• Anúncios

Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor Leporello » domingo fev 19, 2012 09:58

Olá, bom dia a todos. Queria adquirir um GPS para caminhadas. Estou indeciso entre o Garmin Dakota 10 e o Garmin Dakota 20 (vou adquiri-lo na Ciclonatur, aquele custa € 139,00 e este custa € 209,00 - são € 70,00 de diferença). Sou um novato nestas andanças. Quero o GPS basicamente para efectuar caminhadas. Já me perdi uma vez ao fazer um trilho (a sinalização acabou de repente) e não quero que isso volte a acontecer. Quero poder fazer trilhos meus e gravá-los. Quero poder importar trilhos. Quero que o GPS me descreva o percurso que estou a fazer, que me indique o caminho a seguir, quanto tempo falta para terminar etc... Eu sei que a Ciclonatur já o vende com mapas pré-carregados. Será que a memória do Garmin Dakota 10 é suficiente para o uso que lhe quero dar ? Será que se daqui a algum tempo, se começar a dar-lhe uma utilização intensiva, não vou ter necessidade de mais memória ? Será que vou ter necessidade do altímetro e da bússola e das outra coisas que o Garmin Dakota 20 tem a mais em relação ao Garmin Dakota 10 ? Vai cá uma confusão na minha cabeça !!! Gostava que me pudessem ajudar !!!

Obrigado,
Leporello
Leporello
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 18, 2011 19:49

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor patinhofeio » domingo fev 19, 2012 22:14

Boas.
Com a crise que está, a carteira é quem mais manda na aquisição de novos equipamentos.
Pessoalmente, aconselho o dakota20 por ter bússola e altímetro que permite fazer projeções de pontos no espaço. É uma função útil para cenas de orientação ou tipo peddy papper em que te dizem para andares x distância em Y direção. Além disso, suporta cartão de memória que permite mais tarde adicionar mais mapas, mapas personalizados satélite(que ocupam bué), etc.
O meu também comprei onde estas a pensar comprar, mas não achei grande piada ao mapa que vinha carregado. Assim que o recebi meti logo o topolusitanea e mais outros que arranjei.
O dakota com a nova atualização já suporta a visualização de fotografias. Mais uma vez o cartão pode ser uma mais valia em termos de espaço de armazenamento.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor alieri » segunda fev 20, 2012 03:33

A grande diferença do 20 para o 10 é que o primeiro tem bussola electronica e suporta cartão de memória (vantagem: vd post anterior).
Se queres um GPS apenas para caminhadas, que permita gravar o percurso ou alguns pontos no caminho, e no final regressar ao carro seguindo a setinha ou as 'migalhas' no écran, mesmo um aparelho mais banal faz-te isso, e custa-te metade do preço de um Dakota.
Se encontrares um Garmin Etrex H barato, ele faz o que queres. Mas....Não suporta mapas, e numa caminhada pode ter interesse conseguires ver onde está a estrada mais próxima, ou se à tua frente tens um declive tranquilo ou uma escarpa altíssima ;)
Aparte essa questão, faz tudo o que pretendes.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor Gonncalo » segunda fev 20, 2012 09:19

O Etrex 20 permite ver imagens??
Gonncalo
Micro
 
Mensagens: 10
Registado: domingo fev 12, 2012 18:19

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor Leporello » terça fev 21, 2012 19:55

alieri, o Dakota 10 dá para fazer isto "numa caminhada pode ter interesse conseguires ver onde está a estrada mais próxima, ou se à tua frente tens um declive tranquilo ou uma escarpa altíssima ;) ? Sinceramente, estou mais inclinado para o Dakota 10 (o etrex está completamente fora de questão, já que não suporta mapas). Penso que a memória que tem deve chegar e sobrar para o que eu quero, não ? O utilizador deste forum "Torgut" diz que já fez 3000 caches em 28 países com um Dakota 10 e nunca lhe fez falta o compasso e o sd card viewtopic.php?f=10&t=7344&hilit=dakota

Cumprimentos,
Leporello
Leporello
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 18, 2011 19:49

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor alieri » terça fev 21, 2012 20:31

O mapa topolusitania mais actual tem 95 / 100 MB de tamanho.
Se a memória disponivel no Dakota 10 tiver esse espaço, então a resposta é sim.

Goncallo - não conheço esse aparelho, já viste nas especificações técnicas?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor David Santos 87 » quarta fev 22, 2012 08:49

Leporello Escreveu:alieri, o Dakota 10 dá para fazer isto "numa caminhada pode ter interesse conseguires ver onde está a estrada mais próxima, ou se à tua frente tens um declive tranquilo ou uma escarpa altíssima ;) ? Sinceramente, estou mais inclinado para o Dakota 10 (o etrex está completamente fora de questão, já que não suporta mapas). Penso que a memória que tem deve chegar e sobrar para o que eu quero, não ? O utilizador deste forum "Torgut" diz que já fez 3000 caches em 28 países com um Dakota 10 e nunca lhe fez falta o compasso e o sd card viewtopic.php?f=10&t=7344&hilit=dakota

Cumprimentos,
Leporello


o do torgut era o dakota 20
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
David Santos 87
Regular
 
Mensagens: 287
Registado: segunda abr 04, 2011 18:02
Localização: Alcanena

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor lynxpardinus » quarta fev 22, 2012 08:51

Sim, mas ele sempre disse que não percebia porque é que tinha ido para o "20", e que o "10" chegava-lhe perfeitamente...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor Leporello » sábado mar 03, 2012 12:44

Olá a todos, muito obrigado pela vossa ajuda.
Decidi-me por um Dakota 10. Comprei na Ciclonatur, chegou há dias e vou começar a experimentar o "bicho". Para já, tenho uma dúvida. Ele veio como se hoje fosse dia 18 de Dezembro. Como é que acerto o dia no calendário ? Isto parece muito básico, mas não consigo encontrar maneira de acertar o dia na aplicação "Calendário". Alguém pode ajudar ?

Obrigado,
Leporello
Leporello
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 18, 2011 19:49

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor jasafara » sábado mar 03, 2012 14:44

O acerto deve ser automático quanto captares sinal. O sinal GPS contêm a data e a hora.
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor Ruudwolf » terça mai 15, 2012 16:30

Olá.
Eu tb sou novo e procuro um GPS para geocaching. Do que já li em diversos sites/foruns aparentemente a escolha "deve" ser entre o dakota 10 e o dakota 20, sendo que a diferença entre os dois modelos é que o 10 não leva cartão de dados micro SD, e não tem bussola nem altimetro.
Como iniciante que procura fazer umas caches nos tempos livres sem gastar muito dinheiro num gps, julgo que o dakota 10 serve para o que pretendo. No entanto ainda tenho uma duvida. A memória interna do dakota 10 (cerca de 800 mb) é suficiente para levar todos os dados dos mapas e das caches de Portugal ???? Ajudem-me por favor.

Abraço.
Ruudwolf
Avatar do Utilizador
Ruudwolf
Micro
 
Mensagens: 15
Registado: sexta mai 11, 2012 09:02

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor lynxpardinus » terça mai 15, 2012 20:47

Confesso que não tenho a certeza. Mas, mesmo que não dê para colocar os mapas completos totalmente, não podes sempre colocar apenas aquele que queres ter activo?...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor patinhofeio » terça mai 15, 2012 21:57

Ruudwolf Escreveu:Olá.
...
Como iniciante que procura fazer umas caches nos tempos livres sem gastar muito dinheiro num gps, julgo que o dakota 10 serve para o que pretendo. No entanto ainda tenho uma duvida. A memória interna do dakota 10 (cerca de 800 mb) é suficiente para levar todos os dados dos mapas e das caches de Portugal ???? Ajudem-me por favor.
Abraço.
Ruudwolf

Boas.
O Dakota10 tem 850 Mb de memória intena, a mesma que o Dakota 20.
Em questão de ter todas as caches de Portugal a resposta é nim.(não e sim).
Como geocache, apenas podes ter 1000 entradas e julgo que outros 1000 waypoins ou pontos adicionais às caches. Para poder ter todas as cerca de 15000 caches terás de as colocar como POI(ponto de interesse) mas neste caso a informação guardada com o ponto é muito reduzida.
Eu tenho o Dakota 20 com o mapa toplusitanea, um mapa roteável de estradas, o original que a ciclonatur forneceu, cerca de 130 spoilers no tamanho real do site, umas 30 imagens Jpeg, uma query com 1000 caches e outros 500 waypoints e a memória interna ainda tem cerca de 170Mb livres. Se existe a limitação financeira, o Dakota 10 serve perfeitamente, e vais carregando as caches conforme a zona para onde vás cachar. No meu caso, carreguei por exemplo as caches de Lisboa no fim de semana passado, e assim que cheguei a casa carreguei as caches da zona aqui à volta.
Fala-se numa forma de colocar mapas eyesbird no Dakota(imagem satélite). Eu já tentei mas não tive sucesso, mas a conseguir, é um sistema que ocupa imensa memória.
Se a necessidade for mesmo ter as caches todas sempre disponíveis, um sistema androide poderá ser preferível, pecando este pela baixa duração da bateria.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor Ruudwolf » terça mai 15, 2012 22:49

Obrigado pelas respostas.
Embora eu ainda não esteja familiarizado com o vosso vocabulário de "geocachês" :lol: (tenho muiiiiito que aprender), deu para perceber que serve muito bem para a utilização que pretendo nesta fase inicial. Quando falei em mapas e caches de Portugal, foi apenas para ter uma ideia aproximada do que dá pra fazer com a memória interna. Eu não faço a minima ideia do tamanho dos ficheiros dos mapas e das caches. :oops: Obviamente que não preciso de andar com mapas e caches de Portugal inteiro pra cachar aqui na região... e se eu for cachar pra fora desta zona, sempre posso carregar os ficheiros em casa ou no portátil, coisa que não deve ser nada de muito demorado nem complicado (penso eu de que...)
Avatar do Utilizador
Ruudwolf
Micro
 
Mensagens: 15
Registado: sexta mai 11, 2012 09:02

Re: Garmin Dakota 10 - Será suficiente para mim ?

Mensagempor patinhofeio » quarta mai 16, 2012 01:23

Ruudwolf Escreveu:Obrigado pelas respostas.
Embora eu ainda não esteja familiarizado com o vosso vocabulário de "geocachês" :lol: (tenho muiiiiito que aprender), deu para perceber que serve muito bem para a utilização que pretendo nesta fase inicial. ...

Nem reparei que eras tu a perguntar. :D
Aparece no meeting em Leiria que devem lá estar muitos aparelhos para ver, e muita gente para tirar dúvidas.
Isso com o tempo os termos vão todos entrando.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron