• Anúncios

Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor GeoDuplaP&F » terça fev 12, 2013 14:31

lynxpardinus Escreveu:(off-topic:

Sugeria-te que desses umas olhadelas a:
- viewtopic.php?f=10&t=6733&hilit=android&start=105
- viewtopic.php?f=7&t=8085&p=128854&hilit=android#p128854


Obrigado, Lynx. Já descobri alguns e isso vai ajudar um pouco mais.

/off-topic) [:D]
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor biscas » terça fev 12, 2013 14:46

comecei com um GPS de estrada e depressa, encostei o geocaching. não era muito prático, pois tinha de andar a colocar coordenadas à mão e perto do ponto 0 deixava de navegar.
quando comprei um smartphone voltei ao geocaching, mas depressa me apercebi que não conseguia ir muito longe, é pratico, barato e acessivel. Mas a duração da bateria, não me permitia andar um dia inteiro a cachar.
Comprei um GPS e agora apenas uso o smartphone para alguma cache não planeada. Com o futuro poderão os smartphones ficar mais rentáveis a nivel de bateria e resistência, mas quem tem um GPS não o vai largar.
Já quanto ao GPS de estrada, se fosse hoje talvez não o comprasse, pois o smartphone cumpre e bem essa função, aliado ao facto de haver aplicações grátis e boas, e se puder ligar ao isqueiro do carro e a bateria continuar viva. (dai as quedas da Tomtom)

Talvez fosse mais viavel pensar que a essência do geocaching, poderá estar ameaçado pelos smartphones, pois com equipamentos baratos, qualquer um pode ser um geocacher, por issso vemos muitos geocachers com poucos logs em que depois vemos cenas mais tristes como logs com 3 palavras...( isto é apenas o menos mau disso)
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor 20 ver » terça fev 12, 2013 20:55

O ideal é ter um de cada.
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
20 ver
Micro
 
Mensagens: 51
Registado: domingo abr 12, 2009 10:57
Localização: Braga

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta fev 13, 2013 11:11

biscas Escreveu:Talvez fosse mais viavel pensar que a essência do geocaching, poderá estar ameaçado pelos smartphones, pois com equipamentos baratos, qualquer um pode ser um geocacher, por issso vemos muitos geocachers com poucos logs em que depois vemos cenas mais tristes como logs com 3 palavras...( isto é apenas o menos mau disso)


Biscas, permite-me que te contradiga. Tudo isso que apontas já aconteceu graças à grande divulgação que o GC teve nos últimos tempos. Esses logs de 3 palavras já são muito bons, quando encontramos logs de uma palavra (OPC ou TFTC) ou apenas de um ponto (.) ou simplesmente de nada. Um log totalmente vazio.

Ou outra moda que se vê imenso, escreverem um testamente enorme sobre tudo o que fizeram desde que o dia começou, depois escrevem um paragrafozito sobre a cache (ou não) e terminarem com um "Pedimos ao owner desculpas por escrever os logs todos iguais mas foram tantos e não dá para individualizar". Acho que preferia um "TFTC" a isso...
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor lynxpardinus » quarta fev 13, 2013 17:07

Se quiserem, dêem uma vista de olhos a este artigo do Head Hard Hat - http://headhardhat-geocache.blogspot.co ... hones.html . Basicamente, o ponto central é que os smartphones que são "descontraidamente" usados para geocaching (por vezes em situações arriscadas) são instrumentos caros, e que os geocachers deveriam pensar em fazer seguros que cobrissem os riscos inerentes ao geocaching.

Têm alguma opinião sobre isto?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta fev 13, 2013 18:36

Eu tenho... comprei um SoftStone da Tmn por 50€ por isso mesmo. Até já caiu do terceiro andar e depois de (re)montado, funciona como novo (se não olharmos para a "dentada" que tem no topo).
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor biscas » quarta fev 13, 2013 19:33

GeoDuplaP&F Escreveu:
biscas Escreveu:Talvez fosse mais viavel pensar que a essência do geocaching, poderá estar ameaçado pelos smartphones, pois com equipamentos baratos, qualquer um pode ser um geocacher, por issso vemos muitos geocachers com poucos logs em que depois vemos cenas mais tristes como logs com 3 palavras...( isto é apenas o menos mau disso)


Biscas, permite-me que te contradiga. Tudo isso que apontas já aconteceu graças à grande divulgação que o GC teve nos últimos tempos. Esses logs de 3 palavras já são muito bons, quando encontramos logs de uma palavra (OPC ou TFTC) ou apenas de um ponto (.) ou simplesmente de nada. Um log totalmente vazio.

Ou outra moda que se vê imenso, escreverem um testamente enorme sobre tudo o que fizeram desde que o dia começou, depois escrevem um paragrafozito sobre a cache (ou não) e terminarem com um "Pedimos ao owner desculpas por escrever os logs todos iguais mas foram tantos e não dá para individualizar". Acho que preferia um "TFTC" a isso...


Certo que 3 palavras são mais que um OPC, mas a diferença é minima. E sim um log globalizado, também não é bom, mas confesso que já o fiz. Mas várias de dezenas de caches, desde a costa à Fonte da Telha, em que tudo é quase igual. Não deixa muita escapatória.

RuiJSDuarte Escreveu:Eu tenho... comprei um SoftStone da Tmn por 50€ por isso mesmo. Até já caiu do terceiro andar e depois de (re)montado, funciona como novo (se não olharmos para a "dentada" que tem no topo).

o meu é esse mesmo, e por sinal ainda hoje me salvou, pois no garmin não me estava a aparecer como resolver a questão de uma multi
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor tmob » quarta fev 13, 2013 21:11

De há um ano para cá tenho usado um smartphone android e literalmente não quero outra coisa.
Nunca mais usei nenhum dos gps outdoors que tinha, tanto é que os vendi recentemente.
Custou 100€ na altura (agora está a 80€), muito menos que um GPS outdoor.
É bastante prático; gosto de não ter um aparelho dedicado.
A autonomia é facilmente extensível com uma segunda bateria.
Com uma daquelas capas de borracha ganha uma resistência bastante aceitável.
Apesar de não ter plano de dados no telemóvel, é sempre possível apanhar uma rede wifi para adicionar uma nova PQ por exemplo.
A precisão também iguala o meu gps outdoor anterior.
Para além da vantagem de poder ter vários tipos de mapas.
Para mim é só vantagens.
Imagem
tmob
Regular
 
Mensagens: 401
Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta fev 13, 2013 21:34

biscas Escreveu:E sim um log globalizado, também não é bom, mas confesso que já o fiz. Mas várias de dezenas de caches, desde a costa à Fonte da Telha, em que tudo é quase igual. Não deixa muita escapatória.

Não me refiro a um log globalizado, embora eu nunca o tenha feito. Os que faço são todos personalizados. Refiro-me aqueles grandes testamentos que contam a vida toda dos últimos 4 dias e é repetido nos logs de todas as caches desses mesmos 4 dias.

Está aqui um exemplo, que nem é dos piores. Note-se que este log genérico refere-se à "Monstra" e a cache em que está não faz parte dessa série.
Imagem
Avatar do Utilizador
GeoDuplaP&F
Extra Large
 
Mensagens: 3216
Registado: terça dez 04, 2007 10:13
Localização: Azambuja

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor vsergio » quinta fev 14, 2013 15:59

Bem, não sei se estará ameaçado, se bem que o universo do geocaching não será o único a pender para o uso dos smartphones.
Mas por exemplo, a malta do BTT, aquela malta mesmo da lama e tal, não vai trocar o garmin por um iphone, digo eu.
Eu, por acaso, mas porque não tenho feito ultimamente grandes aventuras de outdoor, grandes caminhadas e assim, tenho apenas usado o iPhone. Sem capa. Sem baterias suplementares... mas com plano de dados... é só gastar gingabaítes à TMN para sacar os mapas online e tal.
Queria dar mais uso ao meu amarelinho. Isso queria.
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor RuiJSDuarte » quinta fev 14, 2013 16:08

vsergio Escreveu:Bem, não sei se estará ameaçado, se bem que o universo do geocaching não será o único a pender para o uso dos smartphones.
Mas por exemplo, a malta do BTT, aquela malta mesmo da lama e tal, não vai trocar o garmin por um iphone, digo eu.
Eu, por acaso, mas porque não tenho feito ultimamente grandes aventuras de outdoor, grandes caminhadas e assim, tenho apenas usado o iPhone. Sem capa. Sem baterias suplementares... mas com plano de dados... é só gastar gingabaítes à TMN para sacar os mapas online e tal.
Queria dar mais uso ao meu amarelinho. Isso queria.


Queres dar mais uso?!? Tenho lá uma bike a mais... quando for dar mais uma volta de BTT aviso-te! :twisted:
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor rifkind » terça fev 19, 2013 17:18

O nosso parque electrónico actual inclui 3 dispositivos:
- Garmin Quest (~2004)
- Samsung Galaxy Tab P1000 (~ 2011), com Android 4.1.2 não oficial (a Samsung deixou de suportar os upgrades desde a 2.3.1...)
- Apple iPad 3 (~ 2012), com iOS 6.1.1, + GPS externo XGPS150

O Android crasha 4 ou 5 vezes por dia. É bom para servir de ponto de acesso, já que o iPad não tem 3G. E faz chamadas.
O iPad tem um problema qualquer desde o iOS 6.x.x (mais malta com o problema(fóruns da Apple)) na ligação ao GPS, que volta e meia fica muito instável ou desaparece de todo.

O iPad e o Android permitem montes de maravilhas, mas adivinhem em qual posso confiar que funciona?
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1728
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor hfilipe » terça fev 19, 2013 18:04

rifkind, desde há quase um ano que só faço geocaching com smartphones (Android e iPhone) e até agora os problemas têm sido praticamente zero. Não há crashes em várias apps e agora com o iPhone parece-me que a precisão é bastante boa.

Ainda no fim de semana passado, havia pelo menos 2 GPSs tradicionais e adivinha qual foi o mais (e praticamente único) utilizado? Esse mesmo, o meu iPhone!

A facilidade com que se tem rapidamente acesso a toda a informação das caches não tem rival nos GPSs tradicionais. Ah, e o resto do grupo está à espera que faça os logs, graças ás field notes que ia gravando, para fazerem os deles.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor rifkind » terça fev 19, 2013 18:15

Eu sei, e isso torna tudo um pouco mais frustrante. :)

Do meu Android, já me resignei ao problema ser mesmo o HW. Por alguma razão a Samsung não quer actualizar o sistema operativo.

Pelo menos não faltam opções! :D
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1728
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor lynxpardinus » quarta abr 24, 2013 12:02

Para quem estiver interessado, este é mais um artigo sobre o assunto - http://beta.fool.com/mikecart1/2013/04/ ... lnk0000001 . Curiosamente, o autor diz que o aumento de tamanho dos smartphones pode representar uma oportunidade para os GPS tradicionais.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

AnteriorPróximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron