• Anúncios

Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor amado88 » terça fev 26, 2013 20:50

eu sou novo no geocaching e ando à caçada com um telemovel, mas quando vou para montanhas ele se descontrola... penso que è da pressão das montanhas... eu vivo na parte mais montanhosa da Suiça...
qual de estes dois me recomendão?
ou se alguem conhece um melhor pode dar a sua opnião mas que nao fuja muito do preço de estes...
amado88
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: terça fev 26, 2013 20:38

Re: Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 26, 2013 23:19

Queres explicar melhor o que queres dizer com "ele se descontrola"? O que acontece exactamente?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor amado88 » terça fev 26, 2013 23:28

fica com uma precisão de 60metro e tipo quando me faltam uns 100metros ate á cache eu continuo a andar e a bussola começa me a manadar para o lado oposto da cache e depois ja faltao 500metros... coisas assim... apartir de uma altitude de mais o menos 800 metros começa a fazer isso... tentei varias caches nessa montanha e nao da...
amado88
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: terça fev 26, 2013 20:38

Re: Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor amado88 » terça fev 26, 2013 23:29

lynxpardinus Escreveu:Queres explicar melhor o que queres dizer com "ele se descontrola"? O que acontece exactamente?

fica com uma precisão de 60metro e tipo quando me faltam uns 100metros ate á cache eu continuo a andar e a bussola começa me a manadar para o lado oposto da cache e depois ja faltao 500metros... coisas assim... apartir de uma altitude de mais o menos 800 metros começa a fazer isso... tentei varias caches nessa montanha e nao da...
amado88
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: terça fev 26, 2013 20:38

Re: Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor alieri » quarta fev 27, 2013 19:11

Olá
Eu tenho o Dakota 20 e estou muito contente com ele.
Quanto ao telemóvel e o 'descontrolo' da bússola, estava aqui a pensar se podem estar a acontecer 2 coisas:
1 - na zona onde andas o sinal GPS não é muito bom porque tens as montanhas a tapar parte do sinal. Experimenta usar o GPS numa zona mais afastada das montanhas e ver se ele se porta melhor.
2 - O teu aparelho tem o Static Navigation ligado (ou desligado). Esta função é usada nos GPS "de carro". Ora os carros movem-se sempre mais depressa do que os peões, portanto o GPS só sabe que já não está no mesmo sitio quando tu, a pé e andando devagar, te mexes uns 30 ou 40 metros em certa direcção. Nessa altura o GPS percebe que está noutro local e só então calcula a distância até à cache. Daí te dar distâncias tão diferentes.

Lembrei-me de uma terceira hipótese, que é a possibilidade de o GPS do teu telemóvel não ser um GPS que recebe sinal dos satélites, mas antes recebe-o das antenas da rede do teu operador.

Além disto, deves ter noção que uma coisa é a precisão do sinal, outra coisa é a distância até à cache, e uma coisa não deve ser confundida com a outra.

Qual é o telemóvel e o software que estás a usar?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor amado88 » quinta fev 28, 2013 01:23

alieri Escreveu:Olá
Eu tenho o Dakota 20 e estou muito contente com ele.
Quanto ao telemóvel e o 'descontrolo' da bússola, estava aqui a pensar se podem estar a acontecer 2 coisas:
1 - na zona onde andas o sinal GPS não é muito bom porque tens as montanhas a tapar parte do sinal. Experimenta usar o GPS numa zona mais afastada das montanhas e ver se ele se porta melhor.
2 - O teu aparelho tem o Static Navigation ligado (ou desligado). Esta função é usada nos GPS "de carro". Ora os carros movem-se sempre mais depressa do que os peões, portanto o GPS só sabe que já não está no mesmo sitio quando tu, a pé e andando devagar, te mexes uns 30 ou 40 metros em certa direcção. Nessa altura o GPS percebe que está noutro local e só então calcula a distância até à cache. Daí te dar distâncias tão diferentes.

Lembrei-me de uma terceira hipótese, que é a possibilidade de o GPS do teu telemóvel não ser um GPS que recebe sinal dos satélites, mas antes recebe-o das antenas da rede do teu operador.

Além disto, deves ter noção que uma coisa é a precisão do sinal, outra coisa é a distância até à cache, e uma coisa não deve ser confundida com a outra.

Qual é o telemóvel e o software que estás a usar?

o meu telemovel é o Sony Xperia U software android 4.0.4
amado88
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: terça fev 26, 2013 20:38

Re: Help!!! Dakota 20 ou Oregon 550?

Mensagempor MightyReek » quinta fev 28, 2013 14:56

amado88 Escreveu:qual de estes dois me recomendão?
ou se alguem conhece um melhor pode dar a sua opnião mas que nao fuja muito do preço de estes...


Se podes comprar um Oregon 550, não compres nenhum outro.
Esse está no topo da "cadeia alimentar". Apenas o 550T o supera, mas apenas porque vem com mapas topográficos incluídos (podem ser adicionados ao 550 mas adquiridos à parte, a não ser que encontres mapas freeware), e para uma região assim montanhosa os mapas Topo são uma mais-valia.

Preocupa-me que os coloques no mesmo patamar de preços.
Ou o Oregon está muito barato ou o Dakota extremamente caro. Por norma o Oregon é cerca de 100€ mais caro.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

cron