• Anúncios

Garmin Dakota 20

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor patinhofeio » sexta mar 30, 2012 00:42

ppereira Escreveu:...
As poquet queries (premium menber) são essenciais, para poderes transferir para o GPSr grupos de caches, senão vais ter de transferir uma a uma, se fores de férias para uma zona interessa passar para o GPSr 100/200/300 caches, com uma PQ fazes isso em segundos, uma cache de cada vez demora bastante mais tempo. Sem seres PM não consegues transferir ficheiros GPX, que trazem a informação que te indiquei no paragráfo anterior....

Boas.
Para quem seja basic member, pode fazer uma listagem parecida às Poquet query com um script do greasemonkey, chamado GCTour. Procurando por estes dois termos encontras muita info no fórum ou no google.
Basicamente instalas o greasemonkey(Eu uso em mozila) e depois o GCTour. Escolhes as caches que queres para a lista e depois ele faz download da info dessas caches.
Limitações: Não tira caches PMOC, o processo de download é um pouco lento, mas pelo preço(Borla, podendo fazer donativo) é bem bom.
ppereira Escreveu:...
A grande diferença entre eles é a utilização de cartão de memória e a bússula de três eixos, segundo o que oiço o cartão torna-se desnecessário, pelo que o DAKOTA 10 é suficiente, no entanto nunca sabemos o que para aí vem.

O cartão de memória é +/- dispensável, excepto se quiseres carregar mapas personalizados. Eu posso meter mapas de satélite tirados do Google, e uma pequena região ocupa muitos megas. Mesmo no cartão é impensável ter Portugal inteiro em satélite tal é o tamanho dos ficheiros.
Outra vantagem do Dakota 20 sobre o Dakota 10 é a comunicação sem fios, e a possibilidade de receber e programar chirp. Apenas há 3 caches deste tipo em Portugal, mas se a moda pega, vai dar jeito ter essa função.
O facto de ter bússula compensada, permite fazer azimutes, necessários em algumas letter box. O 10 é mais complicado de fazer isso e implica mais manobra.
Tudo depende dos €€, mas quando comprei o meu, a diferença eram cerca de 50€ e preferi o Dakota 20.
O dakota já tem firmware para ver fotos. Mais uma treta para começar a dar uso ao cartão de memória.
Abraço
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor c_s_amaral » segunda abr 23, 2012 14:45

patinhofeio Escreveu:
ppereira Escreveu:
...O dakota já tem firmware para ver fotos. ...


Já testaste essa funcionalidade?
Eu acabei de comprar um Dakota e segundo as caracteristicas descritas no site, penso que não dava.
c_s_amaral
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 09, 2012 13:50

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor ppereira » segunda abr 23, 2012 15:39

c_s_amaral Escreveu:
patinhofeio Escreveu:
ppereira Escreveu:
...O dakota já tem firmware para ver fotos. ...


Já testaste essa funcionalidade?
Eu acabei de comprar um Dakota e segundo as caracteristicas descritas no site, penso que não dava.

Boas, não tenho um DAKOTA, mas vi aqui : http://www8.garmin.com/support/download ... sp?id=4527
Código: Selecionar todos
Changes made from version 4.90 to 5.10:
Added Geocaching with Photos (http://garmin.blogs.com/softwareupdates/2012/01/geocaching-with-photos.html)

Penso que tens de fazer uma actualização ao GPSr
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor trinamixx » segunda abr 23, 2012 21:08

Carlytos Escreveu:Aconselho vivamente... Já trás tudo o que necessitas para o geocaching instalado.. porém apenas peca num pequeno detalhe: não trás (nem é "possível" instalar) a aplicação Wherigo.

Abraço


o etrex30 tambem vem com essa aplicaçao?
trinamixx
Micro
 
Mensagens: 59
Registado: sexta mar 23, 2012 02:11

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor luis_pt » segunda abr 23, 2012 22:07

O Garmin Dakota 10 permite armazenar até 1000 caches.
O que não tem: bússola electrónica, altímetro barométrico, ranhura para cartões de memória.
Avatar do Utilizador
luis_pt
Small
 
Mensagens: 163
Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor ppereira » terça abr 24, 2012 08:57

luis_pt Escreveu:O Garmin Dakota 10 permite armazenar até 1000 caches.

Atenção que esta é uma confusão comum, não são 1000 caches, mas sim 1000 Waypoints, cada cache pode ter vários childWP e assim já não aceita 1000 caches no GPSr :wink: .
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor trinamixx » terça abr 24, 2012 16:18

Agora surgiu-me um negocio que me deixou na duvida.
Estava para comprar o Etrex30 e agora surgiu-me um negocio de um Edge 705 ( usado)

Da vossa experiencia, qual sera a melhor opçao?
trinamixx
Micro
 
Mensagens: 59
Registado: sexta mar 23, 2012 02:11

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor ViperUnderground » terça abr 24, 2012 16:30

trinamixx Escreveu:Agora surgiu-me um negocio que me deixou na duvida.
Estava para comprar o Etrex30 e agora surgiu-me um negocio de um Edge 705 ( usado)

Da vossa experiencia, qual sera a melhor opçao?


Etrex 30!!

O Edge é mais virado para BTT, Ciclismo e outros desportos!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor trinamixx » terça abr 24, 2012 18:49

ViperUnderground Escreveu:
trinamixx Escreveu:Agora surgiu-me um negocio que me deixou na duvida.
Estava para comprar o Etrex30 e agora surgiu-me um negocio de um Edge 705 ( usado)

Da vossa experiencia, qual sera a melhor opçao?


Etrex 30!!

O Edge é mais virado para BTT, Ciclismo e outros desportos!


era essa a minha duvida.
Sendo assim, o etrex acaba por ser mais equilibrado, pois pode ser usado no btt e outros desportos e no geocaching.
Thkx
trinamixx
Micro
 
Mensagens: 59
Registado: sexta mar 23, 2012 02:11

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor c_s_amaral » quarta abr 25, 2012 18:24

trinamixx Escreveu:Sendo assim, o etrex acaba por ser mais equilibrado, pois pode ser usado no btt e outros desportos e no geocaching.
Thkx


O etrex e o dakota são muito equivalentes no que diz respeito às funcionalidades.
c_s_amaral
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 09, 2012 13:50

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor Torgut » quarta abr 25, 2012 19:52

Queres a memória para quê? Para colocar mapas de toda a Europa ao mesmo tempo? Viajas assim tanto ou és tão preguiçoso que não possas transferir o mapa que precisas quando viajas? Em dois anos nunca meti um cartão de memória no Dakota 20.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor ViperUnderground » sexta abr 27, 2012 14:19

Torgut Escreveu:Queres a memória para quê? Para colocar mapas de toda a Europa ao mesmo tempo? Viajas assim tanto ou és tão preguiçoso que não possas transferir o mapa que precisas quando viajas? Em dois anos nunca meti um cartão de memória no Dakota 20.


Ora aqui está uma grande verdade!!

Eu até que sou uma pessoa que ligo muito a características e dei-me a pensar com os meus botões: "Mas por que raio é que não dou uso a isto?" [:)]

Tenho um cartão de memória de 8Gb no Oregon que deve estar a ganhar teias de aranha dentro do dispositivo!
Tenho o mapa da europa no mapsource e só envio o PT para o dispositivo!
Ou seja, nos 850Mb do Oregon tenho o city navigator (PT), o topo lusitania, algumas imagens raster (Google Earth) de algumas zonas em Portugal (talvez aqui o cartão de memória venha a ter alguma utilidade), tenho as fotos para os spoilers, os POIs e os GPX's. E sobra ainda uma centena ou duas de megas.

Usar isto tudo no cartão tem as suas vantagens e desvantagens:
- Se o mapa estiver no cartão nota-se a lentidão no mesmo ao navegar pelo ecrã. Mesmo com um cartão classe 10, se o mapa for grande, nota-se um pouco o arrastar.
+ Ao colocar POIs, gpx's e afins no cartão pode evitar algumas chatices, como por exemplo, o GPS "crashar" no arranque. Se acontecer devido a algum gpx basta tirar o cartão e o GPS liga.
+ Em caso de um "crash grave" pode-se usar o cartão para carregar o firmware do dispositivo (e não ficar dependente que o o dispositivo seja reconhecido pelo PC).

E digo tudo isto porque realmente o que o Torgut disse faz pensar. Um gajo escolhe e compra os dispositivos porque "tem isto e acoloutro" e no fim só nos interessa a setinha a apontar. :-D :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor trinamixx » quinta mai 03, 2012 13:04

estou cada vez mais indeciso na compra do gps. quero o gps para btt e geocaching e que me possibilite a navegacao automovel,sendo que este nao é um fator importante.. tenho 3 negocios em vista. dakota 20,etrex 30 e oregon 450t.
qual a vossa opiniao?
trinamixx
Micro
 
Mensagens: 59
Registado: sexta mar 23, 2012 02:11

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor c_s_amaral » quinta mai 03, 2012 23:10

trinamixx Escreveu:estou cada vez mais indeciso na compra do gps. quero o gps para btt e geocaching e que me possibilite a navegacao automovel,sendo que este nao é um fator importante.. tenho 3 negocios em vista. dakota 20,etrex 30 e oregon 450t.
qual a vossa opiniao?


Se o problema não for o orçamento, sem dúvida o Oregon 450T.
c_s_amaral
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: segunda abr 09, 2012 13:50

Re: Garmin Dakota 20

Mensagempor patinhofeio » domingo mai 06, 2012 21:07

ViperUnderground Escreveu:...E digo tudo isto porque realmente o que o Torgut disse faz pensar. Um gajo escolhe e compra os dispositivos porque "tem isto e acoloutro" e no fim só nos interessa a setinha a apontar. :-D :mrgreen:

Boas.
Na minha opinião, o socket do cartão é uma mais valia, mas não o factor decisivo..
O que ponderei para optar pelo Dakota20 foi mesmo a bússula eletrónica, o altímetro e o sem fios.
A bússula dá muito jeito quando necessário tirar azimutes em algumas caches, o altímetro ajuda a perceber onde estamos e para onde vamos(naquelas caches que temos de subir o pico da estrela :D :D ) O sem fios além da troca de dados(que nunca usei) serve para decifrar as caches cirp(embora só existam 3 em Portugal, pode ser que a moda pegue). Além disso permite-me caso eu queira, adicionar-lhe sensores de ritmo cardíaco ou outros que há para ele.
Estes foram os meus factores de escolha, mas considero-me um utilizador curioso e que explora as potencialidades do aparelho.
Ter um GPS para andar a apontar as coordenadas num papelinho, apontar noutros as caches visitadas e ter uma bússula convencional para azimutes, para isso nem é preciso mais que o GPS do carro. :D :D (Descobri no mega que há algumas pessoas que fazem o que referi, tendo um Dakota20. :D Ninguém nasce ensinado, mas o manual ensina bué)
Boa compra, seja qual for o modelo que compres. Ah, e pesquisa bem os preços..Vi um Dakora10 por 200€ e até me benzi. isso custou o meu Dakota 20 já com alguns mapas.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

AnteriorPróximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron