• Anúncios

Precisão do GPS Garmin eTrexH

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Precisão do GPS Garmin eTrexH

Mensagempor Dize » sexta mar 11, 2011 19:31

Boa tarde, primeiro que tudo gostaria de me (nos) apresentar, somos um casal que descobriu há pouquinho tempo o geocaching, foi através de uma amiga nossa que nos falou uma vez do "conceito" e tudo o que o envolve, uma simples conversa foi o suficiente para fazer de nós uns autênticos viciados :) ...
Ainda somos "maçariquinhos" (30 caches lool) mas já compramos o nosso gps`zito e aos poucos vamo-nos apetrechando para as nossas cachadas. Adoramos caminhadas no mato e aquelas caches que nos ponham em contacto com a natureza. Aconselharam-nos o Garmin eTrexH por ser dos mais baratitos e servia para o efeito (para quem se ia safando com o OffRoad do Tomtom lol). A questão é que temos reparado que algumas vezes o tomtom tem sido mais preciso que o garmin :-( ...(isto numa ocasião que levamos os dois para testar)...outras aconteceram em que o garmin nos estava a dar uma falha de 4 a 5 metros do local da cache, o que nos tem frustrado um pouquinho depois de termos esperado pela chegada deste nosso novo brinquedo :-D .

Será que é normal? Haverá alguma alteração que possamos fazer às configurações para que ele seja mais preciso ou é algo que não podemos controlar? Ou esta é uma falha normal em todos os gps...

Um bem haja a todos os adeptos deste hobbie, que já consideramos desporto e que tanta coisa nova já nos fez descobrir.
Dize
Micro
 
Mensagens: 1
Registado: segunda fev 28, 2011 16:07

Re: Precisão do GPS Garmin eTrexH

Mensagempor patinhofeio » sexta mar 11, 2011 20:22

Boas.
Eu não conheço esses aparelhos em questão, mas uso também um Garmin gps II plus, e até agora tem sido preciso.
O meu gps, apenas tem resolução de dezenas de metros. Não tenho aproximação a metro, mas para isso uso as coordenadas absolutas
Sobre a precisão, ele tem sido bastante preciso, mas a questão da precisão também depende de quem esconde a cache.
Já encontrei caches a cerca de 12 metros do GZ.
Uso o tom tom no telefone com um receptor bluetooth, e a diferença entre ambos é apenas que o telefone é mais rápido a responder e a actualizar as coordenadas. O garmin, por ser antigo, faz a apresentação de forma mais lenta.
Obstáculos também são uma dor de cabeça para os GPS. Já fiz caches em que nos logs falam que os fios de alta tensão e árvores metem o gps maluco, e eu a fazer essas caches não tive nenhum desses problemas.
O GPZ faz a aproximação. depois, dentro de um raio de 5 ou 6 metros é procurar os esconderijos possíveis.
Abraço e boas cachadas
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Regular
 
Mensagens: 328
Registado: quinta fev 10, 2011 19:09
Localização: Leiria

Re: Precisão do GPS Garmin eTrexH

Mensagempor MightyReek » sexta mar 11, 2011 20:52

Olá, sejam bem vindos.
4 a 5 metros é bastante aceitável.
Lembrem-se que à precisão do vosso aparelho têm que somar a precisão do aparelho de quem escondeu a cache. Se o vosso indicar uma precisão de 3 metros (que é muito boa) e o de quem escondeu também indicasse 3 metros, num total teríamos uma precisão de 6 metros. E já estamos a falar de boas precisões.

Também há a ter em conta a existência de obstáculos, como já foi referido. O arvoredo e a existência de paredes ou rochedos que limitem a visibilidade do céu prejudicam sempre a precisão do aparelho (o vosso e o de quem escondeu).

Fizeram uma boa compra, básica, mas a ideal para começar. Depois de encontrado o ponto zero indicado pelo aparelho experimentem dar umas voltas, afastarem-se e voltarem a aproximar-se a ver se ele aponta sempre para o mesmo local. Se ele insistir num local, é altura de o arrumar e começar a pensar: se fosse eu onde é que escondia? E depois é procurar e ir alargando o raio.
É comum termos como local final para procurar um circulo com diâmetro de uns 10 metros.

Se tiverem mais dúvidas não hesitem em expô-las.
Boas caches.
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Precisão do GPS Garmin eTrexH

Mensagempor alieri » terça mar 15, 2011 14:13

Olá e bem-vindos ao fórum.
O Etrex H é um bom GPS, bastante preciso e fiável. O Mightyreek referiu alguns aspectos que podem condicionar a precisão do GPS. Acrescentaria apenas que o devem manter numa posição horizontal, já que quando, por exemplo, o trago pendurado ao pescoço, perde sinal (não, não tenho um nariz tipo Julio Isidro) :-)
Outra coisa que noto é quando vou na companhia de alguém que usa um GPS da Magellan, os nossos GPS apontam para locais ligeiramente afastados. Dito de outra forma, dá para ver quando uma cache foi escondida usando um Magellan ou um Garmin.
Também já me aconteceu ele indicar uns incríveis 40 centímetros de distância a uma cache. Mais preciso que isto é difícil! (ok, foi em zona de praia, céu limpo, etc etc)

Eventualmente poderá haver alguma configuração no GPS que devessem fazer, mas penso que não.

De qualquer forma, é importante perceber que o GPS não "descobre" caches, nós é que temos que as encontrar. Ou seja, chegando ao local onde o GPS dá a menor distância em relação à cache, é hora de guardar o GPS e pensar como se quisessem esconder uma. Procurem vestígios de presença humana, como zonas mais pisadas, pedras muito arrumadinhas, etc
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Precisão do GPS Garmin eTrexH

Mensagempor draposo79 » quinta mar 31, 2011 18:00

Eu tenho um menino desses e com o céu limpo, dá-me facilmente uma precisão de 3 ou mesmo 2 metros. Pregunta: têm a função WAAS ligada?
Imagem
Avatar do Utilizador
draposo79
Micro
 
Mensagens: 50
Registado: quarta fev 17, 2010 02:39
Localização: C. Caparica / Cercal do Alentejo


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes