• Anúncios

Dakota 20 ou smartphone?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor Enoehtoen » domingo ago 28, 2011 17:24

Boas!
Sou um iniciante em geocashing e estou um pouco indeciso à cerca do equipamento que vou comprar para começar a cachar.

Depois de alguma pesquisa e tendo em conta a minha carteira fiquei impressionado com o Dakota 20. No entanto, uma vez que nunca trabalhei com dispositivos gps a dúvida que me surge é a seguinte:

Existe grande diferença entre os receptores gps especializados para outdoor e os receptores de smartphones em geral? Especialmente em zonas interiores nota-se muito a diferença de tempo que um gps outdoor demora a receber o sinal quando comparado com um gps de um smartphone?

Já agora, no caso de optar por comprar o Dakota 20, estava a pensar faze-lo na Ciclonatur visto que eles oferecem mapas tipográficos e mapas de navegação automóvel. Visto que conseguiria arranjar o aparelho cerca de 10-15€ mais barato noutra loja, vale a pena comprar na Ciclonatur por causa dos mapas, ou existem mapas "free" de qualidade semelhante?

Desde já o meu obrigado.
Enoehtoen
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 26, 2011 00:35

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor Mentesimples » domingo ago 28, 2011 20:33

Antes de mais sê bem vindo a este mundo do geocaching!

Comecei há coisa de duas semanas com um smartphone (Sony Ericsson Xperia neo) e da minha pouca pouca experiência te posso dizer que este fim-de-semana fui para o interior da beira baixa e estive imenso tempo à espera de agarrar o sinal GPS, e quando finalmente se encontrou tinha uma precisão de 12-20m.. [V] foi um bocadito desmoralizante! Em zonas urbanas funciona relativamente bem, mas sente-se bastante o efeito das árvores e prédios altos ao redor (precisão de 1-4m em zonas abertas).

Como nunca utilizei um GPSr pedestre para cachar não tenho ideia de como se comportará nestas condições, mas acredito que a precisão seja bastante superior!
Imagem
Avatar do Utilizador
Mentesimples
Micro
 
Mensagens: 33
Registado: terça ago 16, 2011 20:59
Localização: Massamá

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor ampop » domingo ago 28, 2011 21:50

Olá Enoehtoen,
Cachei durante uns tempos com um Android. A aplicação para geocaching é bastante completa. (http://www.geocaching.com/android/default.aspx).
O Android foi suficiente, mas com o passar do tempo comecei a acha-lo pouco preciso. Decidi adquirir o Dakota20, justamente na Ciclonatur. Complementei os mapas com o mapa da TopoLusitania (http://topolusitania.blogspot.com/2011/ ... -erro.html). Estou bastante satisfeito com o Dakota20. E realmente há uma grande diferença de precisão.
Um handicap do Dakota, é não ser possível integra-lo num PC com o Google Earth. O Oregon já permite. Mas a relação preço/qualidade compensa.
ampop
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo jul 31, 2011 22:06

Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor lynxpardinus » domingo ago 28, 2011 22:06

O dakota e consideravelmente mais preciso e resistente. A vantagem dos smartphones e a versatilidade extra-geocachiana e a integração com a base de dados da groundspeak em tempo real, que permite ter as ultimas caches e fotos actualizadas.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor zepe_ly » domingo ago 28, 2011 23:25

Comecei a fazer geocaching com smartphones (primeiro um nokia e depois um blackberry) e ao fim de algum tempo ( e vício) comprei um dakota 20. Principais vantagens:
- Resistência. Quando se começa a fazer caches fora da cidade, é um perigo andar com um aparelho frágil na mão, estamos sempre à espera que ele caia e se parta todo.
- Capacidade da bateria. Um smartphone ao fim de 3 horas de geocaching fica sem bateria (mesmo na altura em que estavas quase a encontrar uma)
- Precisão do GPS e sobretudo rapidez a encontrar os satélites no meio das árvores ou entre prédios altos.

Portanto, se gostas mesmo de geocaching compra um GPS. Eu tenho o dakota e até agora não estou arrependido.
zepe_ly
Micro
 
Mensagens: 1
Registado: domingo ago 28, 2011 23:15

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor Enoehtoen » segunda ago 29, 2011 01:01

Antes demais quero agradecer o vosso feedback que me está a ajudar bastante a decidir ;))

Mentesimples Escreveu:Antes de mais sê bem vindo a este mundo do geocaching!

Comecei há coisa de duas semanas com um smartphone (Sony Ericsson Xperia neo) e da minha pouca pouca experiência te posso dizer que este fim-de-semana fui para o interior da beira baixa e estive imenso tempo à espera de agarrar o sinal GPS, e quando finalmente se encontrou tinha uma precisão de 12-20m.. [V] foi um bocadito desmoralizante! Em zonas urbanas funciona relativamente bem, mas sente-se bastante o efeito das árvores e prédios altos ao redor (precisão de 1-4m em zonas abertas).


Esta era exactamente uma das minhas duvidas e visto que planeio fazer geocashing em zonas mais rurais imagino que o sinal gps possa ser mais complicado de adquirir com um aparelho não especializado para o efeito.

ampop Escreveu:Um handicap do Dakota, é não ser possível integra-lo num PC com o Google Earth. O Oregon já permite. Mas a relação preço/qualidade compensa.


Quando te referes a integrar o GPS com o google maps estás a falar da hipótese de adicionar pontos geográficos directamente do google maps, ou estás a referir-te à hipótese de colocar mapas do google maps no Dakota?
É que uma das coisas que me deixou bastante interessado no Dakota foi a possibilidade de colocar mapas satelite do google maps sobre um outro mapa no aparelho.

zepe_ly Escreveu:Portanto, se gostas mesmo de geocaching compra um GPS. Eu tenho o dakota e até agora não estou arrependido.


Ainda não tive possibilidade de cachar com gps, mas tendo em conta que já planeava explorar muita coisa por Portugal com uma mochila às costas, o geocashing só vem tornar isso ainda mais interessante :D ... e de acordo com todas as vossas dicas estou decidido a comprar um Dakota 20... agora só me resta escolher onde o vou comprar :)
Enoehtoen
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 26, 2011 00:35

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor ampop » segunda ago 29, 2011 09:11

Enoehtoen Escreveu:Antes demais quero agradecer o vosso feedback que me está a ajudar bastante a decidir ;))

Mentesimples Escreveu:Antes de mais sê bem vindo a este mundo do geocaching!

Comecei há coisa de duas semanas com um smartphone (Sony Ericsson Xperia neo) e da minha pouca pouca experiência te posso dizer que este fim-de-semana fui para o interior da beira baixa e estive imenso tempo à espera de agarrar o sinal GPS, e quando finalmente se encontrou tinha uma precisão de 12-20m.. [V] foi um bocadito desmoralizante! Em zonas urbanas funciona relativamente bem, mas sente-se bastante o efeito das árvores e prédios altos ao redor (precisão de 1-4m em zonas abertas).


Esta era exactamente uma das minhas duvidas e visto que planeio fazer geocashing em zonas mais rurais imagino que o sinal gps possa ser mais complicado de adquirir com um aparelho não especializado para o efeito.

ampop Escreveu:Um handicap do Dakota, é não ser possível integra-lo num PC com o Google Earth. O Oregon já permite. Mas a relação preço/qualidade compensa.


Quando te referes a integrar o GPS com o google maps estás a falar da hipótese de adicionar pontos geográficos directamente do google maps, ou estás a referir-te à hipótese de colocar mapas do google maps no Dakota?
É que uma das coisas que me deixou bastante interessado no Dakota foi a possibilidade de colocar mapas satelite do google maps sobre um outro mapa no aparelho.

zepe_ly Escreveu:Portanto, se gostas mesmo de geocaching compra um GPS. Eu tenho o dakota e até agora não estou arrependido.


Ainda não tive possibilidade de cachar com gps, mas tendo em conta que já planeava explorar muita coisa por Portugal com uma mochila às costas, o geocashing só vem tornar isso ainda mais interessante :D ... e de acordo com todas as vossas dicas estou decidido a comprar um Dakota 20... agora só me resta escolher onde o vou comprar :)


Refiro-me à possibilidade de teres o PC com o Google Earth contigo, e em modo "tempo real", o mapa do Google Earth vai actualizando a tua posição. É bastante útil em TT, sabes sempre onde estás e tens uma ideia do terreno que te envolve, também podes desenhar trilhos e verificar se estás no caminho correcto. É claro que a abordagem final à cache terá de ser com um dispositivo mais prático.
ampop
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo jul 31, 2011 22:06

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor alieri » segunda ago 29, 2011 10:28

Quanto à compra do GPS, mapas e diferença de valores, acho que a diferença é tão pouca que pode compensar comprar na loja que referes para o caso de precisares de uma assistência mais direta. Se for apenas pelos mapas, e de acordo com pesquisas que qualquer um pode fazer na net, esses mapas estão disponíveis em "sites da especialidade", e nesse sentido talvez valha a pena comprar no vendedor mais barato e usares a diferença para comprar um cartão de memória ou uma película para proteção do écran, por exemplo.

Quanto à cobertura de GPS no campo vs cidade, que alguém referiu, ela deveria ser melhor fora dos meios urbanos. Melhor dizendo, onde não houver obstáculos para o céu, como perto de prédios, falésias, ou sob arvoredo, a receção será melhor.

Finalmente, a questão de usar o GPS ligado ao PC (Google Earth ou google maps ou software para leitura de mapas, como o OziExplorer / CompeGPS / outros) é algo comum no todo-o-terreno, mas creio que não muito habitual em geocachers, pelo que gostaria de dizer que essa funcionalidade não será imprescindível para procurar caches.

Ainda assim, saindo do tópico, pergunto ao ampop se é mesmo impossível ou se não terá que verificar, no sistema do Dakota, o protocolo de ligação com o PC.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor ampop » segunda ago 29, 2011 11:12

alieri Escreveu:Quanto à compra do GPS, mapas e diferença de valores, acho que a diferença é tão pouca que pode compensar comprar na loja que referes para o caso de precisares de uma assistência mais direta. Se for apenas pelos mapas, e de acordo com pesquisas que qualquer um pode fazer na net, esses mapas estão disponíveis em "sites da especialidade", e nesse sentido talvez valha a pena comprar no vendedor mais barato e usares a diferença para comprar um cartão de memória ou uma película para proteção do écran, por exemplo.

Quanto à cobertura de GPS no campo vs cidade, que alguém referiu, ela deveria ser melhor fora dos meios urbanos. Melhor dizendo, onde não houver obstáculos para o céu, como perto de prédios, falésias, ou sob arvoredo, a receção será melhor.

Finalmente, a questão de usar o GPS ligado ao PC (Google Earth ou google maps ou software para leitura de mapas, como o OziExplorer / CompeGPS / outros) é algo comum no todo-o-terreno, mas creio que não muito habitual em geocachers, pelo que gostaria de dizer que essa funcionalidade não será imprescindível para procurar caches.

Ainda assim, saindo do tópico, pergunto ao ampop se é mesmo impossível ou se não terá que verificar, no sistema do Dakota, o protocolo de ligação com o PC.


Olá Alieri,
Tenho um GPS BU-353, que utilizei intergrado no Google earth durante algum tempo. Não sendo imprescindível, dá muito jeito para as caches onde é necessário percorrer trilhos (aqui no Alentejo há umas quantas), mas confesso que a utilização é 80% para TT e 20% para Geocaching.
Como o GPS BU-353 avariou, decidi verificar a possibilidade de ligar o Garmin Dakota ao PC. Descobri que o Dakota não tem o protocolo NMEA, necessário para a comunicação com o PC. O Oregon já tem o protocolo NMEA e permite conecção ao PC.
ampop
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo jul 31, 2011 22:06

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor alieri » segunda ago 29, 2011 11:20

o meu google earth aceita dois protocolos no menu Ferramentas / GPS : NMEA ou Garmin PVT. já testaste isso também?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor ampop » segunda ago 29, 2011 11:41

alieri Escreveu:o meu google earth aceita dois protocolos no menu Ferramentas / GPS : NMEA ou Garmin PVT. já testaste isso também?


Sim, com o Dakota nada feito.
ampop
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo jul 31, 2011 22:06

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor ViperUnderground » segunda ago 29, 2011 12:25

ampop Escreveu:
alieri Escreveu:o meu google earth aceita dois protocolos no menu Ferramentas / GPS : NMEA ou Garmin PVT. já testaste isso também?


Sim, com o Dakota nada feito.


Ora aqui está uma diferença entre Dakota e Oregon!
Não tinha conhecimento que o Dakota não suportava NMEA!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor Enoehtoen » segunda ago 29, 2011 18:59

Mas é assim tão diferente o resultado da integração do gps com o google earth quando comparado com a possibilidade de colocar imagens satélite do mesmo google earth no gps?

À partida, da mesma forma que integrando o gps com o pc é possível ver os trilhos, também o é possível se fizermos os mapas a partir do google earth, não é? Desde que se saiba por onde se vai andar é só uma questão de fazer o mapa. Quanto muito o problema poderá estar na memória.

Já agora, disseram-me que é preferível colocar os mapas no cartão e não na memória interna do gps por uma questão de rendimento do processador do mesmo. Alguém me sabe confirmar a veracidade disto?
Enoehtoen
Micro
 
Mensagens: 4
Registado: sexta ago 26, 2011 00:35

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor alieri » segunda ago 29, 2011 19:42

Enoehtoen Escreveu:disseram-me que é preferível colocar os mapas no cartão e não na memória interna do gps por uma questão de rendimento do processador do mesmo. Alguém me sabe confirmar a veracidade disto?

Penso que o GPS será mais rápido a ler a informação que está na sua memória do que a que está no cartão, mas... a diferença será de tal forma grande que notemos diferença? Portanto, quanto ao desempenho, não sei dar dados exactos, mas não devo andar longe da verdade.
Penso que a grande vantagem dos GPS (garmin) com cartões de memória é que podemos manter as definições e mapas de origem, sem perigo de estragar, usando a memória externa para colocar outras coisas.
Ao mesmo tempo, enquanto que a memória interna é limitada e se tiveres um mapa da europa toda ele - eventualmente - não cabe no GPS, a capacidade do cartão é normalmente *bastante* maior e permite facilmente colocar e usar os mapas que queiras (trocando de cartões, por exemplo).
Esta é, a meu ver, uma das maiores vantagens dos Garmin. Facilmente adquires mapas prontos a funcionar, bastando metê-los num cartão.
Aliás, no Legend meti um mapa na memória, enviando pelo Mapsource, e demorou uma hora ou mais.
Colar um mapa, por maior que seja, num cartão de memória é questão de poucos minutos.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dakota 20 ou smartphone?

Mensagempor lynxpardinus » segunda ago 29, 2011 20:47

Por outro lado, com um Garmin, se o que queres são fotografias aéreas, tens o Birdseye - um programa que te permite seleccionar imagens aéreas da Garmin e passá-las para o GPS. É gratuito e acessível através do site da Garmin, sendo que tens que ter o GPS registado.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes