• Anúncios

Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor cl_graca » segunda ago 15, 2011 20:23

Olá a todos!

Adquirimos um Garmin Oregon 550 mas ainda estamos a ter algumas dores de cabeça no seu manuseamento. Já vi alguns em que podemos fazer uma busca por tipo de caches, se queremos apenas tradicionais, se queremos apenas multis, etc., também vi isto num artigo da revista GZ, mas no meu, depois de passar as caches para o GPS apenas posso escolher se quero vê-las pelo seu código ou pelo nome. Porque não me aparece da outra forma?
Outra dúvida que temos é quando fazemos uma multi, depois de fazer as contas, não conseguimos colocar as novas coordenadas, temos de voltar ao menu inicial e depois escolher a opção ir para coordenadas e, aí escrever as coordenadas finais. Assim, nunca nos vai aparecer essa cache como encontrada nem conseguimos fazer a tentativa de registo.
Mais uma questão prende-se com as caches enigma, depois de passar o ficheiro gpx, como posso alterar as coordenadas para as coordenadas finais?
Ora bem, mais uma... quando temos uma cache com parque de estacionamento recomendado, como se faz para ir em 1º lugar para o estacionamento?

Com estas coisas todas já temos saudades do nosso eTrex....
cl_graca
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quarta set 02, 2009 23:58

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor lynxpardinus » terça ago 16, 2011 01:27

Confesso que só conheço a possibilidade de filtragem por tipo de cache antes de passar a informação para o GPSr. Mas posso estar enganado...

Acho que a solução quer para as multi quer para as enigmas é realmente introduzir as coordenadas à mão. Mas, se quiseres, podes assinalar no menú da cache no Garmin em como a cache foi encontrada e escrever a nota aí. Não é um processo tão directo como numa tradicional, mas é possível.

Quanto a parques de estacionamento... Bom, mais uma solução "atamancada", se escolheres ir para a cache, depois, vais para o mapa de destino e, aí, escolhes o ponto de estacionamento assinalado no mapa e fazes um "go".

Se alguém conhecer soluções mais simples e menos "aldrabadas", faça favor! E, também agradeço!
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor alieri » terça ago 16, 2011 01:40

cl_graca Escreveu:Adquirimos um Garmin Oregon 550 mas ainda estamos a ter algumas dores de cabeça no seu manuseamento.
1 - Já vi alguns em que podemos fazer uma busca por tipo de caches, se queremos apenas tradicionais, se queremos apenas multis, etc., também vi isto num artigo da revista GZ, mas no meu, depois de passar as caches para o GPS apenas posso escolher se quero vê-las pelo seu código ou pelo nome. Porque não me aparece da outra forma?

2A - Outra dúvida que temos é quando fazemos uma multi, depois de fazer as contas, não conseguimos colocar as novas coordenadas, temos de voltar ao menu inicial e depois escolher a opção ir para coordenadas e, aí escrever as coordenadas finais.

2B - Assim, nunca nos vai aparecer essa cache como encontrada nem conseguimos fazer a tentativa de registo.

3 - Mais uma questão prende-se com as caches enigma, depois de passar o ficheiro gpx, como posso alterar as coordenadas para as coordenadas finais?

4 - quando temos uma cache com parque de estacionamento recomendado, como se faz para ir em 1º lugar para o estacionamento?

Com estas coisas todas já temos saudades do nosso eTrex....


Boas
Não tenho o Oregon, mas acho que a resposta a algumas das questões (numerei-as para facilitar) pode passar por saber antes de mais (A) onde vais buscar as caches e (B) como as metes no GPS?
A [url=www8.garmin.com/manuals/2565_PTManualdoUtilizador.pdf]consulta do manual[/url] também pode ser positiva, por mais que o tentemos negar.
Já espreitaste aqui - http://garminoregon.wikispaces.com/Geocaching ?

1 - nesta imagem aparecem multis, tradicionais e uma mistério. De certeza que não tens um menu assim? Tens um menu de geocaches, ou só um de POIs?

2A - podes criar um ponto novo (marcar ponto) e meter as coordenadas do próximo ponto ou do ponto final da multi.

2B - e nas tradicionais, consegues marcar como encontrada? Então também deves poder marcar a multi como encontrada, ainda que o faças no waypoint com o nome da cache (e que não é o ponto final da mesma).

3 - através de "editar pontos de passagem" (pag 13 do manual que indiquei)? ou não dá para fazer isso com as geocaches?
Talvez o possas fazer à unha no próprio ficheiro de caches, usando o notepad do windows, mas se responderes à questão A, talvez exista uma solução mais prática. Se usas o GSAK, podes fazê-lo na opção ' corrected cordinates' (botão direito do rato sobre a cache em questão).

4 - vê lá se o ponto de estacionamento não está no fim da descrição da cache?

A resposta 4 foi tirada do ultimo link que indiquei. Tem lá montes de dicas que te podem ajudar (como estas )
Se e quando solucionares as tuas dúvidas, escreve aqui o descobriste para partilhar
Peço desculpa por não poder ajudar melhor, mas não tenho o aparelho, simplesmente usei o google e alguma experiência com um Garmin mais antigo (um Etrex ehehehe)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor ViperUnderground » sábado ago 20, 2011 01:55

cl_graca Escreveu:Olá a todos!

Adquirimos um Garmin Oregon 550 mas ainda estamos a ter algumas dores de cabeça no seu manuseamento. Já vi alguns em que podemos fazer uma busca por tipo de caches, se queremos apenas tradicionais, se queremos apenas multis, etc., também vi isto num artigo da revista GZ, mas no meu, depois de passar as caches para o GPS apenas posso escolher se quero vê-las pelo seu código ou pelo nome. Porque não me aparece da outra forma?
Outra dúvida que temos é quando fazemos uma multi, depois de fazer as contas, não conseguimos colocar as novas coordenadas, temos de voltar ao menu inicial e depois escolher a opção ir para coordenadas e, aí escrever as coordenadas finais. Assim, nunca nos vai aparecer essa cache como encontrada nem conseguimos fazer a tentativa de registo.
Mais uma questão prende-se com as caches enigma, depois de passar o ficheiro gpx, como posso alterar as coordenadas para as coordenadas finais?
Ora bem, mais uma... quando temos uma cache com parque de estacionamento recomendado, como se faz para ir em 1º lugar para o estacionamento?

Com estas coisas todas já temos saudades do nosso eTrex....


Vamos por partes.

Presumo que colocas o ficheiro gpx na pasta Garmin\GPX
Ao fazeres isto quando ligas o GPS ele carrega como Geocaches.
No menu deverás ter esta opção:
Imagem
(imagem A)

Se tiver carregado bem aparece-te o seguinte ecrã.
Escolhes "Procurar Geocache"
Imagem
(imagem B)

Irá aparecer-te a lista de caches!
Imagem
(imagem C)


Para filtrares por tipo de cache vais ao menu da imagem B e escolhes "Filtro Rápido"
Imagem

Escolhes "Tipo" e vai-te apresentar a lista com todos os tipos de caches. Escolhes aquele(s) que queres ver.
Imagem


Para inserires as novas coordenadas numa multi.
Vais a "Geocaches->Procurar Geocache" e escolhes a cache que queres.
Neste exemplo, imagem C, cache Linha de Água, e vais para aqui
Imagem

Pressionas no nome da cache no topo e vais ter à descrição..
Imagem

Pressionas "Ir" e depois no X
ImagemImagem

Vais ter ao menu principal outra vez.
Pressionas "Geocaches" e agora vai aparecer-te este ecrã
Imagem

Escolhes "Introduza o próximo passo" e inseres depois as novas coordenadas.


Quanto às coordenadas dos enigmas, o que tens a fazer é de começares a usar o GSAK.
Carregas as caches para lá. Corriges as coordenadas e envias para o GPS.
Ou então, crias e/ou envias POIs com a coordenada corrigida.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor cl_graca » sábado ago 20, 2011 10:55

Boas! Ora aí está algo muito bem explicado! Obrigado Viper :)
De facto eu guardo os ficheiros gpx no ambiente de trabalho e, depois, faço um copy/paste na pasta "gamin/gpx"- Ligo o gps, escolho a opção geocaches no menu inicial (imagem A) e até aí tudo bem. O problema vem depois... Na imagem B, só me aparecem as duas primeiras opções. Na imagem C, apenas me aparece a listagem das caches e não aparece o ícone referente ao tipo de cache. Ora apartir daqui na me aparece mais nada. Apenas me resta clicar numa das caches e fazer ir.
Quanto às multis nunca me aparece a opção Introduzir Próximo Passo.
E realmente o que explicas é o que já vi noutros oregons 550 mas no nosso não dá... começamos a desesperar e a pensar no nosso antigo eTrex onde tudo à unha era mais fácil.... adquirimos este pensando que ficávamos mais bem servidos e afinal nada :(
cl_graca
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quarta set 02, 2009 23:58

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor ViperUnderground » sábado ago 20, 2011 14:29

cl_graca Escreveu:Boas! Ora aí está algo muito bem explicado! Obrigado Viper :)
De facto eu guardo os ficheiros gpx no ambiente de trabalho e, depois, faço um copy/paste na pasta "gamin/gpx"- Ligo o gps, escolho a opção geocaches no menu inicial (imagem A) e até aí tudo bem. O problema vem depois... Na imagem B, só me aparecem as duas primeiras opções. Na imagem C, apenas me aparece a listagem das caches e não aparece o ícone referente ao tipo de cache. Ora apartir daqui na me aparece mais nada. Apenas me resta clicar numa das caches e fazer ir.
Quanto às multis nunca me aparece a opção Introduzir Próximo Passo.
E realmente o que explicas é o que já vi noutros oregons 550 mas no nosso não dá... começamos a desesperar e a pensar no nosso antigo eTrex onde tudo à unha era mais fácil.... adquirimos este pensando que ficávamos mais bem servidos e afinal nada :(


Vai a "Configur" andas para baixo nas setas para a última opção "Acerca de.." e escreve aqui qual a versão do software que aí aparece!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor cl_graca » sábado ago 20, 2011 14:40

Aparece:
Software Version 2.30
ID da Unidade 3669700797
Versão de Software GPS: 3.70
cl_graca
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quarta set 02, 2009 23:58

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor ViperUnderground » sábado ago 20, 2011 14:52

cl_graca Escreveu:Aparece:
Software Version 2.30
ID da Unidade 3669700797
Versão de Software GPS: 3.70


Xii... isso é do século passado! :mrgreen:
Vai na:
Software Version 4.80 (saiu ontem)
Versão de Software GPS: 5.00
:D

1º - Ligas o GPS ao PC e fazes o backup de tudo! Copias as pastas e ficheiros todos do GPS para o PC!

2º - Vais fazer o download do webupdater da Garmin

3º - Certifica-te que as pilhas têm pelo menos mais de metade da carga!

4º - Ligas o GPS ao PC e corres o webupdater! Depois fazes o que ele te mandar! (é só uns checks a aceitares e um ou outro "next" )
Quando terminar desligas o GPS do PC e ligas-o no botão.
Ele vai fazer a actualização sozinho (costuma ser rápido) e já está!
Quando estiver tudo experimentas novamente a ver se te aparecer as opções que te mostrei!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor cl_graca » sábado ago 20, 2011 15:03

OK ;) vou fazer isso assim que possível e depois digo como correu :D

UM ENORME MUITO OBRIGADO :)
cl_graca
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quarta set 02, 2009 23:58

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor cl_graca » sábado ago 20, 2011 15:44

JÁ ESTÁ :clap:
quando nos encontrarmos algures por aí já ganhas o café... :pop:
Mais uma vez obrigado :D
cl_graca
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: quarta set 02, 2009 23:58

Re: Oregon 550 - dúvidas de funcionamento

Mensagempor ViperUnderground » sábado ago 20, 2011 16:02

Já funciona é o que interessa! :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron