• Anúncios

Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor RavenMaster » terça mar 29, 2011 12:09

Daniel10 Escreveu:Boas, por acaso é mesmo o q necessito, ou seja, a minha intenção era ter o Topolusitania para o geocaching e o city navigator para a estrada.

Já agora fica aqui o sítio onde li que o Dakota não dá http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/oregon-dakota-e-colorado-nao-detectam-o-topolusitania-acores-dem-ou-outro-mapa-da-mesma-familia

Outra coisa, por exemplo, ponho o city navigator no mapsource, envio para o GPS, ele autoticamente fica abilitado a fazer navegação turn-by-turn nesse mapa ou tenho de fazer mais alguma coisa?

PS- Este city navigator não o comprei...
Cumps


Sim, dá perfeitamente para ter mapas de estrada e offroad nos Dakota/Etrex/60/62/etc.
Basta ter ambos instalados no Mapsource, compilar a informação em apenas um ficheiro e enviar para o GPS.
Ele permite activar e desactivar qual o mapa que desejamos visualizar nesse momento através das opções de mapa do dispositivo. :)

O problema que esse link se refere era um pormenor no identificador de mapa que já foi corrigido entretanto, o teu único problema é o cartão de memória (teres ou não).
Nos Dakota 20 consegues colocar cartografia no cartão de memória, exactamente como nos Oregon, com outro nome (ex: gmapupp2.img para o topográfico).
Nos Dakota 10/Etrex/60xxx só consegues através do processo que expliquei acima.

O facto de não teres comprado... não será aqui certamente que te vão explicar como o colocar a funcionar :mrgreen:
Mas sim, também fica logo com navegação curva a curva, desde que o aparelho suporte a funcionalidade.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
RavenMaster
Large
 
Mensagens: 1140
Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » terça mar 29, 2011 16:53

Boas, como consigo compilar os dois mapas num só ficheiro para posteriormente utilizar no GPS?

RavenMaster, se aqui não encontro, onde posso aprender a pôr a func a função turn-by-turn no dispositivo?

No Dakota 10 posso ter profile para cada tipo de utilização? Por exemplo, para estrada activar o mapa CN e para geocaching o Topo e conforme o profile escolhido ter um mapa diferente? Se sim, como devo proceder na transferencia dos mapas para o dispositivo?

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » terça abr 26, 2011 12:59

Boas,

Não quero abrir outro tópico por isso ponho a minha dúvida aqui. Ao passar as caches para o GPS através de Mapsource vou ao aparelho e aparecem-me como pontos de interesse e no menu de geocaching não aparecem nada..

Tenho o ficheiro .gpx mas quero que apareçam como caches, com descrição, hints etc, como devo fazer??

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor lynxpardinus » quarta abr 27, 2011 10:45

Não precisas de usar o Mapsource para passar caches para o GPS. O Mapsource é uma ferramenta da Garmin que trabalha com POIs e, por isso, transformará as caches em... POIs...

Eu, pessoalmente, como sou muito "sapateiro" passo as caches directamente, mas há formas bem mais sofisticadas e práticas, como o GSAK.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Torgut » quinta abr 28, 2011 08:31

A única vantagem de usar o MapSource para isso, será quando se tem mais que 1000 caches para serem passadas. Não é o ideal mas como POI's pelo menos elas podem estar no GPS.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » quinta abr 28, 2011 17:47

Já experimentei o GSAK mas aparentemente é complicado. Instalei um plugin da Garmin que permite passar as caches para o GPS, no entanto se enviar um conjunto de caches (mais do que uma), não me aparecem as mesmas no menu Geocaches como acontece quando envio uma a uma.. porque será?

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » sexta abr 29, 2011 16:19

Anyone??

Já agora, quando envio uma multicache aparece só as coordenadas iniciais e nada de pontos das outras caches. Tenho mesmo que ser PM para ver a descrição e descobrir as outras caches?

Agradecia respostas uma vez que pretendo testar o GPS este fim de semana e, como tal, multicaches fazem parte do plano. Obrigado

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor lynxpardinus » sexta abr 29, 2011 17:37

Oi!

Daniel10, acho que a grande questão para ninguém te ter respondido é que a maioria das pessoas usa mesmo o GSAK... Eu (como disse sou muito "sapateiro") uso um plug-in da Garmin, mas passo as caches individualmente (não costumo carregar muitas).

Quanto à tua questão das multi-caches, se bem percebi, apenas te aparece o ponto inicial, certo? Bom, é que esse será o único ponto a que podes ter acesso de início, os outros pontos tens que os descobrir. Ou, então, posso ser eu que não cheguei a perceber bem a tua questão.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » sexta abr 29, 2011 19:22

Boas, obrigado pela resposta desde já. Quanto às multicaches, sim eu sei que os outros pontos temos de ser nós a descobrir, mas, geralmente, os pontos seguintes estão relacionados com a primeira (ex: numero de candeeiros no primeiro ponto dá lugar à incognita das coordenadas do segundo ponto). A minha questão aqui é, se para ter acesso à informação do segundo ponto, como na descrição, no GPS, tenho de ser PM..

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor hfilipe » sexta abr 29, 2011 22:52

Daniel10 Escreveu: A minha questão aqui é, se para ter acesso à informação do segundo ponto, como na descrição, no GPS, tenho de ser PM..

Não precisas de ser PM para ter acesso a todos os pontos das multi. A página da cache é igual para todos os utilizadores do GC.com.

O que os PM têm é, através das Pocket Queries, acesso facilitado a coordenadas adicionais como local de estacionamento recomendado, pontos para contar "gaitinhas", etc. Mas estas coordendas também estão na página da cache, só que tens que os meter "à unha" no teu GPSr.

Exemplificando: Nesta cache tens, lá no fundo, um quadro com Additional Waypoints, com as coordenadas de 4 "Questions to Answer" e 1 "Parking Area". Se fosses PM, sacavas o GPX e terias esse pontos todos, bem como a página da cache quase automaticamente no teu GPSr. Como não és PM, tens que imprimir a página e meter manualmente as coordenadas.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » sábado abr 30, 2011 11:58

hfilipe Escreveu:Exemplificando: Nesta cache tens, lá no fundo, um quadro com Additional Waypoints, com as coordenadas de 4 "Questions to Answer" e 1 "Parking Area". Se fosses PM, sacavas o GPX e terias esse pontos todos, bem como a página da cache quase automaticamente no teu GPSr. Como não és PM, tens que imprimir a página e meter manualmente as coordenadas.


Right, era isto mesmo que queria saber, se, sem ser PM, tinha acesso no GPSr a esses mesmos pontos e respectivas perguntas. Pelos vistos parece-me que ele passa as coordenadas dos waypoints intermedios mas as perguntas tenho mesmo de imprimir..

Obrigado pela resposta ;))
Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Torgut » sábado abr 30, 2011 12:51

Yeah, o pessoal dos Garmin, no caso de caches em que o owner não coloca as questoes no listing, tem de imprimir ou tomar nota à mão. Um problema meu conhecido. É isso e as caches que tem aqueles contadores de visitas com bandeirinhas, que encravam estes GPSR's.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » sábado abr 30, 2011 19:45

Torgut Escreveu:É isso e as caches que tem aqueles contadores de visitas com bandeirinhas, que encravam estes GPSR's.


Que, diga-se, não tem utilidade nenhuma...
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Anterior

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron