• Anúncios

Dúvida sobre Altimetro

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Dúvida sobre Altimetro

Mensagempor alieri » sexta jan 07, 2011 19:07

Boas
Tenho andado a pesquisar sobre parapente, onde também se usam GPS, especialmente em competições, onde a organização dá nn pontos/coordenadas, que os pilotos devem percorrer para concluir a prova. Claro que há uma margem de tolerância (o percurso gravado no GPS tem que mostrar que o piloto passou a, por exemplo, menos de 200mts de cada coordenada).

Um dos GPS mais populares parece ser o velhinho Garmin 76CSx, em parte por causa da disposição dos botões, que facilita o seu uso em pleno vôo. Além disso, tem bússola electrónica e altímetro barométrico.

ok, a bússola sei o que é :-( e compreendo o seu funcionamento em comparação aos sistemas de "bússolas" (leia-se "setinha + pontos cardeais") da maior parte dos GPS.

Mas e o altímetro barométrico? Qual a diferença deste para a função que nos indica a altitude, presente em todos os GPS geocacher-friendly ?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dúvida sobre Altimetro

Mensagempor lynxpardinus » sexta jan 07, 2011 19:40

Os GPS podem dar-te as coordenadas através da triangulação com os satélites. E aquilo que te da a localização num plano de 2 dimensões e que, com mais um satélite de posicionamento captado, te da também a altitude a que te encontras. Quanto maior o número de satélites, maior a precisão.

Mas, para outros, há também outra possibilidade. Estão equipados com um sensor barometrico, que te da a altitude, via calculo da pressão atmosférica.

Muito sinceramente, mesmo, nao sei qual deles e mais fiável relativamente a medição da altitude.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Dúvida sobre Altimetro

Mensagempor hfilipe » sexta jan 07, 2011 19:41

Vou falar do pouco que sei e espero não estar a enganar ninguém:
O altímetro barométrico é o que já existia antes do GPS e que dá a altitude através da pressão do ar, pois quanto mais alto se está menor a pressão atmosférica.
Como não está dependente da "qualidade" do sinal GPS consegue ser mais fiável e preciso em várias situações.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Dúvida sobre Altimetro

Mensagempor Sagitario » sexta jan 07, 2011 19:41

Ora viva.

O altímetro barométrico funciona com a pressão atmosférica e a sua unidade é o "milibar" por centímetro quadrado.
1 Bar é conhecido tb por 1ª Atmosfera ou 1K (Quilo)
A pressão atmosférica varia de dia para dia, mas tecnicamente é aceite que à superfície da água do mar, esta tem um "peso" de 1bar (mil milibares), uma atmosfera ou um quilo por esse tal centímetro quadrado.

Estes altímetros usam um sensor que mede a pressão atmosférica e estes tem de ser calibrados diariamente se os quisermos usar com regularidade, para isso os gajos da meteorologia tem disponível no seu sitio da net essa informação que é actualizada tb diariamente.
Outra forma de os calibrar é sabermos um ponto de referencia onde a altitude esteja correcta, ex os marcos/vértices Geodésicos e em vez de inserirmos a pressão, inserimos uma altitude.
É esta ultima forma que eu uso quando calibro os gps da topografia.

Uma das curiosidades da pressão atmosférica é que para conseguirmos aliviar este peso em 0,5 bares (meio bar) temos de subir 15km, quinze mil metros, e o monte everest só tem 8 mil... Para acrescentarmos 1 bar basta descer 10 metros dentro de água.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes