• Anúncios

Duvida erro de gps. ( Posição )

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Duvida erro de gps. ( Posição )

Mensagempor Morcegolas » domingo Oct 26, 2008 00:37

Boas pessoal, tenho à pouco tempo um gps da garmin ( GPSmap 60CSx ) e hoje à tarde fui dar uma volta e procurar umas caches. Nas duas que encontrei ao chegar à cache o gps nunca me indicou a posição correcta da mesma, ficando numa a +/- 1.38m e noutra apesar de não ter gravado com o gps o ponto 'correcto' da cache acho que devia estar a +/- 3m.
Pergunto eu se isto faz parte do jogo, colocar o ponto mais distanciado da cache para proporcionar mais entusiasmo na procura da mesma, ou se será do meu gps.

Obrigado e espero que possam ajudar. :?:
Morcegolas
Micro
 
Mensagens: 29
Registado: terça Oct 14, 2008 12:09

Mensagempor Malok0 » domingo Oct 26, 2008 01:07

Bemvindo ao fórum!
O Sistema de GPS (todo ele) tem sempre uma margem de erro. E isso não é no teu dispositivo, que por sinal é bom.
Deve-se a vários factores, entre os quais:
Atmospheric effects
Multipath effects
Ephemeris and clock errors
Selective availability
Relativity
Sagnac distortion
Podes ler por aqui - http://en.wikipedia.org/wiki/Global_Pos ... or_sources
Portanto, quando estiveres a 1 metro de distância do esconderijo da cache, bem te podes dar por feliz. Oxalá fossem todas assim.
:wink:
Entre o momento em que o o dono da cache tira as coordenadas, e tu procuras, leva a uma (provável) "duplicação" do erro, isto é, o GPS do owner contra o teu. Se me faço entender.

E sim, de vez em quando encontras algumas caches, algumas mais antigas, em que o erro chega a ser superior a uma dezena de metros.
Terás de viver com isso.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor Morcegolas » domingo Oct 26, 2008 01:19

Obrigado Malok0 pela explicação, mas já agora mais uma perguntinha, depois de ter estado a ler o manual de instruções do aparelho :) descubro de uma coisa chamada WAAS que gasta um pouco mais de bateria mas que é um projecto "de modo a melhorar a integridade geral do sinal de GPS", isto realmente vai diminuir a margem de erro ou nem por isso?

Abraço
Morcegolas
Micro
 
Mensagens: 29
Registado: terça Oct 14, 2008 12:09

Mensagempor Malok0 » domingo Oct 26, 2008 01:26

sim vai.
Adenda: O EGNOS transmite em modo de compatibilidade WAAS, e trará sem dúvida vantagens no que respeita à precisão.
Editado pela última vez por Malok0 em domingo Oct 26, 2008 01:29, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
Malok0
Regular
 
Mensagens: 338
Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor Morcegolas » domingo Oct 26, 2008 01:28

Malok0 Escreveu:sim vai.


Obrigado.
Morcegolas
Micro
 
Mensagens: 29
Registado: terça Oct 14, 2008 12:09

Mensagempor MightyReek » domingo Oct 26, 2008 09:43

O Maloko já disse tudo.
Normalmente nos últimos 10 metros é esquecer o GPSr e ligar o interruptor "Geocaching Thinking Mode".
Imagem
Avatar do Utilizador
MightyReek
Extra Large
 
Mensagens: 3582
Registado: domingo jul 08, 2007 09:36
Localização: Ermidas-Sado

Re: Duvida erro de gps. ( Posição )

Mensagempor salprata » segunda Oct 27, 2008 12:05

Morcegolas Escreveu:Boas pessoal, tenho à pouco tempo um gps da garmin ( GPSmap 60CSx ) e hoje à tarde fui dar uma volta e procurar umas caches. Nas duas que encontrei ao chegar à cache o gps nunca me indicou a posição correcta da mesma, ficando numa a +/- 1.38m e noutra apesar de não ter gravado com o gps o ponto 'correcto' da cache acho que devia estar a +/- 3m.
Pergunto eu se isto faz parte do jogo, colocar o ponto mais distanciado da cache para proporcionar mais entusiasmo na procura da mesma, ou se será do meu gps.

Obrigado e espero que possam ajudar. :?:


1.38m, já é muito bom...

há-des reparar quam do fazes zoom in no mapa do gps, a setinhina de localização encontra-se dentro de um circulo, que normalmente tem raio de 5 metros, corresponde à margem de erro....

:lol:
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor Mikron » terça nov 04, 2008 22:51

MightyReek Escreveu:O Maloko já disse tudo.
Normalmente nos últimos 10 metros é esquecer o GPSr e ligar o interruptor "Geocaching Thinking Mode".


Gostei particularmente da ultima frase "Geocaching Thinking Mode"
Resume mesmo a ultima etapa na busca de caches - Parabens pela imaginaçao!
Mikron
Small
 
Mensagens: 164
Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Re: Duvida erro de gps. ( Posição )

Mensagempor formigasimoes » terça dez 04, 2012 11:48

bom dia

Eu tenho uma duvida relacionada.
É o seguinte na zona onde moro durante o verão houve varios incêndios florestais onde algumas das minhas propriedades arderam.
Numa das minhas propriedades o metodo usado na extinção do incendio foi o uso de maquinas de rastos.
Problema foi que a maquina me arrancou dois dos marcos que delimitavam o terreno, a solução que nao é barata é falar com um topografo.
Para que isto nao voltasse a acontecer eu gostaria de saber se há algum dispositivo que eu possa usar indo ao local guardar as coordenadas e poder utiliza-las em ocasiões futuras, mas para isso a margem de erro teria de ser inferior a 30 cm o que é dificil.
eu ja la fui com o telemovel (htc explorer, tmndrive)e corri os marcos todos mas quando volto ao 1º marco a coordenada que me é dada ja muda um pouco.
formigasimoes
Micro
 
Mensagens: 1
Registado: terça dez 04, 2012 11:32

Re: Duvida erro de gps. ( Posição )

Mensagempor hfilipe » terça dez 04, 2012 12:01

Para margens de erro tão pequenas penso que só mesmo um topógrafo!
Há GPSr que permitem fazer medições para esse efeito mas... são usados por topógrafos e custam uma pipa de massa.
hfilipe
Extra Large
 
Mensagens: 1875
Registado: segunda nov 16, 2009 13:19


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron