• Anúncios

Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor Leporello » domingo set 18, 2011 19:54

Olá a todos, iniciei-me nesta coisa das caminhadas há cerca de 1 ano e já deu para ver que quero fazer disto o meu principal hobbie. Já me aconteceu ficar perdido no meio de um trilho por mais de uma vez. Por isso, estou a pensar adquirir um aparelho GPS. Que aparelho acham que devia comprar para 1ª aquisição ? Queria uma coisa até 100 euros. Se calhar, não devia investir muito numa 1ª aquisição. O que acham ? Queria um aparelho que desse para gravar as minhas caminhadas, para importar mapas já com caminhadas feitas, transferir para o PC as minhas caminhadas e, acima de tudo, que me desse a posição actual e me indicasse qual o caminho a seguir para chegar ao destino. Estou aberto a outras funcionalidades que achem que um GPS devia ter, já que ainda estou muito "verde" nestas coisas.

Muito obrigado a todos,

Leporello
Leporello
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 18, 2011 19:49

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor lynxpardinus » segunda set 19, 2011 09:13

Pessoalmente, acho que o básico que precisas é um aparelho que:
- dê para transferires tracks directamente do computador para o GPS (ou seja, vais buscar uma rota a um site como o GPSies ou desenha-la no Google Earth e, depois, poderes transferi-la directamente o GPS através de cabo USB);
- te dê distâncias e permita apontar para pontos;
- te permita introduzir pontos (ou seja, em que possas ir buscar as coordenadas de um determinado ponto ao geo.com ou Google Earth, que te sirva como referência, ou marcar o ponto em que deixaste o carro ou o ponto de destino, por exemplo;
- seja resistente, fácil de usar e tenha boa captação de satélites (por causa da recepção sob arvoredo denso).

Isto é o básico - depois há mapas nos GPS, fotografias aéreas, barómetros,... Mas, penso que o que precisas é o que está em cima.

100 euros é curto para um modelo novo - apesar de, o que indicas, ser bastante básico. Por isso, o que sugeria, era que desses uma olhadela à área de classificados deste fórum e vejas se há lá algum aparelho que tenha estas características.

Um outra opção é o telemóvel. Se, por acaso, tiveres um smartphone, há aplicações de GPS que te permitem ter as características de cima.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor alieri » segunda set 19, 2011 13:14

Leporello Escreveu:Já me aconteceu ficar perdido no meio de um trilho por mais de uma vez.
Que aparelho acham que devia comprar para 1ª aquisição ?
Queria uma coisa até 100 euros.
Queria um aparelho que desse para gravar as minhas caminhadas, para importar mapas já com caminhadas feitas, transferir para o PC as minhas caminhadas e, acima de tudo, que me desse a posição actual e me indicasse qual o caminho a seguir para chegar ao destino.

Olá, bemvindo ao fórum.
Sem prejuizo das recomendações que o Lynx fez, que são boas...
Por menos de 100 euros podes encontrar um Garmin Etrex H, que é um dos mais básicos. Dos requisitos que pedes, não tem o importar mapas, pois este aparelho não suporta qualquer tipo de mapas. Mas permite gravar, importar e exportar tracks (trilhos).
Também não faz "indicar o caminho a seguir" como os GPS de carro, mas podes ter uma seta que diz a distância e a direcção do destino. Ou, se tiveres importando um trilho, basta seguires e "andares por cima" dos pontinhos no écran, como nesta imagem:
Imagem

Aqui tens um trilho que gravei durante um passeio TT, e alguns posts abaixo a explicação de como o fiz - http://ttbaventura.forumvila.com/viewto ... 5306#p5306

Um pouco mais caro do que esse modelo, tens o Etrex Legend Hcx, que faz o mesmo que o anterior mas já permite usar mapas, inclusivamente com curvas de nível. Isto pode ser útil no terreno, se queres ir de um ponto A para B, e queres ter uma ideia do terreno à frente e avaliar as opções para o teu percurso.
Espero ter ajudado.
Recomendo que vejas na página principal quando é o proximo encontro de geocachers mais perto de ti, e lá poderás ver vários modelos e, quem sabe, experimentar.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor Leporello » quinta set 22, 2011 18:35

Em primeiro lugar, muito obrigado ao lynxpardinus e ao alieri pela vossa ajuda.
alieri, eu estive a pesquisar na amazon.co.uk (http://www.amazon.co.uk/product-reviews ... addOneStar) sobre o Garmin Etrex Legend Hcx e reparei que há algumas pessoas que se queixam dos mapas que ele traz de origem. Vou transcrever uma parte de uma opinião: "When it says that it comes with base maps it means "base maps", as in, "for all practical purposes no maps"; just A roads round where I live: not enough for any form of road navigation. They are available from Garmin at £130 extra; making the device effectively £340 (plus a bicyle mount which will set you back another £10 at least). £350 seems highly overpriced compared to sophisticated car based navigation systems. Of course you can lay in your route in to the device without maps (use something like the excellent tracklogs product), but in which case you may as well buy a cheaper model without 'mapping capability'. " Há outras que se queixam da complexidade do aparelho em si. Eu queria um aparelho que fosse o mais intuitivo possível. E já agora, esta coisa dos mapas, como é que funciona ? Terei que gastar ainda mais dinheiro para adquirir os mapas ? Outra questão que queria colocar-vos. É igual comprar um aparelho na amazon ou em Portugal ? Será o mesmo aparelho em termos de software ? A minha cabeça está cheia de dúvidas. Agradecia a vossa ajuda.

Obrigado uma vez mais,

Leporello
Leporello
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 18, 2011 19:49

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor alieri » quinta set 22, 2011 21:54

com uma rápida pesquisa na net facilmente encontras mapas "gratuitos" para esse modelo. Por exemplo no site topolusitania podes obter um mapa de Portugal, topográfico, com as curvas de nível. Basta pegar no mapa e colá-lo no cartão microSD do GPS. O mesmo se diga de outros mapas 'de estrada' como os de Portugal e Espanha ou os da Europa.
Aliás, esta é uma vantagem de grande parte dos modelos Garmin, a facilidade de "adquirir" esse tipo de produtos, de forma "muito económica", através da internet. E um mesmo mapa é compatível com a generalidade dos modelos da marca.
Portanto, sim, o aparelho provavelmente vem só com o mapa base, mas é possível e relativamente fácil colocar outros mais detalhados.
Quanto ao intuitivo, tens por exemplo o Garmin Etrex H (ou Euro, também tem essa designação) ou o velhinho Geko. São do mais básico que há, mas não aceitam mapas nem vêm com mapas.
Depois tens modelos mais recentes como a gama Oregon ou Dakota, que além de terem um aspeto mais moderno, têm outras funções.
Sugiro que vejas quando é o próximo encontro de geocachers perto de onde vives (v. página principal) e vás até lá e peças para ver os GPS dos colegas em funcionamento.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor Leporello » sexta set 23, 2011 12:53

alieri, mais uma vez obrigado pela tua ajuda.
Já agora, o que é que podes dizer sobre a aquisição através da Amazon. Será o software igual ao de Portugal ? Estarei a comprar o mesmo aparelho que compraria em Portugal ?

Obrigado,

José Silva
Leporello
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 18, 2011 19:49

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor alieri » sexta set 23, 2011 23:01

nada que agradecer, estamos cá para ajudar.
Gostava que visses ou procurasses mais conselhos sobre GPS, se não gostares do aparelho fico constrangido :)
Compras na Amazon, a minha experiência resume-se a uma compra ou duas, mas só me lembro de uma. Que correu mais ou menos bem, pois não me precavi e comprei um gadget cuja fonte de alimentação não era compatível com as nossas tomadas. Nada que não se resolva comprando um adaptador (mas devia ter colocado a questão ao vendedor, que era inglês).
Neste caso não existe este problema. Creio que o GPS traz um cabo de dados, mas se não trouxer não faz mal desde que tenhas um cabo USB em casa. A alimentação são pilhas normais AA.
Finalmente, o firmware do GPS. A Garmin tem uma aplicação chamada, muito a propósito, Garmin Update, que detecta o GPS ligado ao teu PC e actualiza (se quiseres) o firmware para o mais recente. Além disso, tens vários idiomas à escolha no aparelho.
Antes que faças a compra, convém dizer que a gama Etrex tem um problema comum, que é o facto de as borrachas à volta do GPS poderem descolar-se com o tempo. Sei de casos de quem tenha ido à Garmin em Portugal e conseguiu fazer a troca.
Pesquisa sobre essa questão, e se comprares, evita deixar o aparelho muito tempo ao sol ou dentro do carro.
Tenho um Etrex Legend Hcx e um Etrex Euro. O primeiro foi comprado em 2a mão e tem vestígios desse problema, sobretudo desde que ficou 'esquecido' dentro do carro no Verão. O segundo comprei novo e está impecável.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Que GPS para um aspirante a caminheiro profissional ?

Mensagempor lynxpardinus » sábado set 24, 2011 11:50

Se quiseres (e para que o Alieri não se sinta constrangido), podes dar uma espreitadela a este teste (de 2007) do Legend HCX - http://gpstracklog.com/2007/07/garmin-etrex-le.html
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes

cron