• Anúncios

Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor lynxpardinus » sexta mar 25, 2011 20:00

Uma das coisas que me surpreendeu nos últimos dias foi olhar para a votação da poll que está neste momento na página inicial deste fórum ( http://geocaching-pt.net/ ) e perceber que cerca de 20% dos geocachers que nela votaram usam telemóveis com Android como principal aparelho para cachar. É certo que temos apenas uma amostra de 35 geocachers votantes até ao momento, de um universo bem maior (sendo que recordo que, normalmente, para um universo de poucos milhares, 30 já é um número considerado com um mínimo de fiabilidade), mas mesmo assim não deixa de ser uma percentagem interessante.

Os sistemas de telemóvel + aplicação de geocaching apresentam (quando com rede) uma versatilidade que é dificilmente igualável pela maioria dos GPSr tradicionais - têm câmara fotográfica, acesso directo à internet, descarga imediata de caches e mapas (o trabalho de casa fica bem simplificado), aplicações para resolução de enigmas,... - e, bem vistas as coisas, são mais baratos (pelo preço de um telefone normal, ganha-se um GPS, para geocaching e estrada). Claro que têm alguns pontos fracos, como a menor precisão (mas acredito que isso venha a ser melhorado) e, sobretudo, a menor resistência a choques e água (mas, convenhamos, com o número de caches urbanas a crescer exponencialmente, estas características podem já não ser imprescindíveis para muitos geocachers).

Assim... acham que o GPS tradicional estará ameaçado a curto prazo?
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor MAntunes » sexta mar 25, 2011 21:11

Sem dúvida que sim, por todos os motivos que indicaste.
Os aparelhos tradicionais tenderão, cada vez mais, a servir como aparelho de entrada para quem se inicia e precisa um receptor simples e robusto e para quem se aventura pelas montanhas e caches/caminhadas natura e necessita de um aparelho com essas mesmas características. Provavelmente, como acontece comigo, alguns manterão o primeiro aparelho para o 'trabalho duro' mesmo depois de adoptarem um mais versátil e cheio de funcionalidades, onde podem instalar uma panóplia de aplicações, mas a maioria deverá evoluir para máquinas mais modernas e versáteis abandonando os aparelhos dedicados.
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor daraopedal » sexta mar 25, 2011 21:53

Concordo totalmente com o MAntunes. O fácil acesso a esses telemóveis propicia ainda o exponencial crescimento do número de caches, o que leva ao maior aparecimento de casos de "deixa-cá-colocar-também-uma-cache-num-sítio-que-isso-é-giro-mas-passado-duas-semanas-já-me-aborrece-e-não-quero-saber-de manutenção"
Just my 2 cents... :?
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
daraopedal
Regular
 
Mensagens: 352
Registado: segunda dez 03, 2007 16:28
Localização: Arouca - Porto

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor Felinos » segunda mar 28, 2011 14:42

não sei se estarão ameaçados...

Eu pessoalmente comecei com o iPhone, mas sempre que vamos para uma caçada fora de terreno urbano, levamos um Oregon.
Vantagens do iPhone:
- internet
- acesso rápido às caches, mapas, fotos, últimos logs, dicas e afins
- log online

Desvantagens:
- bateria (vai ao ar num ápice!)
- pouca precisão
- pouca robustez

Vantagens de um GPSr tradicional
- precisão
- robustez
- navegação
- duração da bateria

Desvantagens:
- acesso à net
- registo de log (não dá para escrever texto, juntar fotos e fazer o upload).


Eu assim que puder vou investir num GPSr tradicional. A escolha anda dividida entre o Oregon 450T e o GPSmap 62st... os preços são idênticos, não sei qual escolher...
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor rifkinda » terça mar 29, 2011 14:22

[Moderação]

Foram desviados uns posts deste tópico, pois estavam a divergir do tema inicial.
Foi aberto um novo tópico para esses posts, aqui.

[/Moderação]
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8449
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor RavenMaster » terça mar 29, 2011 14:43

O meu post respondia às duas questões (tópico e ajuda) mas pronto...
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor vsergio » terça mar 29, 2011 19:40

Não sinto que esteja ameaçado, o GPSr tradicional.
Pode é ter fins e objectivos diversos, e há mercado apra tudo.
Eu por exemplo vou seguindo a tendência. O GPSr da Garmin, de Outdoor, já só me serve para isso mesmo. Para Outdor. Só o carrego de aches se for para a montanha, para o mato, para uma expedição.
De resto, no dia a dia (porque pode haver caches todos os dias, para desanuviar, ou só porque sim), tenho o iPhone para "deixa-me lá ligar isto que acho que aqui há uma cache", ou o PDA bluebelt para usar o CACHEBOX e apanhar uma ou cinquenta caches ali à volta de Alverca...
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor rifkind » terça mar 29, 2011 21:50

No que respeita a GPS outdoors, o GPS tradicional ganha aos pontos graças à maior autonomia e resistência.

Em estrada, os PDAs (e talvez, brevemente, os tablet) ganham aos pontos. Afinal, um "GPS" de navegação da Apple, com écran de 9", já só custa 380 EUR! :lol: A precisão não é tão importante, a autonomia é garantida pelo adaptador de isqueiro, e a versatilidade é muito superior e com o SW correcto, a simplicidade de utilização é igual ou superior. Como o hardware já está adquirido, a aplicação de navegação fica mais barata que um GPS tradicional.

As más notícias, para as marcas, é que a maior parte do mercado de GPS, não está no outdoor, actualmente...
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor Sagitario » quarta mar 30, 2011 00:57

Acho que nunca vão deixar de existir, podem esmorecer, deixar de ser um gadjet de primeira água mas enquanto existirem Geocachers, os GPS tradicionais vão ter mercado.

Por mim vou continuar a ter 2 sem relegar nenhum deles para segundo plano, se um é melhor pk pode andar aos trambolhões e continuar a funcionar o outro ganha em versatilidade.

Complementam-se, são duas ferramentas distintas que quando aliadas para uma mesma causa facilitam em muito as minhas andanças de Geocacher e não só, já que tb os uso para topografia.
Só ainda não consegui georreferenciar maquinas de costura... tb ainda não vi utilidade nisso!

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor lynxpardinus » sexta abr 01, 2011 12:47

Eu acho que estão ameaçados. Não acredito que deixem de existir completamente (haverá sempre quem precise de modelos em que a robustez tenha a primazia, nomeadamente qum faz BTT), mas penso que o ritmo de crescimento está a abrandar e a tornar-se negativo - uma vez que um número crescente de telemóveis já permite aplicações que substituem o GPS.

Curiosamente, acho que a Garmin pensa o mesmo. Segundo algumas opiniões, esta terá sido a razão para a Garmin avançar com o opencaching.com, de forma a combater o possível declínio de receitas da venda de GPS tradicionais e, sobretudo, de navegação.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor alieri » sexta abr 01, 2011 21:48

[OT]Pergunta o Lince se o GPS está ameaçado. Solidariedade entre espécies? :) [/OT]
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor lynxpardinus » sábado abr 02, 2011 11:46

Off-topic: Acho que, apesar de tudo, estamos (os felinos) em pior situação...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor Felinos » segunda abr 04, 2011 14:33

LOL
Sem dúvida que os Felinos estão em pior situação.

Quanto ao GPS, só se a autonomia dos GPSr nos PDA/ Smartphones aumentar consideravelmente... De resto, creio que é muito importante ter um GPSr autónomo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor lynxpardinus » sexta jul 29, 2011 07:13

Mais uma opinião - desta vez do "It's Not About the Numbers", a perguntar se isto não é o fim dos GPS como os conhecemos. http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... e-know-it/
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Acham que o GPS tradicional está ameaçado?

Mensagempor rifkind » quinta ago 11, 2011 16:58

Bom, acho que o Samsung Galaxy XCover vem dar mais uma bela opção para quem junta Android e Geocaching: :)

Imagem

http://gadgetian.com/22057/samsung-gala ... ecs-price/

Mas cuidado, que não é à prova de choque!
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1732
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron