• Anúncios

Bússola electrónica

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Bússola electrónica

Mensagempor Nuno SS » domingo dez 30, 2012 23:40

Boas,
Sou novo nestas andanças e como tal tenho tentado obter o maior número possível de informações sobre o gps a adquirir e entre muitas outras dúvidas que fui esclarecendo estou com uma que me continua a fazer muita confusão…

Afinal a bússola electrónica num gps para geocaching é ou não fundamental??

Falei com um Amigo meu que tem um legend hcx (sem bússola electrónica) e que me diz que "se guia" pela bússola... :?
Mas se este gps não tem bússola electrónica, quer dizer que tem uma bússola "normal"…?

Reparei também que muitos membros deste fórum com conhecimento e bastante prática em geocaching utilizam gps sem a tal bússola electrónica.
Se vcs fazem geocaching com regularidade porque não optaram ainda por equipamentos com bússola electrónica?

Todas estas minhas questões em torno da bússola electrónica colocam-se porque tive o cuidado de ligar para uma conhecida casa da especialidade que já vendeu vários equipamentos a membros deste fórum, e após uma breve apresentação e de ter dito que procurava um gps "baratinho" para geocaching foi-me dito de imediato que um gps sem tal capacidade era à partida um mau investimento porque se eu deixar de andar enquanto estou a procurar uma cache o gps fica "baralhado" e pode-me mandar para um local errado…!
Será mesmo assim??

Precisava mesmo da vossa ajuda nesta questão de forma a tomar uma decisão quanto à compra de um gps... :oops:

Posso adiantar que inicialmente a ideia era um etrex 10 (mas já está fora de questão), depois um etrex 20 que me parece bastante mais completo (apesar de ser bastante mais caro), e posteriormente foi-me aconselhado um dakota 10 (que até é dos meus favoritos). Depois ainda coloco a hipótese de um legend hcx ou melhor ainda, um vista hcx que já tem tudo o que é preciso.

Ajudem-me... :shock:
Cumprimentos,
Nuno SS
Nuno SS
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: quinta dez 27, 2012 17:55

Re: Bússola electrónica

Mensagempor MAntunes » domingo dez 30, 2012 23:54

A bussola electrónica ajuda mas não é essencial. Aliás, os verdadeiros Pioneiros do Geocaching praticaram-no sem que ainda existisse essa modernice, que agora já tem uns anos.

É verdade que um GPSr sem bussola electronica necessita que se esteja em movimento para apontar de forma consistente para o local indicado no waypoint activo (a cache, vulgarmente). A Empresa que disse isso está, legitimamente, a tentar vender o mais caro.

Assim, um GPSr básico, sem bussola electronica é suficiente para a prática do geocaching e existem técnicas para contornar a falta da bussola electronica. As técnicas, que se baseiam em manter o movimento, estão descritas nesta parte da nossa GeoWiki/Ajuda.

Boas leituras e boas decisões quanto à escolha do equipamento!
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Bússola electrónica

Mensagempor alieri » segunda dez 31, 2012 00:36

Num GPS com bússola eletrónica, se estiveres parado e o rodares horizontalmente, a bússola gira apontando sempre o norte (como uma bússola normal).
Num GPS sem essa função, tens que te movimentar uns passos para um lado ou para outro para o aparelho atualizar essa informação.

Diria que não é uma função relevante para praticares geocaching, pois para encontrares a cache terás que fazer isso frequentemente.

O que precisas mesmo é de uma seta a apontar a direcção da cache e quantos metros faltam para lhe chegares, e preferencialmente que possas transferir as caches do computador para o GPS através de um cabo.

Se o GPS tira cafés e dá previsões para o euromilhões, é algo que pode dar jeito, mas como vês não é fundamental :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Bússola electrónica

Mensagempor Nuno SS » segunda dez 31, 2012 09:05

Viva companheiros!
Antes de mais muito obrigado pelas vossas dicas que já me deixaram bastante mais descansado e conhecedor.

De facto temos de ter algum cuidado na altura de comprar um equipamento deste género porque uma informação mal passada pode levar a tomarmos uma direcção de compra errada ou no mínimo desadequada às nossas necessidades.

Depois disto acho que posso seguir a minha "inclinação" por um dakota 10 novo e com garantia em detrimento de um outro modelo usado e com bastante tempo no mercado por pouco menos.

Já agora mais uma questão: ao comprar um dakota 10 preciso de lhe introduzir um mapa, o que me aconselham a escolher (sei que quase todos usam um gratuito e legal) e onde o posso ir buscar?

Uma vez mais obrigado pela vossa ajuda...;)
Cumprimentos,
Nuno SS
Nuno SS
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: quinta dez 27, 2012 17:55

Bússola electrónica

Mensagempor alieri » segunda dez 31, 2012 10:23

Deves estar a falar do topolusitania (usa o Google, dás logo com ele).
Saca a versão para sd card (sim, o dakota10 não tem), e segue as instruções do mesmo site.

Sent from my BlackBerry 9220 using Tapatalk
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Bússola electrónica

Mensagempor Nuno SS » segunda dez 31, 2012 11:37

Sim, era mesmo isso...!

Caso compre o dakota 10 consigo colocar na sua memória interna o mapa necessário e ficar ainda com espaço para o restante?
Cumprimentos,
Nuno SS
Nuno SS
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: quinta dez 27, 2012 17:55

Re: Bússola electrónica

Mensagempor alieri » segunda dez 31, 2012 11:44

não posso confirmar. Aliás, o meu post anterior tens que confirmar se é compativel com o Dakota10, talvez falando com alguém que tenha um.
Tenta colocar a pergunta nalgum grupo de geocaching no facebook ou ir a um evento de geocaching perto de ti
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron