• Anúncios

[Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

[Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » segunda Oct 04, 2010 20:10

Boa noite,

Comprei ontem via ebay um Dakota 20 e segundo a descrição trás o mapa completo do UK e Europeu ("has the full gb and europe base maps. this is a genuine uk unit"). A título de curiosidade a unidade ficou por 190€ já com os portes (tem 4 semanas mas não teve uso).

A minha dúvida é...com os mapas que trás permite fazer navegação em Portugal? Caso contrário onde/como arranjo os mapas?

Relativamente aos updates a Garmin disponibiliza-os via site e é só download and install? Já agora os updates são constantes e com novidades boas?


Obrigado.


O guarda-redes dos solteiros,
Musta :D
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor lynxpardinus » terça Oct 05, 2010 10:23

Oi Musta,

Antes de mais, muito bem vindo a este fórum. Estás convidado a, se quiseres, fazeres uma pequena apresentação neste fórum.

Bom, agora, sobre o teu Dakota. Por aquilo que percebo, o teu Dakota tem o mapa completo do UK e tem o mapa base europeu instalados. Não tenho a certeza se o mapa base europeu te permite fazer a navegação em Portugal ou se é o mapa genérico, básico, apenas com as principais vias de comunicação.

Mapas da Garmin, só os conheço via site da Garmin e, para isso, bem como para receber qualquer actualização, tens que te registar (e ao teu GPS) no site e depois, sim, é só fazer download e instalar. Também podes instalar outros mapas disponíveis, nomeadamente topográficos, especificamente para Portugal, que encontras como freeware em sites específicos.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » quinta Oct 07, 2010 23:24

Um amigo meu tem um etrex (acho que é assim) e vou experimentar os mapas dele a ver se dão no Dakota. Em principio amanhã já o devo receber :D
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor mca » sexta Oct 08, 2010 20:38

Boas

Se bem percebo o teu GPS deve vir com os mapas ingleses apenas. O basemap por norma é um mapa base sem detalhe nenhum e que não permite qualquer tipo de navegação por estradas. Se assim for terás que comprar o mapa da Iberia (Portugal e Espanha) ou o da Europa inteira, que é o City Navigator. Podes comprar no site da garmin e optar por entrega em DVD, em cartão de memória ou via download. isto para navegação 'automóvel' ou seja conhecendo as estradas, os sentidos, etc (routing).

Por outro lado e como foi referido podes instalar mapas topográficos (com os caminhos, as curvas de nível, etc) gratuitamente, procura por TopoLusitania. Mas estes não permitem navegação a não ser a tradicional linha recta entre ti e o ponto de destino. o que permitem é analisares o terreno à medida que vais progredindo porque tem a topografia do terreno.

espero ter ajudado.

Luis
mca
Small
 
Mensagens: 136
Registado: terça dez 16, 2003 22:55

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » sexta Oct 08, 2010 23:05

Já tenho o gps comigo. Ainda não o experimentei devido ao mau tempo. O antigo dono já o tinha registado na garmin. Como é que consigo sacar os updates sem o registar?


Abraço

**EDIT**

Depois de instalar o plugin para o firefox ele detecta o dispositivo e faz o update :D

Agora tenho que investigar os mapas...
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor mca » sábado Oct 09, 2010 11:20

não sei a que updates te referes: se é o firmware, penso que não é preciso registo para puxar e instalar, se é dos mapas é que talvez sim mas os mapas são comprados usando uma conta pessoal e ficam associados ao aparelho, não sei depois quando se vende o aparelho se a outra pessoa pode aceder a eventuais updates, se é que os há, porque que eu saiba eles lançam uma versão actualizada todos os anos e quando tu compras uma não deves ter direito às seguintes a não ser pagando um fee qualquer de upgrade. Mas não tenho a certeza de como funciona, é investigar no site.
mca
Small
 
Mensagens: 136
Registado: terça dez 16, 2003 22:55

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » sábado Oct 09, 2010 14:29

Referia-me a updates de firmware. Mas como disse no edit do post anterior o plugin do para o firefox da garmin detecta o dispositivo e instala os updates. Nessa parte já está resolvido. Entretanto também falei com o antigo dono do aparelho que apagou o registo do equipamento pelo que já devo ser capaz de o conseguir registar na minha conta.

Quando aos mapas continuo às escuras. Ainda não tive tempo para me focar no problema e ver como se instalam os mapas.
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor Torgut » domingo Oct 10, 2010 08:16

O software da Garmin MapSource serve de interface entre os mapas e o aparelho. Terás que googlar como tratar devidamente dele. Quanto a mapas, creio que o que tu precisas de "arranjar" é o City Navigator Europe 2010 (se já houver o 2011, tanto melhor, digo eu).
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » domingo Oct 10, 2010 09:00

Tenho dedicado pouco tempo ao gps. Depois de andar pelas configurações da unidade vi que podia escolher o mapa para activar. Assim o fiz. Consegui arranjar o mapa Portugal/Espanha 2011.20 e já está a funcionar direitinho. Hoje vou fazer o test-drive :)


abraço
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » quarta Oct 13, 2010 16:25

Aproveito para deixar um feedback sobre o equipamento. O GPS é bastante prático e intuitivo. Ao fim de 2 ou 3 caches encontradas já dominamos o equipamento com relativa facilidade.
Gosto acima de tudo a precisão do touchscreen, autonomia e estilo compacto. O 2 únicos problemas que encontro é na bússola que nunca aponta para o sítio correcto (hoje vi num site as definições que devo colocar - falta testar ) e quando é preciso escrever algum texto (uma morada por exemplo, é quase necessário um curso de física quântica para conseguir apagar uma caracter.

Já coloquei o topolusitania no gps e activei o mapa (saquei a versão pronta e coloquei-a na memória do GPS) mas quando vou a lista de mapas aparece lá o registo do mapa 2 vezes. É suposto? No meio do monte era suposto conseguir ver curvas de relevo e altitude? É que não me aparece nada...

Abraço
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor geo-amd » quarta Oct 13, 2010 18:22

musta Escreveu:... bússola que nunca aponta para o sítio correcto...

Quando comprei o meu Garmin Vista HCx, há três anos, durante alguns meses estava sempre a ter esse problema porque me esquecia do seguinte:

    - Sempre que se mudam as pilhas, é preciso calibrar a bússola.
Ver a página 4 deste manual.
Avatar do Utilizador
geo-amd
Extra Large
 
Mensagens: 2274
Registado: segunda mar 01, 2010 11:04
Localização: Costa da Caparica

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor musta » quarta Oct 13, 2010 22:15

isso eu já fiz :D para ai umas 4 vezes... assim que puder vou testar com as novas settings.


Obrigado ;)
Imagem
musta
Micro
 
Mensagens: 13
Registado: domingo set 26, 2010 11:16

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor Flaviense » quarta dez 29, 2010 16:46

Viva amigos,

Não sei se será este o tópico certo para colocar esta questão, mas aqui vai ela: quando tinha o Etrex Venture HC e pretendia fazer o download para o GPSr de uma só vez das caches de uma pagina seleccionavas e era criado um ficheiro tipo "geocaching.loc" que posteriormente tansferia este ficheiro para o Etrex Venture e ficavam todas essas caches que tinha selecionado inicialmente no "Geocaching.com" no mesmo. Actualmente tenho um Dakota 20 e ao transferir o tal ficheiro (geocaching.loc) para o mesmo ele não reconhece o ficheiro e portanto não carrega as caches!
Será que me podem ajudar a resolver isto? É que a outra solução a que tenho recorrido é enviando uma cache de cada vez para o GPSr.

Obrigado
Imagem
Avatar do Utilizador
Flaviense
Micro
 
Mensagens: 15
Registado: terça Oct 06, 2009 16:11
Localização: N 41° 44.855 W 007° 28.836

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 29, 2010 16:52

Se fores Premium Member (e imagino que, pelo que descreveste, o és), podes criar uma pocket query com as caches que desejas. Salvo erro, o ficheiro a importar é um GPX.
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: [Help] Dakota 20 - Updates e novos mapas

Mensagempor Torgut » quarta dez 29, 2010 23:43

Pois... o .loc é um formato que já deu o que tinha a dar há algum tempo. Agora é .gpx. Sem problemas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com


Imagem
Avatar do Utilizador
Torgut
Extra Large
 
Mensagens: 2208
Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron