Página 1 de 1

qual comprar?

MensagemEnviado: sexta ago 13, 2010 12:12
por corcodilo
Como iniciante nestas lidas, gostaria de saber se me podem ajudar a escolher um GPS mais adequado para o Geocaching? Não queria gastar muito dinheiro, talvez entre os 400€ e os 500€. No meu carro tenho um Garmin Zumo 660, mas para esta actividade gostava de ter um GPS "todo o terreno", qual acham que é o mais indicado?

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: sexta ago 13, 2010 13:14
por Lima_Paço
Viva, não serei a pessoa indicada para ajudar uma vez que utilizo para tudo o Garmin 205, mas pelo que ouço falar de malta amiga o Oregon 550 é um maquinão. ;))

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: sexta ago 13, 2010 23:59
por Torgut
Bem, se isso não é gastar muito dinheiro o que será gastar muito dinheiro... com essa verba compra-se o topo de gama e tá feito (Garmin Oregon 550).

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: sábado ago 14, 2010 17:19
por pedrovitorino
Realmente, com um orçamento desses, bem podes ir para um Oregon 550.
Eu tenho um e recomendo :)

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: segunda jan 03, 2011 23:22
por yoramdavid
pedrovitorino Escreveu:Realmente, com um orçamento desses, bem podes ir para um Oregon 550.
Eu tenho um e recomendo :)


Olá pedrovitorino,

Eu quero comprar um GPS que me dê para a mota e para geocaching e ando hesitante entre o Oregon 550t (ou 450t, se bem entendi a única diferença entre o 550t e o 450t é a cámara digital incorporada no 550t) e o Zumo 550.
Sei que o Oregon 550 é óptimo para o geocaching mas gostava de saber, já que tem um, se também é bom para navegar em estradas e cidades. Nunca tive GPS e não sei se se pode instalar qualquer programa como num computador para adicionar funcionalidades?
O que não gosto no Oregon 550 é o formato, prefiro o formato do Zumo 550. O Oregon é muito estreito, não deve dar jeito para ver os mapas.

Resta saber se o Zumo 550 seria bom para geocaching? Sei que não tem bússola e portanto que a seta não aponta para a direcção de um ponto fora de estrada quando se está parado, não sei a que ponto isso é importante.
Gosto do formato do Zumo 550, sei que é bom em estrada e cidades, resta saber se é bom para procurar cooredenadas fora das estradas. Será que aqui também posso instalar um mapa todo terreno como tem o Oregon 500?

Espero que não sejam questões a mais.

Obrigado.

Yoram

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: terça jan 04, 2011 09:18
por lynxpardinus
Bom dia Yoram - e bem-vindo!

Antes de mais, não conheço o Zumo, portanto, não te posso dizer muito acerca dele.

Quanto ao Oregon, é um óptimo aparelho para outdoor - robusto, fiável, com grande precisão, rápido a apanhar o sinal, com mapas, birdseye se quiseres e o camandro. É excelente para geocaching. Também funciona como GPS de estrada, mas, aí, na realidade, tem limitações - uma delas é que, em lugar de ter indicações por voz, tem um só um 'bip' quando é altura de mudar de direcção. Outra, que não tenho a certeza se será verdade para o 450t (nunca experimentei o modelo), é que a navegação é apenas no formato de um mapa (de cima), ou seja, falta a perspectiva da estrada (de trás do veículo).

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: terça jan 04, 2011 10:58
por ACRR_08
Eu tb quero comprar um GPS mas não quero um tao caro. Os GPS da marca Garmin são todos bons para este efeito?

:D :D :D :D

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: terça jan 04, 2011 14:22
por alieri
Ana, a questão não é a marca, embora a Garmin seja provavelmente a que reúne a preferência de mais utilizadores.
O que interessa, como função mais básica, é ter uma setinha tipo bússola que aponte na direcção - e diga a distância a que estás - de determinada coordenada.
Portanto, deverás poder introduzir também as coordenadas.
Se der para transferir as coordenadas do PC para o GPS, através de um cabo, tanto melhor.

GPS básicos deste género , que às vezes estão descritos nas lojas como GPS de caminhada ou parecido, tens o Garmin Etrex H (ou Etrex Euro, são o mesmo aparelho) e o Magellan Explorist 100. Deves conseguir comprá-los muito abaixo dos 100 euros. Têm a desvantagem de não trazer cabo para ligar ao computador (embora seja possível, no caso do Garmin, encontrar esse cabo na net, entre 15 e 25 euros. quanto ao outro não posso garantir).
Um modelo logo a seguir e muito popular é o Magellan Explorist 210, que já tem mapas e cabo.
A partir daí tens vários outros modelos, com écran a cores, com mapas, com altímetros, bússolas electrónicas, etc etc, e é claro que os preços vão subindo conforme essas características estão presentes ou não.

Depois, tens os GPS de carro, que muita gente usa para geocaching também. Têm a vantagem de permitirem fazer a aproximação à cache. Se estás numa zona que não conheces, de carro, e queres ir à procura de uma cache e do melhor acesso a ela, essa ajuda não será indispensável, mas pode ser bastante preciosa.

Alguns GPS de carro têm (ou pode-se meter) um modo pedestre com a tal setinha. Outros não têm e mesmo assim há quem consiga encontrar caches com eles.
Os GPS para carro mais usados (pelo que tenho visto aqui) são Garmin ou Tomtom, e os preços começam à volta dos 100 euros.

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: terça jan 04, 2011 15:07
por ACRR_08
Obrigada aleri. Tenho de ver e dps logo decido.

Re: qual comprar?

MensagemEnviado: terça jan 04, 2011 17:34
por yoramdavid
Obrigado lynxpardinus,

Penso estar cada vez mais inclinado para o Zumo 550. Ou talvez o Zumo 220 que é mais barato mas não sei se é eficiente fora de estradas.
Fico à espera que alguém me possa esclarecer esta dúvida.

Yoram