assim
português
inglês
português
inglês
português
inglês

o que é uma grande salganhada para tentar encontrar a informação relevante, sobretudo se o texto for muito extenso (não é Mightyreek?) :)
por isso nas minhas caches prefiro separar claramente todos os textos em PT e em ENG, em vez de usar tabelas.
se precisares de ajuda ou de um modelo para começares a trabalhar, terei todo o gosto em mandar-te um
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor rifkind » terça mar 03, 2009 14:50

O redimensionamento "em avanço" também é importante por outra razão.

Quando indicam a dimensão da imagem na tag HTML, o browser vai realmente redimensioná-la, mas apenas depois de fazer o seu download.

Assim, se a imagem tiver 10MB no servidor, o browser vai descarregá-la toda, antes de a redimensionar para o tamanho que querem.
Quando o tamanho pretendido é próximo do original, tudo fixe. A página é pesada, mas é o que se pretende.
Quando o tamanho pretendido é menor que o original (uma miniatura, por exemplo), o resultado é uma página muito lenta, sem necessidade.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor Lima_Paço » terça mar 03, 2009 15:35

GeoDuplaP&F Escreveu:
Lima_Paço Escreveu:Quanto ao redimensionar da foto de que o Fernando também fala, não me preocupo muito, porque depois quando a coloco na página eu digo-lhe o tamanho que quero que ela tenha.


Luis, o dimensionamento antes de inserir não é muito importante porque a podes dimensionar na página. O problema é que o dimensionamento dessa forma (indicando na página a dimensão) faz com que o browser (Internet Explorer ou Firefox ou outro) a dimensione no momento em que a vai apresentar a quem a está a ver. E o dimensionamento dessa forma faz perder a qualidade. A forma que ele utiliza é retirando linhas e colunas. Por exemplo, imagina que a foto tem 200 pontos de altura e dizes na página que a queres com 150 pontos. O que o browser faz é retirar 1 em cada 4 linhas da foto o que faz, é claro, perder a qualidade. Por isso é sempre preferível inseri-la já com a dimensão pretendida.


Pois :roll: por isso é que ainda não dei um ar da minha graça na foto do mês (e não só, tenho há vontade mais de 200 fotos das caches que fiz e muito poucas nos logs :oops: ). Vocês são todos uns "porfissionais" e "prefeccionistas", mas agora com aquele tal programa de compactar as fotos sem elas perderem qualidade é que vai ser. :twisted: :twisted: :twisted:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça mar 03, 2009 15:42

Lima_Paço Escreveu:Vocês são todos uns "porfissionais" e "prefeccionistas", mas agora com aquele tal programa de compactar as fotos sem elas perderem qualidade é que vai ser. :twisted: :twisted: :twisted:

Manda brasa! :lol:
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor Lima_Paço » terça mar 03, 2009 15:51

Imagem
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor vsergio » terça mar 03, 2009 15:56

Este tópico é capaz de ser porreiro para algumas das questões inicialmente colocadas:
Formatação de cache page - handbook
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Novas Caches em Sines

Mensagempor Dalmata Team » quinta mar 05, 2009 01:37

Queria agradecer a todos a ajuda, as dicas foram excelentes!!!! :) :) :) :)

Finalmente terminei as paginas... já está tudo submetido, agora é só esperar pelo Garri! ;)

A qualquer momento, as nossas meninas vêm ao mundo! :P

Mais uma vez obrigado.

Zé (Dalmata Team)
Imagem
Avatar do Utilizador
Dalmata Team
Micro
 
Mensagens: 48
Registado: quarta mar 12, 2008 02:42
Localização: Sines


Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron