• Anúncios

Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor Carlytos » quinta mai 13, 2010 23:06

hfilipe Escreveu:Já puseste o TomTom com o StatNavigation Off e com o Offroad Navigator?
É que com estes dois programas fica bastante preciso e com "setinha" para te indicar a direcção e a distância que falta até ao GZ. É claro que não é à prova de água e é bastante mais frágil que um GPSr pedestre mas em termos de te levar ao GZ não deixa ficar mal. E com o meu até ando paperless.


Vou esperimentar isto, pois não sabia que existia tal coisa! Agora tenho que procurar o tuturial de como se instala isso, etc... mas é uma valente ajuda, talvez me faça poupar uns trocos!


Capitao_Mostarda Escreveu:Carlytos, já tive esse gps que referes, o tal Garmin Etrex H e garanto-te que, para o preço, é uma boa aposta. Tem uma precisão muito boa, vais notar uma diferença brutal em relação ao Tomtom.
Curiosamente tive um percurso bastante semelhante ao teu! As minhas primeiras caches foram encontradas com um Tom Tom one, mas depressa percebi que não era solução... Comprei então um Garmin Etrex H que utilizei durante cerca de 2 anos e nunca me deu o minimo desgosto! Há uns tempos acabei por vender esse a um amigo e comprar um Garmin Etrex Legend Hcx... Em relação ao anterior já permite ter cartografia (dá-me um jeitão para levar na moto), podes utilizar pocket queries e ter todas as caches de portugal disponiveis no gps... Enfim tem mais algumas vantagens mas obviamente também é mais caro...
Tens que ver quanto pretendes gastar, as funções que procuras num gps e se vais realmente fazer uso de tudo o que ele te oferece... Senão é como ter um Mercedes e só o utilizar para ir ao supermercado [:D]
Espero ter ajudado! Qualquer duvida estamos cá para isso [;)]


Se a minha resposta dada a cima não der em nada, está decidido, avanço para a semana para a compre de um igual ao teu. Depois vendo o TomTom e poupo uns trocos na compra do novo!

Obrigado aos dois pelas excelentes dicas!
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Duvida/Ajuda] Que GPS comprar ?

Mensagempor Carlytos » quinta mai 13, 2010 23:26

hfilipe Escreveu:Já puseste o TomTom com o StatNavigation Off e com o Offroad Navigator?


Já agora, poderias ajudar-me a instalar isso no meu? Ou indicar-me um post onde isso esteja explicado? É que com o teu post tenho uma ideia para o que serve, mas como nunca ouvi falar disso, nem sei como utlizar isso!
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Duvida/Ajuda] Que GPS comprar ?

Mensagempor Lima_Paço » sexta mai 14, 2010 08:27

Carlytos Escreveu:... Ou indicar-me um post onde isso esteja explicado?


http://www.tomtomforums.com/tomtom-3rd-party-softwares/7780-offroad-navigator.html

http://www.tomtomforums.com/tomtom-3rd-party-softwares/10349-improve-walking-your-tomtom-statnavoff.html

Não tenho Tomatoma como disse, mas acho que isto deve ajudar-te. [;)]
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
Lima_Paço
Extra Large
 
Mensagens: 3777
Registado: terça abr 15, 2008 08:59
Localização: Figueira da Foz

Re: [Duvida/Ajuda] Que GPS comprar ?

Mensagempor hfilipe » sexta mai 14, 2010 13:21

É bastante fácil. Basta ligares o Tomtom ao PC e copiares o conteúdo dos ficheiros .zip para o GPS.
Depois desligas e voltas a ligar o Tomtom e vais ter mais 3 icones no menu principal. Devem ser os 3 últimos, basta carregares na seta para chegar lá.
Para passar para modo pedestre clicas em Statnav OFF. Aparentemente não vai fazer nada e volta a aparecer o mapa, é mesmo assim. Desligas e voltas a ligar o Tomtom e já está em modo pedestre. Se carregares nos satélites (qualidade do sinal no canto inferior direito) e novamente nos satélites no ecran a seguir (de modo a ver as coordenadas actuais) elas devem estar constantemente a mudar, quer dizer que o modo pedestre está a funcionar.
Voltas para o menu e escolhes o Offroad Navigator. Vai-te abrir o programa, carregas no centro do ecran e aparecem-te 3 opções em baixo: Setup — File — Lat/Lon.
No setup convém pores sistema métrico e coordenadas em dº m.m'
Depois em Lat/Lon basta pores as coordenadas que desejas. Para Sul e West colocas um - antes da coordenada e um espaço a substituir o sinal de º. Assim, para N41º62.459 deves por 41 62.459 e para W8º25.458 deves por -8 25.458. Depois Submit e aparece-te uma setinha a apontar o direcção e a distância que falta bem como as coordenadas actuais e finais.
Se precisares de mais ajuda, dispõe.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: [Duvida/Ajuda] Que GPS comprar ?

Mensagempor Carlytos » sábado mai 15, 2010 00:52

hfilipe Escreveu:É bastante fácil. Basta ligares o Tomtom ao PC e copiares o conteúdo dos ficheiros .zip para o GPS.
Depois desligas e voltas a ligar o Tomtom e vais ter mais 3 icones no menu principal. Devem ser os 3 últimos, basta carregares na seta para chegar lá.
Para passar para modo pedestre clicas em Statnav OFF. Aparentemente não vai fazer nada e volta a aparecer o mapa, é mesmo assim. Desligas e voltas a ligar o Tomtom e já está em modo pedestre. Se carregares nos satélites (qualidade do sinal no canto inferior direito) e novamente nos satélites no ecran a seguir (de modo a ver as coordenadas actuais) elas devem estar constantemente a mudar, quer dizer que o modo pedestre está a funcionar.
Voltas para o menu e escolhes o Offroad Navigator. Vai-te abrir o programa, carregas no centro do ecran e aparecem-te 3 opções em baixo: Setup — File — Lat/Lon.
No setup convém pores sistema métrico e coordenadas em dº m.m'
Depois em Lat/Lon basta pores as coordenadas que desejas. Para Sul e West colocas um - antes da coordenada e um espaço a substituir o sinal de º. Assim, para N41º62.459 deves por 41 62.459 e para W8º25.458 deves por -8 25.458. Depois Submit e aparece-te uma setinha a apontar o direcção e a distância que falta bem como as coordenadas actuais e finais.
Se precisares de mais ajuda, dispõe.


Era mesmo isto! O Maxado também me ajudou num outro tópico, mas tu explicas-te tudo detalhado! Agradeço-te muito esta explicação e claro ao Maxado também foi util.!

Cump,
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: [Duvida/Ajuda] Que GPS comprar ?

Mensagempor hfilipe » sábado mai 15, 2010 08:00

Conseguiste pôr a funcionar?
Se sim. vais ver que é 200% melhor. Já não precisas de andar a mais de 5 km/h para as coordenadas actualizarem e a "setinha" é uma enorme ajuda.
Vou estar o fim-de-semana fora, mas depois coloco aqui alguns tópicos mais "avançados" e que podem facilitar ainda mais as "cachadas".

À moderação - Talvez este tópico estivesse melhor colocado nos "Dispositivos GPS"
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: [Duvida/Ajuda] Que GPS comprar ?

Mensagempor Carlytos » sábado mai 15, 2010 12:01

hfilipe Escreveu:Conseguiste pôr a funcionar?
Se sim. vais ver que é 200% melhor. Já não precisas de andar a mais de 5 km/h para as coordenadas actualizarem e a "setinha" é uma enorme ajuda.
Vou estar o fim-de-semana fora, mas depois coloco aqui alguns tópicos mais "avançados" e que podem facilitar ainda mais as "cachadas".

À moderação - Talvez este tópico estivesse melhor colocado nos "Dispositivos GPS"


Consegui sim, se tiveres mais algum programazinho util para este meu amigo TomTom, ficaria agradecido!

Cump,
Avatar do Utilizador
Carlytos
Large
 
Mensagens: 1177
Registado: quinta abr 02, 2009 10:03
Localização: Ovar

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor alieri » domingo mai 16, 2010 11:03

[Moderação]Topic split conforme sugerido. O tópico original está aqui.[/Moderação]
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor nunogil » segunda ago 15, 2011 16:01

Agora sou eu a precisar de ajuda. Já entendi mais ou menos como funciona, mas... onde posso "sacar" os programas e colocar no Tomtom!

Sou burro e novato :!: ahahahah
nunogil
Micro
 
Mensagens: 37
Registado: segunda mar 28, 2011 19:15

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor hfilipe » segunda ago 15, 2011 21:30

Offroad Navigator

Static Navigation

Basta colpiares os ficheiros que estão nos .zip para a raiz do TomTom e ficas com mais 3 ícones na última página do menu.

Ao clicares em StatNav Off o TomTom volta para o mapa. Desliga-o e volta a ligá-lo para funcionar!

No Offroad Navigator colocas a coordenada e ele aponta-te a direção para o GZ.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor alieri » terça ago 16, 2011 01:46

Normalmente ninguém o faz, mas pode ser boa ideia fazeres uma cópia de segurança do conteúdo do GPS antes de meter lá outras coisas ;)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor avernoro » quarta ago 31, 2011 03:16

Olá amigos eu tenho um TomTom Live XL, será que esses programas também funcionam no dito gps ?
Estou a descobrir esta modalidade à pouco e gostaria de praticar um pouco, se desse por enquanto para utilizar o meu live xl, era óptimo.
avernoro
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 29, 2011 13:17

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor hfilipe » quarta ago 31, 2011 08:02

Como disse o alieri, primeiro faz um backup.

Depois faz o download dos 2 programas e instala como escrevi no meu post mais acima.

Vê se funciona. Se não ou se tiveres dúvidas vai pondo aqui que a malta tenta ajudar.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor hfilipe » quarta ago 31, 2011 08:03

Já agora, ma pequena dica para colocar as coordenadas no Offroad de forma mais fácil e sem erros de digitação.

Colocar o ficheiro .ov2 com as coordenadas das caches dentro da pasta do mapa no TomTom. Eu uso o GSAK mas há várias ferramentas para converter o GPX para .ov2.
No TomTom ir ao menu e escolher "Planeamento de Itinerário" e clicar em Adicionar -> Ponto de Interesse -> PI Próximo de Si -> Nome do Ficheiro .ov2 e escolhem a cache que pretendem.
Podem repetir estes passos e adicionar várias caches pela ordem que as pretendem fazer.

Depois, escolhem Opções -> Guardar Itinerário. Normalmente dou o nome GC mas podem escolher um nome qualquer. Até podem gravar mais que um itinerário como, por exemplo, um para as caches do dia e outro com os pontos intermédios de uma multi.

Clicam em concluído e voltam para o mapa. Agora abrem o Offroad Navigator e clicam em File. Se necessário clicam nas setas Prev. ou Next até aparecer o nome do itinerário que gravaram e clicam em Submit.
As coordenadas da cache estão carregadas e já seta mágica já aponta para o GZ! Se gravaram o itinerário com mais que uma cache, podem escolher a que pretendem com Prev. ou Next.

À primeira vista pode parecer um processo demorado, mas com alguma prática vão ver que é bastante fácil e rápido e evitam erros na digitação das coordenadas.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: Dicas Tomtom Off-RoadNavigator + Static Navigation

Mensagempor avernoro » quarta ago 31, 2011 10:52

Olá bm dia, fiz os passos todos mas só me aparece o off road navigator é o único ícone que me aparece, porque será ?
avernoro
Micro
 
Mensagens: 6
Registado: segunda ago 29, 2011 13:17

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron