• Anúncios

Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Ajuda a Novato - Garmin Dakota 10, mapas, tracks, btt

Mensagempor Daniel10 » quarta mar 23, 2011 11:54

Ora viva!

Estou prestes a comprar um dispositivo GPS. Aquele que mais me convence é o Garmin Dakota 10, até porque, além do Geocaching, pretendo utilizá-lo nas voltas de BTT. Já li várias reviews, incluindo opiniões aqui do fórum, no entanto não fiquei esclarecido em alguns aspectos.

Dado que este modelo é de 2009 (salvo erro), será esta uma compra q me servirá para vários anos? A leitura deste tópico http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=2&t=6837&p=102038&hilit=dakota+10#p102038 levou-me a perguntar se daqui a uns tempos este dispositivo não será inútil, visto que não é capaz de suportar esta tecnologia..

Outro aspecto, mais relacionado com as voltas de BTT, é se quando gravamos a nossa volta dá para ver o desnível percorrido no percurso em gráfico.

Aguardo respostas, Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor alieri » quarta mar 23, 2011 12:43

Olá, bemvindo ao fórum e a esta actividade.
Começo pelo fim:
Daniel10 Escreveu:(...) quando gravamos a nossa volta dá para ver o desnível percorrido no percurso em gráfico?

Podes sempre ver posteriormente no teu PC. Este gráfico foi feito, a partir dum track gravado com um GPS mais antigo, com auxilio do programa "GPS TrackMaker":
Imagem

Há GPS que permitem ver esse gráfico directamente no aparelho. Outros que não. É uma questão de consultar os manuais respectivos.
No caso deste track, foi feito com o Garmin Etrex Legend HCx. Já li algures que permite ver o gráfico de altitude mas que isso depende da versão do software interno do GPS ou da informação do mapa que lá tenhas metido. Ou talvez esteja a fazer confusão? Porque o GPS sabe sempre a altitude a que está. Se te mostra isso num gráfico ou não, é outra questão.

Daniel10 Escreveu:Dado que este modelo é de 2009 (salvo erro), será esta uma compra q me servirá para vários anos? A leitura deste tópico http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=2&t=6837&p=102038&hilit=dakota+10#p102038 levou-me a perguntar se daqui a uns tempos este dispositivo não será inútil, visto que não é capaz de suportar esta tecnologia...


A tecnologia de que esse tópico fala, o "GARMIN Chirp", é uma coisa que apareceu há pouco tempo, e não sei se virá a ser tão comum assim. Posso estar enganado.
Na sua essência, o geocaching é encontrar algo, algures, com um GPS e um par de coordenadas. Para isso, o GPS de que falas chega e sobra.
Essa tecnologia de que fala o tópico é algo que, tanto quanto sei, não tem grande expressão no geocaching. Em Portugal haverá uma meia duzia de caches com isso? Talvez não.

Repete a tua pesquisa que certamente encontrarás mais tópicos sobre o mesmo aparelho. Como este: viewtopic.php?f=10&t=7344&hilit=dakota

Acho que o que te vai importar mais é a robustez do aparelho e a visibilidade do écran sob luz do sol e poeira, coisas a ter em conta no btt. Já viste isso em fóruns de btt?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor Daniel10 » quarta mar 23, 2011 17:27

Boas, desde já obrigado pela resposta. Quanto ao gráfico de acumulado espero por mais respostas, já consultei foruns de btt mas a malta vai toda para o dakota 20 mas pelo que tenho lido não vale a dif€r€nça!
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 23, 2011 17:46

Tramaste-me! Ia dizer-te que o 20 tem perfil de altitude...

Um GPS, matematicamente, desde que tenha 4 vectores de recepção, pode dar-te sempre uma posição a 3D - ou seja, desde que tenhas 4 satélites captados, tens sempre uma leitura de altitude. E, como tal, quando passas uma track (um percurso) que gravaste para o PC, os dados de altitude fazem sempre parte da rota. Precisas é de o fazer para um software que depois te leia esses dados e os desenhe num gráfico. Mas, penso que, todos eles o fazem (até o programa freeware que usava há 5 anos atrás o fazia, portanto, não penso que seja um problema).

Quanto à tecnologia Chirp - não te preocupes muito com isso. Se o que procuras é um GPS para geocaching e BTT, parece-me que o Dakota 10 é uma boa opção. Para BTT é resistente, aguenta a água, pancadas, poeiras e quejandos, tem um écran de fácil leitura (apesar de ser mais difícil de ler do que um écran não táctil, como é normal), dá para gravar, exportar e importar tracks,... Para geocaching, tem uma excelente precisão, é resistente, permite-te passar as caches directamente para a memória, é bastante portátil... Não te preocupes demasiado com coisas como Chirp (ou Wherigo, que é o outro tipo de cache não suportado pelo Dakota). Vou dar-te um exemplo - o meu primeiro GPS (o Geko), com já uns belos anos em cima, continua a permitir-me encontrar 99% das caches portuguesas (não me permite as Chirp e as Wherigo)... A possibilidade de fazer as 100 caches adicionais às 10000 (que estamos prestes a ter) tem o preço de um Oregon - é uma opção pessoal.

P.S- Adicionalmente ao que disse em cima, tenho quase a certeza que o 10 dá-te o perfil de altitude no écran do GPS, mas não to posso confirmar.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor Daniel10 » quarta mar 23, 2011 19:37

Boas. Obrigado pela resposta lynxpardinus. Quanto à questão do gráfico de altitude não estou muito preocupado se aparece ou não no ecrã do GPS, estava era preocupado se não tinha essa opção ao ver o treino no PC. Pelo que li, deu-me a entender que ao não ter o sensor barométrico não dispunha dessa mesma opção, o que achei estranho pelo que o programa q usava para o efeito no PDA tinha essa possibilidade.

Anyway, agora fiquei esclarecido, e quanto ao Geocaching penso que seja uma opção acertada até pelo numero de utilizadores deste dispositivo aqui do forum, só tenho lido bons feedbacks. Ainda hoje estive com um na mão na Decathlon e é muito porreiro! :-D

Obrigado pelas respostas
Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 23, 2011 19:55

Eu já aqui o escrevi uma vez, mas não acho que a altitude via sensor barométrico seja assim tão importante. Na realidade, a triangulação com os satélites (os tais 3+1de que falo acima) dá-te sempre a altitude. A não ser em casos muito específicos, não acho que precises de altitude barométrica.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor Daniel10 » quarta mar 23, 2011 20:06

lynxpardinus Escreveu:Eu já aqui o escrevi uma vez, mas não acho que a altitude via sensor barométrico seja assim tão importante. Na realidade, a triangulação com os satélites (os tais 3+1de que falo acima) dá-te sempre a altitude. A não ser em casos muito específicos, não acho que precises de altitude barométrica.


Pronto, mas quanto à visualização do gráfico no programa de treino no PC, essa é possivel certo?!
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor alieri » quarta mar 23, 2011 20:27

A partir do momento que consigas sacar a informação do GPS para o PC, podes fazer o que quiseres com ela.
Mesmo o GPS mais básico permitirá isso. Depois é questão de tratares os dados com o software mais adequado ao que pretendes (vd. meu post anterior)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 23, 2011 20:58

Se quiseres olhar a mais uma boa análise, em que inclusivamente se refere BTT, tem-le aqui - http://gpstracklog.com/2010/02/garmin-d ... eview.html . Este site é um dos mais referidos relativamente a GPSr e questões técnicas, e costuma ter opiniões bastante fiáveis. Único senão - parte do teste foi feito com um 20.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor Daniel10 » segunda mar 28, 2011 10:14

Ora viva, aproveito este tópico para colocar mais uma questão. Quais os mapas que vêm no Garmin Dakota 10 de origem e se esses dão para navegação em estrada..

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 28, 2011 10:42

Oi! Salvo erro, no Dakota 10 não vem mais que o mapa-base mundial da Garmin. Se quiseres um mapa de navegação em estrada vais ter que o comprar.

A excepção é, naturalmente, se comprares o GPS com uma versão que inclua mapa de estrada. Nesse caso, isso virá indicado no pacote de venda (exemplo: dirá "Garmin Dakota 10 + 'nome do mapa'). Mas, se não disser nada, não está incluido.

Os mapas de estrada têm que ser comprados. Enquanto encontras mapas topográficos gratuitos pela net (como o TopoLusitania), os mapas rodoviários continuam a ser comerciais.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor Daniel10 » segunda mar 28, 2011 11:56

Boas, mas salvo erro li qualquer coisa no site do Topolusitania que os Dakota nao detectam estes mapas. É verdade?

Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor lynxpardinus » segunda mar 28, 2011 22:28

Confesso que nunca ouvi tal coisa.

No entanto, um mapa topográfico (como o topolusitania )não é aquilo que pretendes, porque não faz navegação em estrada. Para isso, é preciso um tipo de mapa diferente, um rodoviário.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor Daniel10 » terça mar 29, 2011 08:51

Boas, por acaso é mesmo o q necessito, ou seja, a minha intenção era ter o Topolusitania para o geocaching e o city navigator para a estrada.

Já agora fica aqui o sítio onde li que o Dakota não dá http://sites.google.com/site/topolusitania/Home/oregon-dakota-e-colorado-nao-detectam-o-topolusitania-acores-dem-ou-outro-mapa-da-mesma-familia

Outra coisa, por exemplo, ponho o city navigator no mapsource, envio para o GPS, ele autoticamente fica abilitado a fazer navegação turn-by-turn nesse mapa ou tenho de fazer mais alguma coisa?

PS- Este city navigator não o comprei...
Cumps
Avatar do Utilizador
Daniel10
Micro
 
Mensagens: 24
Registado: terça mar 22, 2011 22:00

Re: Ajuda a Novato

Mensagempor alieri » terça mar 29, 2011 10:55

vê lá se alguma das dicas que estão aqui ajudam: viewtopic.php?f=10&t=7380
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

cron