• Anúncios

Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor Spicozo » segunda Oct 24, 2011 15:25

Boas tardes, depois da apresentação cá estou a chatear..... [:I]

Depois de dar uma vista de olhos pela net e de ficar muito mais baralhado do que quando comecei eu gostaria de saber que algum entendido na matéria me dê uma explicação.
O meu novo Garmin Dakota 10, dá-me um desvio de 3 / 4 metros das coordenadas das caches ( em zona desimpedida e sem árvores ou edifícios altos a perturbar a recepção).
A questão é até que ponto é aceitável estes desvios? 3/4 metros é muito ou dentro do normal nos gps deste tipo de outdoor gps no geocaching?

Desde já obrigado.

Team Spicozos. [:)]
Avatar do Utilizador
Spicozo
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quinta Oct 13, 2011 17:03

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor hfilipe » segunda Oct 24, 2011 15:46

3/4 metros é muito normal e, por vezes, vai-te dar erros maiores. Basta estares no meio da cidade, sob árvores densas ou com o céu bastante nublado.
Se ainda juntares ao erro do teu GPS o erro do aparelho de quem escondeu a cache, este pode ser ainda maior, mas não é por isso que não vais descobrir a cache.

Um conselho que se costuma dar a quem está a iniciar a atividade e que acabamos por adquirir com a experiência é ir com o GPS até que ele dê uns 4 ou 5 m de distância da cache. Aí deixa de olhar tanto para o GPS e começa a procurar com o olhos possíveis locais onde a cache possa estar escondida. Repara na classificação de tamanho da cache e vê onde ela caberia, vê se não há locais remexidos, pedras fora do sítio ou que não condizem com as restantes, erva deitada ou um pequeno carreiro. Quando achares que já sabes vai lá com as mãos!
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor Spicozo » segunda Oct 24, 2011 16:07

Obrigado pela informação e paciência e ajuda hfilipe.

Boas caches. :clap:
Avatar do Utilizador
Spicozo
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quinta Oct 13, 2011 17:03

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor alieri » segunda Oct 24, 2011 20:19

hás-de reparar que algures o teu GPS indica a precisão do sinal. Ela deverá rondar os 2-3-4 mts, que é o normal.
Por isso, como foi dito, não estranhes essa divergência.
Por outro lado, também não sabemos que cuidados é que teve a pessoa que escondeu a cache no momento de marcar o ponto /gravar as coordenadas (o ideal será que tenha deixado o gps parado no sitio uns bons minutos para o sinal GPS estabilizar; alguns modelos até fazem várias leituras e dão-nos uma média).
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 24, 2011 21:04

Erros inferiores a 2 metros são... raríssimos! Normalmente só com WAAS / EGNOS a corrigirem o sinal GPS - o que, muito sinceramente, nem me lembro da última vez que aconteceu no meu caso. Ou seja... desconfia é se vires um erro de precisão de 0 metros!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor Spicozo » terça Oct 25, 2011 11:00

Obrigado pessoal pela ajuda e esclarecimentos. :clap: [*5]
O meu gps dá a margem de erro. Variando conforme o numero de satélites que consegue captar.


Podem fechar o tópico. Obrigado.
Avatar do Utilizador
Spicozo
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: quinta Oct 13, 2011 17:03

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor MAntunes » terça Oct 25, 2011 14:28

Como o tópico ainda não está fechado deixem-me aproveitar para acrescentar o seguinte.

Nem sempre as condições de recepção são as melhores e nem é preciso haver árvores ou prédios por perto. Basta haver núvens altas e temos o caldo entornado.

Assim, foram ao longo dos anos sendo desenvolvidas várias técnicas de procura de caches que estão documentadas num livro que comprei e que se chama, se não estou em erro (não o tenho aqui), "Idiot's Guide for Geocaching".

Essas técnicas são as que reproduzi no nosso GeoWiki na secção "Técnicas avançadas de procura". Leiam, experimentem e divirtam-se. Algumas são hilariantes mas em situações complicadas de recepção, resultam mesmo. Só não convém é experimentá-las à beira de um abismo. ;)
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor rosalina/david » segunda nov 07, 2011 23:10

Olá, alguém me pode ajudar? Em relação as poket queries.
Normalmente faço querys por distrito. Com cerca de 200 a 300 caches, porem ultimamente fiz 5 queries para o distrito de Lisboa e tenho reparado que não passa todas as caches.
O meu GPS é um Oregon300 e tenho um cartão de 1GB onde coloco as queries.
Alguém me pode dar uma ajuda e explicar-me a razão pela qual as caches não possam todas?
Obrigado
rosalina/david
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: domingo nov 02, 2008 23:17
Localização: vendas de ezeitao

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor alieri » terça nov 08, 2011 13:46

olá
Não tenho esse aparelho, não posso ajudar muito, mas deixo algumas perguntas:
- será que tens alguma definição na criação das PQs que está a fazer essa filtragem?
- já experimentaste converter esse GPX para KML, por exemplo, e ver no google Earth se está de facto a ser feita essa filtragem? Se houver caches que vês no google earth e que não vês no GPS, é porque deves ter mexido (ter que mexer) nalguma configuração do Oregon.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor lynxpardinus » terça nov 08, 2011 19:22

Como o Alieri diz, penso que seria uma boa ideia dar uma olhadela às definições dos filtros da pocket query. É possível que, além do filtro do distrito, possas ter outros activados em que não estás a reparar e que (lá está) estão a filtrar algumas caches.

Outra questão que poderias observar é o número de caches que essa pocket query te poderia gerar - é de lembrar que (salvo erro) esse número está actualmente limitado a 1000, o que salvo erro, não é suficiente para abrigar todas as caches do distrito de Lisboa.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Duvida sobre Gps Acurancy?? Desvios de Gps ?

Mensagempor rosalina/david » domingo nov 13, 2011 20:20

Eu coloco 2 filtros (That (And)):
Um em “I haven't found” e em “Is Enabled”.
E isto gere as seguintes queries para Lisboa.
E coloco (Show me 500 caches of)
NAME – FILE SIZE – WAYPOINTS
Lisboa 1 – 1.57MB – 496
Lisboa 2 – 1.03MB – 492
Lisboa 3 – 1.07MB – 497
Lisboa 4 – 1.02MB – 496
Lisboa 5 – 224.24KB – 83
rosalina/david
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: domingo nov 02, 2008 23:17
Localização: vendas de ezeitao


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes