Página 1 de 1

GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: sexta set 21, 2012 09:54
por TreasureHunterPt
Olá pessoal.


Como referi na apresentação, só dei com o GC há dois dias e uso um smartphone, mas rapidamente me surgiu uma questão para a qual não tenho resposta, e que gostava de ouvir outras opiniões.

Tendo em conta que, por exemplo, o programa da própria Geocaching.com tem tanta informação, como hints, fotos, etc, não será já por si spoiler para a cache? :??
A questão é, até que ponto um GPS tradicional (entenda-se, por exemplo, um garmin gpsmap60 ou superior, mesmo os topos de gama) não torna a procura mais dentro do que se espera no Geocaching?
Até que ponto é que um smartphone não é como doping para o Geocaching? [xx(]

Vejo no smartphone a grande vantagem de poder ir para qualquer lado e carregar as caches mais próximas, sem precisar de um computador, por exemplo.

Se quiserem, acrescentem na resposta os prós e contras de cada um dos dispositivos. Como nunca usei nenhum tradicional, vai ser uma ajuda de certeza.
Estou curioso para ver os prós de um tradicional. :mrgreen:

Prós e Contras de Smartphone.
Prós:
- Bom para iniciação, uma vez que tendo um, basta arranjar o programa e começa-se o Geocaching a custo 0;
- Facilidade de utilização para iniciados, é user friendly (tal como eu :mrgreen: )
- Não ser necessário computador para carregar caches.

Contras:
- Possivel cache spoiler;
- Numa jornada longa, a bateria vai ao ar rapidamente, o que pode fazer com que numa emergência não seja fácil;
- Resistência do smartphone e capacidade para condições adversas ou mar, ainda que com caixa própria;
- Precisão do GPS do smartphone?! :??


Prós e Contas do GPS tradicional.
Prós:

- Tornar a experiência mais dentro do que se espera de Geocaching;
- Resistência do equipamento;
- Duração da bateria;
- Precisão?!

Contras:
- Investimento dedicado;
- Pode necessitar alguns conhecimentos deste tipo de equipamento;
- aaaaaaah.... não tem jogos; :mrgreen:


Como disse, é tudo novidade para mim, por isso alguns prós e contras, podem não fazer total sentido.
Tal como o da precisão e facilidade de utilização. Gostava de ouvir a vossa opinião. [:D]

Re: GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: sexta set 21, 2012 10:03
por rifkinda
Eu prefiro um GPS à parte. Essencialment por serem mais resistentes, aguentarem com chuva e pela duração da bateria.
Imagina uma situação, longe de tudo, e o telemóvel com GPS morre, por algum motivo (bateria, porque caiu ao chão, etc... ). Ficas sem GPS, mas também ficas sem telemóvel para tentares contactar alguém que te possa vir ajudar.

Re: GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: sexta set 21, 2012 12:34
por hfilipe
A hint e a spoiler são uma falsa questão. Só as vês se quiseres e quando quiseres!
Há muitos geocachers que só se socorrem delas depois de algum tempo de procura.
E muitos GPSs dedicados também já permitem ter-lhes acesso.

Re: GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: sábado set 22, 2012 10:57
por lynxpardinus
Acho que a questão é falsa - não considero a utilização de smartphones como "doping". É apenas outro instrumento de busca. E, na minha opinião, nem é necessariamente o melhor.

A verdade é que os smartphones não conseguem competir com os GPS "a sério" em termos de precisão e fiabilidade do sinal. E que nunca se deve confiar num smartphone quando vais para o "mato" - a bateria esgota-se muito mais rapidamente e é muito frágil. Se fores fazer geocaching para fora da "bolha" que é a cidade, é obrigatório levares um GPS de outdoor.

P.S- Não têm jogos? Claro que têm! De vez em quando, faço jogos de azimutes no meu, como treino! Não dá é para ficares sentado a jogar...

Re: GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: domingo Oct 07, 2012 11:23
por biscas
Comecei mais a sério com um samrtphone, pois o custo ligado ao geocaching foi zero.
Depressa cheguei à conclusão que apenas podia fazer umas 2 a 3 horas de geocaching, pois a bateria ia à vida num instante (confesso que a autonomia é mesmo baixa).
Se precisasse do telemóvel, depois não poderia fazer chamadas, até por uma questão de segurança.
A precisão às vezes tanto podia ser 2m como em casos mais raros aconteceu ter 20m.

Assim comprei um GPS dedicado, saio com ele com 2 pilhas e volto ao fim do dia com carga e com o telemóvel cheio de carga.
A resistência, sei que é à prova de água. O telemóvel não.
rapidez de satélite muito mais rápido no GPS, do que no smartphone
Dicas nos 2, spoilers nos 2, descrição nos 2

em termos de papeless, talvez o smartphone esteja um pouco acima. mas por coisa pouca.
Claro que se me deslocar a algum sitio e o GPS não estiver comigo, ou não tiver a zona no GPS, sempre posso procurar uma ou 2 com o smarphone

Re: GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: quinta Oct 11, 2012 09:35
por dmdias
Eu no meu caso foi um pouco diferente...iniciei-me em 2009 com um tomtom...sim um tomtom e na altura nem usava o static navigation....aquilo é que era procurar caches sempre com erros de cerca de 20 a 30 metros....mas ainda assim fiz cerca de 550 caches com o tomtom :D

Depois tive conhecimento do static navigation que permite fazer do tomtom um gps pedestre, ou seja colocar as coodenadas a mudar assim que andamos um passo para o lado..o que foi fantástico pois já tinha bastante precisão de sinal....no tomtom consegui depois colocar também as caches como PDI a aparecer no mapa e a lançar alertas sonoros sempre que passava a x metros de uma cache...consegui também através do gsak exportar em html as listings das caches para visualizar no tomtom que ainda me deu algum jeito em alguns casos onde a busca se complicava...

Mais tarde recebi como presente de aniversário do geocacher que me iniciou nesta actividade(jgorjao) :lol: um gps etrex h que apenas permite colocar caches com os seus GCcodes visíveis...não é o mais user friendly que existe nem o mais dotado, mas como gps de aproximação as caches é excelente e tem bastante precisão e é resistente ao choque 8-)

Ou seja passei a combinar o TOMTOM com o garmin etrex h, o que dá uma mistura fantástica para se cachar..

Recentemente adquiri um smartphone android que suporta gps tomtom, ndrive entre outros e passei a deixar de parte o meu antigo e fantástico tomtom e a andar com o smartphone + gps.

Em suma, penso que a combinação de gps outdoor + smartphone ou gps outdoor + gps de estrada é a melhor opção a tomar.

PS: a bateria do meu garmin etrex h dura cerca de 17 horas, o que é uma coisa fantástica para um GPS a meu ver :D , enquanto que o smartphone ou o tomtom dura cerca de 4 horas apenas [:(]

Re: GPS "tradicional" vs. GPS em Smartphone

MensagemEnviado: domingo fev 17, 2013 18:28
por The_Command
Boas

Eu deparo-me com a mesma dúvida, começei a uns meses no GC, e quando comecei já tinha dois GPS ou seja o GPS normal que adquiri para as minhas passeatas em BTT e o GPS do telemóvel. Rapidamente começei a usar o telemóvel, mas pretendi dar mais uso ao outro GPS. Mas ai está o contra o telefone temos a papinha toda feita pois a informação é total não falta lá nada, já no Garmin apenas tenho as localizações das caches, não a cá fotos, comentários, etc....
Quando parto aventura levo sempre os dois comigo e tenho usado sempre o Garmin, mas como não costumo ir sozinho vou sempre com outro colega de trabalho ele usa o telemóvel. Actualmente estou a usar o método de imprimir todas as caches que pretendo fazer, sai-me a custo 0 porque imprimo tudo no local de trabalho lool, mas confesso que não dá muito jeito andar com montes de folhas A4 atrás.
Já sei que existem programas como o GSAK mas temos de pagar para os usar, e nesta altura do campeonato quanto mais pouparmos melhor.