• Anúncios

O "GPS" definitivo?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

O "GPS" definitivo?

Mensagempor rifkind » terça jul 03, 2012 09:53

New Hack-Proof GPS Could Be Huge for Military

The technology from defense company BAE Systems is not only able to use hundreds of different TV, Wi-Fi or cell phone signals to triangulate the location of a person or vehicle, but it can also learn from previously unidentified signals.

Scavenging signals from the air also allows BAE’s Navigation via Signals of Opportunity (NAVSOP) system to work indoors or deep underground — places where GPS has traditionally failed because satellite signals can’t reach them.

Closer to home, NAVSOP could lead to the equivalent of indoor GPS for firefighters trying to rescue people inside smoke-filled buildings, miners working underground or cave explorers who don’t want to fall off the grid.


Fantástico! :-D
Um receptor de orientação, que não só usa GPS, como usa uma variedade de sinais de rádio para se orientar, sejam eles TV, rádio, outros satélites e até jammers de GPS!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor lynxpardinus » quarta jul 04, 2012 08:58

No fundo, combina uma série de tecnologias de localização já disponíveis.

A grande questão é - e qual é a precisão disso?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

O "GPS" definitivo?

Mensagempor lgass » quarta jul 04, 2012 09:41

Alguém sabe sequer qual o grau de precisão que se ganha com um gpsr que tenha gps e glonass sinultaneamente?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor rifkind » quarta jul 04, 2012 10:10

A enfâse deve ser mais no sentido de ter localização disponível e fiável. O sistema está desenhado para anular os jammers (bloqueiam GPS) e spoofers (enviam informação falsa) de GPS. A questão da precisão pode sempre ser resolvida escolhendo o tamanho de bomba acima. :wink:

Sobre o Glonass, um aparelho que o suporte vai dispôr de uma constelação maior. Se dispôe de mais satélites, tem mais opções para escolher os "melhores" (melhor sinal) satélites, pelo que tem potencialmente mais precisão em mais situações (falam disso neste artigo).

Numa situação ideal (tipo, campo aberto e constelação GPS na sua melhor forma), não deve haver diferenças entre bons receptores, sejam eles antigos apenas com suporte WAAS/EGNOS (tipo o Garmin Quest de 2004), sejam SirfIII, ou sejam mais recentes com suporte multi-constelação.

As diferenças notam-se nas situações complicadas (por exemplo: vales fechados, urbanos ou naturais), onde as gerações mais recentes continuam a conseguir localizar-se e as mais antigas nem por isso.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: O

Mensagempor Sagitario » quinta jul 05, 2012 10:08

lgass Escreveu:Alguém sabe sequer qual o grau de precisão que se ganha com um gpsr que tenha gps e glonass sinultaneamente?



Boas!
Se for um destes a precisão anda na casa do centímetro [;)]
Imagem

Quanto ao aperelhometro acima, como ainda é ou ao que parece é um exclusivo militar ainda vai demorar a chegar ás mãos de civis ou se chegar entretanto na certa que não vai ser tão preciso como é na realidade (militar)

Abraço
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor rifkind » sexta jul 06, 2012 16:29

Precisão centimétrica é fixe. Desde que quem esconde e quem procura a tenha. :)

Sobre o sistema inicial, está aqui mais informação.
É complicada, mas pode servir como desbloqueador de conversa... :D
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor luis_pt » sexta jul 06, 2012 18:02

rifkind Escreveu:Precisão centimétrica é fixe. Desde que quem esconde e quem procura a tenha. :)


Ora aqui está um problema interessante. Tenho encontrado algumas caches com coordenadas bastante "ao lado". As directivas dizem que a informação das coordenadas indica o local exacto da cache. Não é suposto ser a "localização geral e depois olhar à volta", como por vezes acontece.
Avatar do Utilizador
luis_pt
Small
 
Mensagens: 163
Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor Sagitario » sexta jul 06, 2012 21:58

rifkind Escreveu:Precisão centimétrica é fixe. Desde que quem esconde e quem procura a tenha. :)




Nuno, se a colocação for feita com um destes de certeza que quem procura tem menos hipóteses de erro pois terá que ter somente em conta o erro do aparelho que tiver na mão.
Já me passou pelo único neurónio que ainda funciona... as vezes, pedir ao colega que me georreferencia os trabalhos de topografia para corrigir a localização das minhas caches.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor rifkind » terça jul 10, 2012 08:54

Sagitario Escreveu:pedir ao colega que me georreferencia os trabalhos de topografia para corrigir a localização das minhas caches.


Se chegares a pedir, depois conta como correu. :)
Será que dará mesmo muita diferença na coordenada?

Nuno P.
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor lynxpardinus » terça jul 10, 2012 09:51

Sagitário, tens tido assim tantas queixas de "as coordenadas não estão certas"?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O "GPS" definitivo?

Mensagempor Sagitario » terça jul 10, 2012 17:32

lynxpardinus Escreveu:Sagitário, tens tido assim tantas queixas de "as coordenadas não estão certas"?


Boas!
As queixas que tenho tido digamos que são residuais e só na Barragem da Penide mas aqui entende-se, é muita pedra igual... :D
Nas restantes as dicas ajudam.

O facto de eu querer "corrigir" ao centímetro as coordenadas é mais numa de aproveitar a tecnologia que tenho, ás vezes, ao meu dispor pk não preciso de as corrigir, como disse acima, as queixas são residuais.

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron