Página 1 de 3

Cache no Jardim do Montijo

MensagemEnviado: quarta jan 21, 2009 23:51
por Tanyne
Desde o dia 16 de janeiro que esta cache está activa e já tem bastantes logs, e cada 1 melhor do que o outro... Muito Obrigado...

Queria agradecer a todos os que já a visitaram e os que ainda não tirevam essa oportunidade que coloquem esta cache na vossa lista...

Tanto a cache como o Jardim são dignos de receber uma visita..

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 068f527668

Cache: GC1KRG4

Re: Cache no Jardim do Montijo

MensagemEnviado: quinta jan 22, 2009 00:58
por bolacha
Tanyne Escreveu:Desde o dia 16 de janeiro que esta cache está activa e já tem bastantes logs, e cada 1 melhor do que o outro... Muito Obrigado...

Queria agradecer a todos os que já a visitaram e os que ainda não tirevam essa oportunidade que coloquem esta cache na vossa lista...

Tanto a cache como o Jardim são dignos de receber uma visita..

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 068f527668

Cache: GC1KRG4


Parabéns, o containner está muito bom
Continua assim, que estás no bom caminho :wink:

MensagemEnviado: quinta jan 22, 2009 10:30
por prodrive
Indiscutivelmente uma das caches mais surprendentes dos últimos tempos.

Simples, eficaz, e muitíssimo bem concebida.

Parabéns! :)

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 10:53
por papaleguas
... Não me leves a mal mas ... Em termos de camuflagem está bem camuflada...

Agora, serrar uma parte de uma árvore viva para fazer um container e achar que isso se enquadra no geocaching para mim é algo demasiado absurdo para conseguir perceber.

Acho ainda mais curioso que no meio de tantos logs de "especialistas" ninguém te tenha chamado à atenção que o geocaching é para proteger a natureza e não para a destruir... Mas a culpa não é tua. Tens pouca experiência.

Anda tudo a dormir ou então a ganância das caches anda a subir ao cérebro de muita gente.

Eu só quero ver o que vão dizer do geocaching quando a pessoa responsável pelo jardim encontrar "o container maravilhoso"

lê um pouco mais sobre o geocaching e não apanhes os vicios dos que erram.

Um abraço

Papaléguas

(editado para corrigir erros)

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 13:10
por SUp3rFM
Fez-se mesmo isso?

Não é falta de credibilidade para com o Eduardo escreveu, é mesmo a dificultar em aceitar isso... e aceitar o facto dos anteriores geocachers não terem levantado a questão.

Houve mesmo o corte de um pedaço de árvore para colocar uma cache??

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 13:43
por papaleguas
Hugo, eu sei que não estás a pôr em questão oque escrevi :)

(Retirado do log a referncia a como a cache está escondida só digo que para o fazer o owner teve que cortar uma parte viva da árvore... isto não é spoiler)

Eu pensei que era um pau... mas fui alertado para ser uma parte viva da árvore. (acho que isto não diz nada de especial)

Quanto a algumas pessoas terem falado sobre isso... dois pelo menos dão a entender nos logs... mas como o pessoal não pode escrever nada demais nos logos não vá ofender ninguém, anda tudo de paninho quente.

Mais reforço, que o owner é inexperiente e secalhar nem pensou... ponho em cima dos "experientes" a culpa por não só terem reparado e assobiado para o lado como ainda acham o conteiner um dos melhores que já viram...

Provavelmente vai ser retirado (só espero que alguém tenha fotos) para não dar mais problemas, mas acho que algum pessoal tem que reconsiderar os seus objectivos de geocaching.

Acho que só no local podes ver o que escrevi... terá outro impacto.

Eduardo

PS: poupem-me os comentários do costume sobre o mau feitio e outras m... do género e reflictam sobre o que andam a fazer.

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 14:59
por btrodrigues
Fonix!

Qualquer dia até começam a pensar em fazer buracos na estátua do Eusébio para lhe meter lá caches...

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 16:06
por vsergio
Isto com SPOILERS é que tá mal!

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 16:57
por papaleguas
Lamento que a opinião generalizada seja que aquela é uma situação normal já que o que fundamenta o geocaching não é de todo a agressão da natureza.
Se estiver errado lamento ter alguma vez pertencido a esta comunidade pois não me compadeço com estes valores.

Agindo em consciência e depois de muito ponderar, pedi o arquivamento da cache http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=d98bc443-387f-46e2-b887-da933504ea1e

Ao owner enviarei um mail explicativo da minha posição e um pedido de desculpa pois não o conheço, mas de facto não poderia deixar em branco esta situação.

Aos que concordam com o conteiner: Há coisas mais importantes do que o número de founds na vida. Se se pautam pelo simples angariar de números a qualquer custo e se silenciam perante este tipo de situações, pensem pelo menos nos que estão a educar, pode ser que pelo menos eles desenvolvam alguma consciência. O vazio de espírito não tem cura, infelizmente existe em todas as actividades.

À moderação do fórum: no fórum discute-se geocaching e todos os seus problemas associados. Se por algum motivo não segui esta regra peço desculpa pelo sucedido e se for informado apaguarei os posts onde quebrei as regras.

Reforço que nada tenho contra o owner desta cache.

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 17:38
por MAntunes
Um destes dias fui convidado a ir lá ver essa cache por um outro geocacher que a visitou e ficou escandalizado com o que viu. Referiu também que tinha enviado mails ao owner desta cache mas recebia mensagens de erro no endereço. Como necessitava da opinião de um geocacher da 'geração' dele para confirmar o motivo do seu escândalo., contactou-me. Eu escusei-me porque ando pouco activo no geocaching (3 caches em Janeiro, sendo uma apenas um pequena ajuda na identificação do local de colocação e o acompanhar da mesma) e tenho tido imenso trabalho com outros projectos pessoais. Mas, indiquei o nome de outro geocacher da mesma geração, mais activo que eu nos últimos meses e que vive na região.

Por isso não posso posso opinar efectivamente sobre o que terá sido feito para esconder a cache, excepto de que se se anda a agredir a natureza para se esnconder caches, então qualquer dia temos mesmo problemas com as autoridades.

Mas no entanto, penso o seguinte;

- Ninguém se deve destituir das suas obrigações de pensar e agir de acordo com a sua consciência. Assim, se os que lá foram, encontraram a cache e não denunciaram a situação é porque agiram de acordo com a sua consciência. Aceitemos ou não, é a consciência de cada um. Já foi imensamente escrito nestes foruns de que cada um vive o 'seu' geocaching como bem entende e é livre disso, desde que não ponha em causa a liberdade dos outros.

- Se alguém visita uma cache e entende que ela viola as guidelines do geocaching e viola a sua consciência, deve assumir as suas convicções e pedir a manutenção ou arquivamento da mesma indicando as razões sem revelar pormenores sobre a maneira como está escondida - até pode ser que o reviewer não concorde. Por exemplo, poderá, simplesmente, escrever que "a natureza foi agredida para acomodar o container" e depois dá pormenores apenas ao reviewer e ao owner se forem pedidos.

- O Geocaching é (também) um jogo e ao estarmos aqui a descrever a maneira como uma cache está escondida, estamos a desvirtuar essa componente, uma vez que estamos a revelar spoilers. Eu, autor ou dono de uma cache, não gostaria de ver escrito num forum público a maneira como as minhas caches estão escondidas.

- O Eduardo papaleguas terá lá ido - acredito que sim - e resolveu assumir as suas convicções e usar as ferramentas que o site geocaching.com coloca à disposição. Tudo bem. Não tem que pedir desculpa por um acto que é permitido de acordo com as guidelines. O reviewer certamente ajuizará se foi com razão ou não. E, tal como referiu, irá explicar ao owner porque o fez. Não sei se o mail já funcionamas poderá tentar pelas PMs deste site ou pelo email indicado no post que o owner fez no início deste tópico.

- Por fim, estes foruns são para servir a comunidade geocaching em geral e não vejo motivo para se pedir desculpa por se discutir aqui assuntos relacionados com o geocaching.

(esta é uma opinião pessoal)

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 17:47
por papaleguas
Atendendo ao Post do Mantunes, retirarei de todos os meus posts as referencias a como a cache está escondida se bem que sem estas referências não se percebe o problema.

Quanto ao pedido de desculpa ao owner: vem em função de não o conhecer e porque, como já aconteceu em várias situações, se personalizaram as coisas.

Espero pelo retorno de uma mensagem de erro, caso contrário utilizarei as PM do fórum para o contactar.

Aproveito para informar que na própria página da cache já alguém referiu o "spoiler" manifestando também a sua perplexidade..

Eduardo

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 19:51
por truta
Tenho acompanhado esta situação porque fui contactado no sentido de dar uma opinião sobre o que se estava a passar com a cache. Não a fiz mas fiquei a perceber do que se tratava ainda antes dos spoilers que surgiram nos dois últimos dias.

Entretanto, hoje por curiosidade fui ver o perfil do owner e descobri que é um colega meu! Ele já se inscreveu há uns meses mas eu não fazia ideia de que ele era geocacher e muito menos que era o owner desta cache "polémica". O mundo é mesmo pequeno!

Mas vamos ao que "interessa": já falei com ele e como é raro ele participar no fórum adianto-me no esclarecimento de algumas coisas.

- De facto a forma como a cache foi escondida deveu-se a inexperiência e desconhecimento de que era contra uma das regras. A consciência ambiental de cada um é diferente e ele achou que não estava a fazer "mal" atendendo à escala do que fez (estou a evitar os spoilers...).

- Por outro lado, o que inicialmente me admirou mais - a aparente indiferença de geocachers mais experientes que fizeram a cache - acabou por não se confirmar porque apesar de nos logs não o referirem, houve algumas pessoas que enviaram mails ao owner a chamar a atenção para o que ele fez à árvore.

- O owner também não ficou indiferente. Entretanto removeu as referências ao geocaching no contentor (embora haja etiquetas nos logs) mas por enquanto decidiu manter a cache porque já não há como remediar o que está feito.

- Aproveitando para esclarecer mais uma questão, ao contrário do que chegou a ser dito, esta cache não abre nenhum precedente porque uma das regras diz precisamente que nenhuma cache pode servir de precedente para a aprovação de outra.


Dando a minha opinião sobre o caso, eu não faria o mesmo, não sei se pedia o arquivamento até porque ainda não vi a cache, mas deixaria uma chamada de atenção no log. Quanto à opção do Eduardo, respeito-a e entendo-a perfeitamente.

Também espero que esta discussão não se foque demasiado na causa ambiental porque há quem a defendesse com unhas e dentes e depois acabou a trabalhar numa pedreira / cimenteira / co-incineradora. :evil:
Não aprovo a "modificação" de uma árvore mas será muito mais prejudicial para o ambiente as toneladas de CO2 libertadas pelos nossos carros nas deslocações às caches, ou os percursos a pé em que por muito cuidado que se tenha acabamos sempre por pisar algumas plantas.

Finalmente, não é por ele ser meu colega, mas há que referir uma virtude de quem começou há pouco tempo que é a de ter tentado fazer algo diferente.
O que esta cache tem de positivo deve servir também para as pessoas meditarem. Estando Portugal a caminho das 4 mil caches, e havendo já caches em quase todos os principais monumentos ou belezas naturais, é bom que se inove nos contentores.
Senão, com o aumento do aparecimento de caches em locais "comuns", que não passam de simples tupperwares, a monotonia e a redução da probabilidade de encontrar boas caches começam a tornar-se uma ameaça.

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 22:11
por papaleguas
Bem, Impera a necessidade de um esclarecimento mais "alongado" sobre o assunto.

Agora que o mal está feito, está feito e não há de facto a necessidade de dissertar sobre o impacto ambiental de uma cache destas nem pedir cabeças (em nenhum post o pedi e como referi várias vezes não conheço o owner e tal como pensava foi de facto algo ligado à sua inexperiência). Há coisas mais complicadas do ponto de vista ambiental, mas nenhuma delas tem lugar no geocaching independentemente das nossas convicções pessoais.
Lembrem-se que nisto andam miudos...

Sobre a cache: Mantenho o pedido de arquivamento porque esta discussão no fórum está arredada de grande parte da comunidade. Não pelo owner da cache, e reconheço a mestria da camuflagem desta cache, que assume o seu erro, mas porque (embora o Truta o refira e muito bem que não abre precedentes) pode dar origem a ideias parecidas. Agora não concordo de forma alguma noutro tipo de "castigo" tipo encerrar contas, colocar de parte e por aí fora porque acho que as pessoas aprendem e evoluem e acredito que no caso deste teu colega será esse o ponto até porque nesta altura recebi um mail que te digo já sem qualquer sombra de dúvidas, foi dos mais educados que recebi em questões que levantam polémicas.

Agora respondendo ao Truta directamente: Compreendo tudo o que referes e sabes perfeitamente que de fundamentalista não tenho nada, mas choca-me que algumas pessoas tenham assobiado para o lado nesta cache... não posso deixar de o reforçar ainda mais quando por causa de muros, jardins e outras batalhas desse género andaram aqui no fórum a criar tópicos a bater no ceguinho. Sei qua algumas pessoas contactaram o owner, mas também tenho a certeza que não foi nenhuma destas. Até porque a maioria das pessoas com quem falei sobre este assunto ponderaram muito bem a forma de abordagem justamente por ser um elemento novo e como tal termos alguma responsabilidade em o orientar.

A questão ambiental desta cache como podes ver relega para segundo plano os actos do owner per si mas sim a falsa colectividade que existe nesta actividade.

Não se trata só de consciência ecológica mas sim da possibilidade de outros seguirem este caminho. E nisto o fórum não tem alcance. Por isso o pedido de arquivamento (eu em quase tudo o que faço reflicto nas consequências...e geralmente documento-me antes de abrir a boca)

A todos os que leram estas linhas todas sobre o assunto...a parte de quem cala consente teve obviamente maior relevo para mim (e outros que comigo partilharam esta questão) do que própriamente o acto isolado de uma pessoa sem experiência...E sabem que defendo sempre os novatos. O tanyne, embora seja o "mestre" da cache é novato e penso que agradeceria uma critica atempada.
Aliás, amargamente verifico que não se têm estas reservas para nas listings de outros deitarem trabalhos abaixo por causa de questões de caca sem qualquer razão.


E de facto em offtopic parece que estou chateado... mas não estou eu ando nisto para me divertir, mas não é por isso que deixo o cérebro em casa quando vou cachar.


Eduardo

MensagemEnviado: quarta fev 04, 2009 22:52
por ajsa
Não sei de que árvore estão a falar, mas em jeito de tranquilização apesar de não aprovar o acto, antes pelo contrário, o colega sem saber talvez ajudou um pouco a árvore, ou não.

Uma das técnicas utilizadas para economizar água e incrementar a absorção de nutrientes é a poda radicular que estimula o desenvolvimento de raízes mais finas que são as metabolicamente mais activas. O principal efeito desta técnica é a redução do crescimento vegetativo com a consequente transferência dos hidratos de carbono para os gomos florais que reduzem o seu abrutamento e o consequente equilíbrio vegetal.

É claro que isto é feito, tal como no nosso organismo, em condições “quase cirúrgicas”. Não qualquer raiz e a desinfecção imediata é fundamental sob pena de desenvolvimento de doenças provocadas por fungos como a cárie ou casos mais graves como a verticilose que em algumas plantas condena-a à morte.

Se for uma borracheira, o perigo não será muito grande devido à sua capacidade natural de auto cicatrização, mas noutra árvore poderá ser bem diferente pelo que será boa prática não cometer actos idênticos.
Julgo que o fundamental é mesmo respeitar o ambiente, os ecossistemas e tomar consciência que pequenos gestos podem originar grandes causas.

MensagemEnviado: quinta fev 05, 2009 00:25
por papaleguas
Dando resposta à reflexão do owner e para que a cache não seja arquivada e possa retirar aquele container e mudar as coordenadas, retirei o pedido de arquivamento da cache.

Ao owner só posso agradecer pela cordialidade com que nos respondeu e pela compreensão. O geocaching fica a ganhar com este tipo de atitude.

Eduardo Fernandes