• Anúncios

resolver problema GARMIN (converter track para waypoints ?)

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

resolver problema GARMIN (converter track para waypoints ?)

Mensagempor bruno_nunes » quarta abr 06, 2011 00:02

viva.
como tenho um garmin -nuvi205- que não aceita inserir um ficheiro com um percurso pré-estabelecido (track), ando a tentar encontrar uma alternativa.

a minha ideia é dividir um percurso em waypoints e depois transferi-los para o gps. s forem muitos vão aparecer juntos no mapa, logo formam um percurso.

por exemplo:

1)ir ao wikiloc, fazer um download de um percurso de alguém;
2)dividir o percurso em waypoints (na realidade já está dividido, o gps vai marcando os pontos de x em x tempo, juntos formam o percurso);
3)transferir os waypoints para o gps.

no wikiloc e noutros sites os percursos normalmente estão guardados em KMZ, KML, ou XML.
estou a tentar enviar para o gps através do GSAK.

o meu problema é converter KML para GPX, SEM PERDER OS WAYPOINTS.

há um programa, GE2GPX, que é esplêndido: abre o KML, selecciona os waypoints todos, converte isso para GPX, esse ficheiro abre-se no GSAK, estão lá os waypoints todos, é só enviar para o gps. o pormenor é que a versão free do GE2GPX tem uma restrição: só transfere 3 waypoints.

já tentei converter no site do GPSIES, com o GPSBABEL, mas nada. quando abro o ficheiro que estes programas criam só tem um waypoint.
aliás quando abre o ficheiro que o GPSIES cria, o GSAK diz que tem os waypoints, mas depois só acede a um.
o próprio GSAK só trabalha com ficheiros GPX, daí precisar de converter...


alguém sabe de algum programa que funcione como GE2GPX sem restrições, ou tenha outra ideia de como transferir percursos para o gps? há como contornar isto no GSAK

thanks.
bruno_nunes
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 16, 2011 18:34

Re: ideias e sugestões para resolver problema com GARMIN

Mensagempor alieri » quarta abr 06, 2011 01:48

peguei num track q gravei num garmin Etrex H.

fui a http://www.gpsies.com/convert.do e mandei converter esse track para waypoint (gpx waypoint)
reduzi o numero de wpts para 500 (para testar).

abri o ficheiro resultante no google earth - os 500 pontos estão lá, mas quando abro esse gpx no gsak só aparece um ponto, tal como dizes, portanto o gsak é que está a dar cabo do esquema.
tenta, em vez de abrires o gpx no gsak e mandares para o nuvi, usar o garmin poiloader.
mandas o programa buscar o gpx e mandá-lo para o Nuvi (eventualmente para uma pasta "garmin" no cartão de memória? - opção "enviar para pasta no meu computador")

atenção: se mandares os pontos assim para o Nuvi (e não para o cartão), depois não sei como se faz para os apagar. Já li algures que tem que ser um a um, à unha!! ( http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... pic=180803 )
se mandares para o cartão, ao ligar o gps ele pergunta se queres instalar. tenta primeiro dizer que não ;)
sugiro que tentes com um track com poucos pontos.

outra coisa: se mandares para o cartão, os waypoints ficam nos "extras". quando pedes para navegar para os extras, o Nuvi só te vai mostrar os 50 pontos + perto de ti, mas eles devem estar lá todos (usa a função soletrar)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: ideias e sugestões para resolver problema com GARMIN

Mensagempor bruno_nunes » quarta abr 06, 2011 23:36

boas, alieri! obrigado! é quase isto! quase! LOL
uma pergunta pois ainda não consigo testar:

como disseste funcionou as mil maravilhas, os pontos passaram com o POILOADER para o garmin, ficaram na página dos extras.
mas quando selecciono um e vejo o mapa só me aparece no mapa esse, os outros não.
será que quando estiver a caminhar me aparecem os pontos todos?
porque o que quero é que me apareçam esses pontos todos em simultâneo de modo a que quando estou no trilho o gps me indique um caminho a seguir
bruno_nunes
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 16, 2011 18:34

Re: ideias e sugestões para resolver problema com GARMIN

Mensagempor alieri » quarta abr 06, 2011 23:53

Ainda bem que pude ajudar :-)
bruno_nunes Escreveu: quando selecciono um e vejo o mapa só me aparece no mapa esse, os outros não.
será que quando estiver a caminhar me aparecem os pontos todos?
porque o que quero é que me apareçam esses pontos todos em simultâneo de modo a que quando estou no trilho o gps me indique um caminho a seguir


Não tenho aqui o GPS para testar, mas aposto que sim.
Costumo mandar as caches do GSAK para o GPS usando parcialmente o método que descrevi, e também ficam nos extras (por opção) e também só vejo uma cache no mapa quando a selecciono.
Ao navegar, já em estrada, as caches aparecem no écran. Daqui deduzo que os pontos também te irão aparecer.
No meu caso, aparecem icons relativos às caches (tem a ver com a macro que uso no GSAK), penso que no teu caso aparecerá um ponto preto ou algo assim. Só testando para ver.
Experimenta marcar dois ou três pontos aí perto de casa, no caminho para o trabalho ou isso (desenha o caminho no google earth?) Seria chato ires para o "monte" e descobrires que afinal a coisa não funciona :?

depois conta como correu!!!
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: resolver problema GARMIN (converter track para waypoints

Mensagempor manelov » quinta abr 07, 2011 07:20

Basta pôr o Zoom nos 80 m e os POI já aparecem. Este nivel de Zoom é suficiente para navegar e ver todos o POIs.
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: resolver problema GARMIN (converter track para waypoints

Mensagempor bruno_nunes » quinta abr 07, 2011 19:49

alieri, funciona às mil maravilhas, és um génio ;))

há algum modo de mudar o aspecto dos poi's? aparece uma esfera, se conseguisse mudar para um quadrado no plano ficava perfeito
bruno_nunes
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 16, 2011 18:34

Re: resolver problema GARMIN (converter track para waypoints

Mensagempor manelov » quinta abr 07, 2011 20:15

No paint podes fazer um desenho com 18*18 pixeis, manda gravar com o mesmo nome do ficheiro que usas no Poiloader com os pontos, mas a extensão é BMP. Coloca esse dois ficheiros na mesma pasta e usa o poiloader para carregar os dois.
Eu fiz este para usar no meu GPS.
CACHE.JPG
CACHE.JPG (849 Bytes) Visualizado 2412 vezes
Imagem Imagem
manelov
Regular
 
Mensagens: 584
Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: resolver problema GARMIN (converter track para waypoints

Mensagempor alieri » quinta abr 07, 2011 22:07

É um prazer ajudar e ser útil ;) de génio tenho muito pouco, tenho é muito tempo livre :-)
Quanto aos icons, também podes escolher daqui - http://www.poi-factory.com/gps-icons
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron