• Anúncios

? NonSense Cache

Projectos para caches, partilha de ideias, anúncios de novas caches e esclarecimento de dúvidas sobre assuntos relacionados

Moderador: Moderadores

Mensagempor alieri » segunda nov 17, 2008 11:27

vsergio - não é isso que estás pensar :D

guesswho - Não leves estas coisas a peito.
A malta critica porque gosta disto e tem um ideal de como "deveria ser", sempre no respeito das regras e dos outros jogadores.
Se o tom das palavras parece agressivo, lembra-te que isto é comunicação escrita, há sempre algo que se perde algures entre o cérebro e o teclado. Ninguém (eu não) pretende ofender ou insultar.
Quero dizer, se estivéssemos todos a falar cara a cara, seria uma amena cavaqueira. A não ser que sejas a ministra da Educação e haja aqui alunos ou profs... :)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Guess?who » segunda nov 17, 2008 11:32

SUp3rFM Escreveu:A justificação para a criação desta cache(?) é, desculpa-me a sinceridade, patética.

Tomar como exemplo o que de mau se faz para se criar algo é... patético.

Mas voltando à questão de haver caches más, na tua opinião. Ninguém é obrigado a logar uma cache quer no local, quer online. Diria mesmo que essa é a melhor forma de "protestar" contra uma cache má.

O facto de haver owners que deixem logar o que quer que seja nas suas caches, não reunindo para isso as condições essenciais para ser owner (leiam as guidelines sobre isso), não abre um precedente para se criar uma cache "à balda". Venha que vier, de onde vier, marque um found online e pronto.

Eu suponho que para a criação desta cache(?) tenhas tomado como exemplos os founds que fizeste no Pólo Norte, no Brasil, na Alemanha, em Macau, etc, ou seja, nestas caches:

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 2e66f3fb3c

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... aeb64c6f23

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... d5c75e2992

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 7f5e3d5da0

Entre outras.

O que é curioso nestes exemplos que citei, todos encontrados por este owner, e por outros geocachers portugueses, é que em muitas delas pede-se algo para confirmar o found. Quer uma visita no local, quer um outro desafio qualquer.

Vou partir do princípio que o Guess?Who cumpriu o que era pedido.

Não quero acreditar que logou um found só porque o owner é desatento... ou está ausente do geocaching.

Algumas destas caches não são as típicas armchair caches. São sim, caches abandonadas pelos owners e aproveitadas por quem quer ter mais um found online.

Mas eis algumas dicas para aumentar a vossa contabilidade:

- Façam logs online nas caches online.
- Façam vários founds nas vossas caches. Por exemplo, façam um found cada vez que fizeram manutenção. Ou, em alternativa, na primeira quarta-feira de cada semana, vá.
- Procurem caches arquivadas e façam founds. Escolham aquelas que pertencem a owners que estão ausentes.
- De preferência, façam os logs a partir de uma fotocopiadora. Assim, cada found que fizerem saí pelo menos uma cópia. Logo, um só esforço, dois founds!

Sup3rFM... Se te deixa mais feliz, fiz questão de apagar todos os meus logs de caches deste genero... No hard feelings
Guess?who
Micro

Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Mensagempor SUp3rFM » segunda nov 17, 2008 11:33

Guess?who Escreveu:
Sup3rFM... Se te deixa mais feliz, fiz questão de apagar todos os meus logs de caches deste genero... No hard feelings

Então? Consciência pesada?
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Guess?who » segunda nov 17, 2008 11:40

SUp3rFM Escreveu:
Guess?who Escreveu:

Então? Consciência pesada?

Não!
Apenas não quero chatear ninguem...

Pelo visto, ficaste incomodado , comigo e com a "NonSense".
Como não é isso que quero...Apaguei os meus logs ...Sem qualquer problema...
Guess?who
Micro

Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Mensagempor vsergio » segunda nov 17, 2008 11:58

Continua a ser patético... se calhar mais
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor truta » segunda nov 17, 2008 12:18

SUp3rFM Escreveu: (..) São sim, caches abandonadas pelos owners e aproveitadas por quem quer ter mais um found online.

A isto eu chamo Nonsense Geocaching.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor vsergio » segunda nov 17, 2008 12:39

Pronto, só o enganam à primeira! Ao Garri....
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Lima_Paço » segunda nov 17, 2008 12:42

Guess?who Escreveu:...

Peço desculpa de me estar a meter aonde não sou chamado, mas vou meter a minha colherada.

Acho que agora é que "borraste a pintura" uma coisa é gostarem da tua cache, ou não (quem gosta faz, quem não gosta não faz), outra coisa é apagares os logs das virtuais/mistério que fizeste por esse mundo fora (ninguém tem nada com isso, tu achaste que as devias ter feito e fizeste, os outros podem concordar ou não, mais nada).
Eu no mês de Agosto fiz umas 100 caches dessas (para me ajudar a esquecer que estava fechado num escritório, sem trabalho e sem subsídio de férias), algumas deram-me uma luta do caraças, cheguei a criar uma bookmark (Caches de Sofá) na qual de vez em quando um owner alemão me pede para acrescentar outra cache sua (não fiz mais nenhuma, mas acrescento à mesma). Em Setembro quando o puto Alpha_Paço (13 anos) voltou do Algarve com os avós contei-lhe, e ele disse-me que isso não valia, era batota e não tinha nada a ver com o Geocaching. Tudo bem, acabei por concordar com ele, até há poucos dias, no off-topic "Vamos rezar" coloquei isto (deu-me gozo fazê-lo e admiti o meu "erro", brinquei com o meu próprio "pecado"), mas apagar os logs que fiz é que não apago.
Eu em parte até concordo com o Sup3rFM, mas não é por isso que vamos começar para aí a apagar logs, só porque há outros geocachers que não concordam com as caches de sofá. Eu não faço mais, mas as que estão feitas, feitas ficam e até pode ser que um dia tenha a sorte de passar por um desses sítios e até saco uma foto e ponho uma nota (não um found) a mostrar que lá estive.

Desculpem lá o discurso, mas apeteceu-me... :wink:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor SUp3rFM » segunda nov 17, 2008 12:57

Deixa-me só clarificar a minha posição.

Não gosto de armchair caches. E, por esse motivo, não as faço. Fiz locationless há uns tempos atrás, e foram poucas. Mas isso não vem ao caso.

O que importa clarificar é que muitas das armchair caches estão de acordo com as guidelines vigentes no geocaching.com na altura. Logo, estão OK. Não há enganos, nem segundas leituras. Os reviewers conhecem-nas há anos e não há oposição objectiva às mesmas.

Sobre esse assunto dei a minha opinião aqui
SUp3rFM Escreveu:
Team CRL_2351 Escreveu:Claro que existem caches (em especial as virtuais) que podemos conseguir "logar" no sofá, mas... teremos mesmo correspondido ao espírito com que a cache foi criada? :roll:

Sim. Correspondemos. A figura deste tipo de caches surgiu há alguns anos atrás e actualmente são impossíveis de serem criadas.

Foram criadas com aquele espírito, pelos menos a couch potato caches.

Podem é não corresponder ao nosso entendimento do que é (ou do que deve ser) o geocaching. Se estão online e activas, e se o método para reclamar um found é precisamente fazê-lo de casa, então tudo bem.

O porreiro disto tudo é nós sermos responsáveis pelos actos que fazemos. :-)

Quanto às listas, existem diversos users com bookmark lists de "Couch Potato Caches" ou "Armchair Caches", etc.

Li há uns tempos uma pessoa que sofreu um acidente a fazer geocaching, ficou sem mobilidade, presa à cama durante dois meses. A única forma de continuar a fazer geocaching foi através das "Couch Caches". Pode ser criticável, mas se estão publicadas, qualquer um as pode fazer.

Exemplo:
http://www.geocaching.com/bookmarks/def ... ptTypeID=2

Cada um é responsável pelos seus actos. Para o bem e para o mal.

Eu posso é não gostar de ver regras quebradas de forma intencional. Por isso, cada um utiliza os meios que tem ao seu dispôr. Se eu colocar uma cache num sítio perigoso, se for descuidado, etc, contarei certamente com a ajuda da comunidade para resolver o caso. Para o bem ou para o mal.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor truta » segunda nov 17, 2008 13:02

Lima_Paço Escreveu:outra coisa é apagares os logs das virtuais/mistério que fizeste por esse mundo fora (ninguém tem nada com isso, (..)

Não posso concordar com isto de forma nenhuma. Ninguém tem nada a ver com isso???
Um log numa cache é um sinal do estado de saúde da cache. Se alguém fez um Found é porque ela supostamente está lá. Um Not Found significa que a cache pode lá não estar e é um "aviso" quer para o owner, quer para os próximos visitantes.
Fazer logs falsos para mim é uma brincadeira de mau gosto e uma falta de respeito para com os outros geocachers.
Mesmo uma cache num local remoto e "abandonada" pode continuar activa e ser encontrada.

Quem mesmo assim acha que as regras do geocaching é coisa que não é importante respeitar e quiser divertir-se a procurar caches "abandonadas" pelo menos "digne-se" a escrever uma note do tipo "já estive aqui" em vez de fazer um found.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor the_ateam » segunda nov 17, 2008 13:14

Pronto Pronto... já conseguiram que se arquivasse a cache...

Agora o owner devia era apagar todos os founds, ao menos ninguém se fica a rir! Se bem que o reviewer não a bloqueou e pode-se continuar a fazer found.

A minha opinião sobre o assunto: só a faz quem quer. Não me choca o facto de ir contra regras, de existir ou não um logbook no meio do lixo, whatever. Fico mais chocado que seja arquivada esta cache e não outras tantas que por aí andam em que os owners não se logam à dois ou tres anos e ali andam desaparecidas. Ou ainda outras que estao a 100m do ponto zero, ou em locais sem sinal, ou ...
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor Lima_Paço » segunda nov 17, 2008 14:23

truta Escreveu:...
Um log numa cache é um sinal do estado de saúde da cache. Se alguém fez um Found é porque ela supostamente está lá. Um Not Found significa que a cache pode lá não estar e é um "aviso" quer para o owner, quer para os próximos visitantes.
Fazer logs falsos para mim é uma brincadeira de mau gosto e uma falta de respeito para com os outros geocachers.
Mesmo uma cache num local remoto e "abandonada" pode continuar activa e ser encontrada.

Mas quem é que falou em fazer logs falsos (se te deres ao trabalho de ler os meus logs nessas caches, apenas agradeço o facto de me dar a conhecer aquele lugar, o que não é mentira de maneira nenhuma e em algumas mando cumprimentos de Portugal)?
Também te/vos posso dizer que fiz um found em pelo menos 2 caches, enviei a resposta, recebi autorização para logar e posteriormente recebi uma mensagem oficial de log apagado e uma mensagem pessoal do owner, limitei-me a responder a perguntar o porquê de tal situação, expliquei os meus motivos (os mesmos de que vos falei atrás) e ambos os geocachers voltaram a dar-me autorização para logar. Isto prova de que as caches não estão abandonadas.
Todas as caches a que me refiro não têm logbook, nem tão pouco pedem (algumas posteriormente passaram a pedir) uma foto ou outra coisa qualquer que prove a presença física no local. Se através da net, enciclopédias, guias de viagem ou outra coisa qualquer, encontras a resposta à(s) pergunta(s) que te é(são) feita(s), pessoalmente não fico escandalizado se se fizer o "Found" dessa cache.
De qualquer maneira, como disse atrás, fiz o que fiz num determinado período da minha vida, está feito, não me arrependo, mas não tenho tensão de o voltar a fazer. :wink:
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Lima_Paço
Extra Large

Mensagempor strangedays » segunda nov 17, 2008 14:25

Ninguém pediu a minha opinião mas vou dá-la à mesma :roll: !
Se a cache não preenche os requisitos que seja arquivada.
Se preenche, só lá vai ou loga quem achar que o deve fazer.
Tudo o resto é acessório e apenas servirá para ferir (ligeiramente ou não) algumas susceptibilidades.
Quem é que nunca errou ?
Quem é que fez algo com as melhores intenções e mais tarde verificou que o efeito não foi o desejado ?
Atire a primeira pedra p.f.
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor papaleguas » segunda nov 17, 2008 14:38

As opiniões mudam-se. As atitudes é um pouco mais complicado.

Percebi o porque desta cache, mas não tinha percebido que existia de facto um container... Sendo assim o que difere de eu deixar logar toda a gente que não vai às minhas caches?

O Hugo esqueceu um pormenor... há caches que têm sido logadas e que são virtuais, que têm como objectivo levar as pessoas ao local. Irem mesmo lá e depois escreverem algo.
Até aqui já se subverteram algumas regras já que há logs de pessoal que nunca lá esteve e loga à mesma. ( a de Belém tem montes de casos desses)
Será grave que algumas atitudes destas prevaleçam já que outras também se dissiminaram na actividade (as dicas explicitas de "está ali pá" (ao telefone), coordenadas finais de multis, enigmas, etc.) e não foram elas também repudiadas com tanta força como como esta cache? Aliás, só falta existir um clube de amigos de algumas personagens destas já que "ajudaram" muitas equipas a atingir um número considerável de founds.

Qual a mensagem a tirar de tudo isto?

A cache já serviu pelo menos para despertar uma discussão que cada vez mais vai tomando forma:

- O que é fazer geocachig actualmente?

Após reflexão também tirei o meu log desta cache, mas penso que todos os subscritores desta tread terão matéria para uma reflexão mais alargada sobre o geocacing actual. No inicio concordei com a existência da cache, mas após saber o real fundamento da cache concordo com o seu arquivamento.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Lima_Paço » segunda nov 17, 2008 14:57

papaleguas Escreveu:...
Percebi o porque desta cache, mas não tinha percebido que existia de facto um container... Sendo assim o que difere de eu deixar logar toda a gente que não vai às minhas caches? ...

:oops: Quem me manda a mim meter nas conversas dos outros. :oops:
Claro que concordo que se a cache tem container, é óbvio que não pode ser logada sem ser presencialmente.
Lima_Paço
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Novas Caches

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes