• Anúncios

TomTom Via 110 e Geocaching

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

TomTom Via 110 e Geocaching

Mensagempor fire4me » terça fev 22, 2011 22:39

Boas
emprestaram-me um GPS para uma viagem e precisava de ajuda de alguém mais entendido neste GPS para saber se dá para carregar as caches neste GPS.

Com o GPS ligado ao computador e com o software mytomtom eu só consigo descarregar as actualizações disponíveis no site da tomtom, não consigo colocar qualquer outro ficheiro no GPS.

É suposto ser mesmo assim?
Imagem
fire4me
Micro
 
Mensagens: 64
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: TomTom Via 110 e Geocaching

Mensagempor alieri » quarta fev 23, 2011 03:11

Nos Tomtom que conheço as caches são colocadas dentro da pasta do mapa, que se pode chamar, por exemplo, "IberiaXPTO" ou "South_america".
Usando o explorador do windows não consegues ver o conteúdo do GPS? Ele não te aparece no "meu computador" como se fosse uma pen-drive?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: TomTom Via 110 e Geocaching

Mensagempor ppereira » quarta fev 23, 2011 11:09

Boas

A ver se consigo explicar tudo direitinho, senão põe as duvidas e tento responder.
A minha experiência não é directamente com esse modelo, mas a TOMTOM no global tem um modo de funcionamento semelhante. Pelo que vi aqui, não tens ranhura para cartão de memória, o que quer dizer que tens toda a informação na memória do GPS.

Primeiro vamos criar os ficheiros *.OV2:

Pegas na PQ (vi que és PM), sacas o POI Converter, e transformas o ficheiro *.GPX em *.OV2, copias o resultado para a pasta do mapa no TT e ficas com todas as caches como POI no TOMTOM.
Podes programar aproximação e tudo.

Outra forma é instalares esta Macro para o GSAK, e ele converte automaticamente os pontos. A vantagem de fazer através da Macro é que ficamos com o TT mais arrumadinho e com mais informação, a macro vai abrir este menu:
Imagem

Esta é a minha configuração, mas explico-te os menus:
:arrow: Escolhes que caches queres incluir (encontradas, desactivadas, ou apenas as disponiveis)
:arrow: Que tipo de caches queres (tradicionais, multi, etc)
:arrow: Se queres que ele coloque um icon para cada tipo de cache, ou um icon idêntico para todas, um icon para cada WP, etc
:arrow: De seguida a directoria onde queres que ele coloque os ficheiros (é a directoria do teu mapa dentro do TT), no meu caso é G:/Iberia
:arrow: Convém definires um prefixo para ele criar os nomes dos POI: Depois verás no TT tudo seguidinho, ele escreve o nome do POI assim: Prefixo_(Tipo de cache). Exemplo: GC_Tradicional
:arrow: A informação que queres que ele coloque no nome do POI, podes ver o que significam as siglas aqui (No meu caso ele coloca: %typ1(Tipo de cache) %Name (Nome da cache) %code (Código de cache) (%Dif/%Ter) (Dificuldade/Terreno)%last4 (4 últimos logs) by (Owner) %By (data da última visita)

Se tiveres de colocar os ficheiros manualmente dentro do TOMTOM:

Começas por ligar ao PC por USB e no ecrã do TT (TOMTOM, vou usar esta sigla para ser mais fácil), aparece a mensagem: "Quer ligar a computador?" - Resposta: "Sim", a partir daqui o TT deve aparecer como disco amovível no explorador de ficheiros (se for Windows - Explorador do Windows).
No disco amovível (TOMTOM) tens uma pasta com o nome do mapa ("IBERIA" ou "Western_Europe", ou qualquer coisa do género). Copia os *OV2 para essa pasta. Reinicia o aparelho e está feito.

Se não aparecer como disco amovível, tens um menu do software Tomtom Home que é "Gerir o meu equipamento". Se só der assim, crias os ficheiros *.OV2 na mesma, mas tens de inicialmente colocar todos os ficheiros no teu disco. Depois indicas ao programa onde estão os ficheiros *.OV2 para ele os reconhecer como POI, assim que ele reconhecer como POI podes importar para o equipamento.
Como definir as pastas?
No TOMTOM Home vais a Ferramentas --> Home preferencias --> Separador: Pastas. Colocas os ficheiros *OV2, na pastas de cópias no computador.
De seguida vais ao menu: "Gerir o meu equipamento" --> Separador: "Conteúdos no meu computador" --> Seleccionas POI: GC_ --> Copiar para o equipamento.

Qualquer dúvida mais que surja apita...
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: TomTom Via 110 e Geocaching

Mensagempor Felinos » quarta fev 23, 2011 12:08

Tenho um TomTom One normal, com cartão de memória, que não uso para o Geo, apenas para navegação... mas acho que me parece uma boa opção, pelo menos para a aproximação com o cache mobile...
vou explorar!

ppereira, obrigado pela explicação.
Imagem
Avatar do Utilizador
Felinos
Regular
 
Mensagens: 194
Registado: terça jan 04, 2011 12:25
Localização: Lisboa

Re: TomTom Via 110 e Geocaching

Mensagempor ViperUnderground » quarta fev 23, 2011 15:30

jgouveiakt Escreveu:Tenho um TomTom One normal, com cartão de memória, que não uso para o Geo, apenas para navegação... mas acho que me parece uma boa opção, pelo menos para a aproximação com o cache mobile...
vou explorar!

ppereira, obrigado pela explicação.


Explora que é muito bom! E depois configuras no TomTom a distância e o som que queres ouvir quando te aproximares da cache! É muito bom quando vais só a passar numa zona e queres saber se há caches por perto!
Quando levo o meu NDrive a correr o TomTom é uma maravilha ouvir o "muuuuuuuuuuuu" da vaquinha! :mrgreen: :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
Avatar do Utilizador
ViperUnderground
Regular
 
Mensagens: 554
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Nazaré

Re: TomTom Via 110 e Geocaching

Mensagempor ppereira » quarta fev 23, 2011 15:50

jgouveiakt Escreveu: pelo menos para a aproximação com o cache mobile...

Sim, é para isso que também o uso, quando precisei ainda encontrei caches com o TomTom, mas é muito mais dificil
ViperUnderground Escreveu: é uma maravilha ouvir o "muuuuuuuuuuuu" da vaquinha! :mrgreen: :D


Eu também tenho o "mmuuuuuu" :OO
Bem, devo dizer que quando o levo para o centro de Lisboa desligo o som [:D]
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes

cron