• Anúncios

Duvida no gps....

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Duvida no gps....

Mensagempor Team H.P.V. » quinta ago 23, 2007 22:54

Ando a tentar comprar um gps para fazer geocaching e tenho deparado com estas informações:

Precisão do GPS: <15 metros
Precisão do DGPS: 3-5 metros
Precisão do WAAS : <3 metros

será que algem me poderia explicar..... :oops:
Team H.P.V.
Micro
 
Mensagens: 31
Registado: segunda jun 11, 2007 22:05

Mensagempor btrodrigues » quinta ago 23, 2007 23:09

15 metros são a precisão máxima do sistema base de satélites de GPS para dispositivos pessoais.

Com recurso a receptores rádio e estações base com localização conhecida, pode-se aproveitar para ter mais precisão, o chamado DGPS. Na realidade é só para uso profissional, porque o equipamento é pouco acessível e prático.

No entanto, as diferenças medidas entre as leituras de GPS efectuadas em estações com localização conhecida podem ser usadas para "alimentar" um conjunto extra de satélites (WAAS nos EUA, EGNOS na Europa) que permitem corrigir o sinal de GPS e aumentar a precisão para os valores de 3 metros anunciados.

Tudo isto, claro, em condições óptimas : céu aberto, sem nuvens, sem tempestades magnéticas, sem maionese, sem edifícios a reflectir o sinal e sem árvores a atenuar as leituras.
Avatar do Utilizador
btrodrigues
Extra Large
 
Mensagens: 1938
Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor lamas » quinta ago 23, 2007 23:21

Em termos simples: ( deve haver pessoal com mais arcaboiço que eu para este tipo de perguntas)

Precisão do GPS: <15 metros - o sinal que chega ao Gps, por alguns factores, como condições climatéricas, reflexão do sinal por obstáculos, etc., tem uma margem de erro dentro desses valores.

Precisão do DGPS: 3-5 metros - o sinal é corrigido por uma informação que é dada ao Gps, por uma estação que recebe o sinal, que sendo fixa, sabe-se exactamente o local e com isso é possível corrigir a informação que chega do satélite que emite o sinal, ou seja como o ponto é fixo e a informação chega distorcida em "x" metros, a estação faz a correcção da diferença entre o sinal recebido e o que devia receber.

Precisão do WAAS : <3 metros - há uns satélites que recebem informação de estações fixas e "informam" o Gps, para fazer uma corecção de "x" metros no satélite (por ex.) 22, "y" metros ao satélite 18, "z" metros ao satélite 21, etc. , e com isto a triangulação do gps é mais precisa, dai a precisão baixar a valores dos tais 3 metros - é quando aprecem os "D"s ao lado do números dos satélites no ecran da constelação de satélites.

Confuso ? Vai na volta estou a dizer para aqui alguma barbaridade, que alguém já corrigirá...
Imagem
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lamas
Regular
 
Mensagens: 505
Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor lamas » quinta ago 23, 2007 23:23

Eu não disse...
Enquanto escrevia esta lenga lenga o Bruno resumiu, e respondeu primeiro que eu...
Imagem
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
lamas
Regular
 
Mensagens: 505
Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor vsergio » sexta ago 24, 2007 09:10

mas, em muitos casos, temos que contar com uma margem de erro de 10 metros. A cache está no ponto zero, ou num raio de 10 metros.... conforme quem a tenha colocado!
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor MAntunes » sexta ago 24, 2007 09:19

A cache está no ponto zero, ou num raio de 10 metros.... conforme quem a tenha colocado!


Não concordo.

O erro é/poderá ser a soma do erro dos dois GPSr (o usado para obter as coordenadas e o usado para encontrar o ponto 0) e não é conforme quem colocou a cache mas conforme as condições de obtenção das coordenadas e das condições para procurar do ponto 0. As condições são, como dito acima metreológicas e outras.
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor vsergio » sexta ago 24, 2007 09:26

Eu sei.
Isto era uma reclamação!
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor alieri » sexta ago 24, 2007 12:00

Tudo isto, claro, em condições óptimas : céu aberto, sem nuvens, sem tempestades magnéticas, sem maionese, sem edifícios a reflectir o sinal e sem árvores a atenuar as leituras.


que é maionese??
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor vsergio » sexta ago 24, 2007 13:16

alieri Escreveu:
Tudo isto, claro, em condições óptimas : céu aberto, sem nuvens, sem tempestades magnéticas, sem maionese, sem edifícios a reflectir o sinal e sem árvores a atenuar as leituras.


que é maionese??


É maionése. Com acento nó 1º "E".

Pergunta ao LOPESCO
Avatar do Utilizador
vsergio
Extra Large
 
Mensagens: 2310
Registado: segunda set 19, 2005 21:52
Localização: Sobral Monte Agraço

Mensagempor Team H.P.V. » sexta ago 24, 2007 18:38

ok :? , vamos lá ver se eu entendi....
No meu caso uso um Gps Zappa (sirf II) no meu n70, ele apenas utiliza a tecnologia "gps (Precisão do GPS: <15 metros )" certo :oops: ????
Caso por exemplo compra-se um Garmin GPS 72 como este (http://www.pixmania.com/pt/pt/451560/ar ... etechnique) ele seria muito melhor, digamos mais preciso ou não???

Já por algumas vezes deixei cair o tlm e acho que qualquer dia vou ter uma surpresa, daí querer comprar um gps a sério :P .
Team H.P.V.
Micro
 
Mensagens: 31
Registado: segunda jun 11, 2007 22:05

Mensagempor lopesco » sexta ago 24, 2007 20:33

vsergio Escreveu:
alieri Escreveu:
Tudo isto, claro, em condições óptimas : céu aberto, sem nuvens, sem tempestades magnéticas, sem maionese, sem edifícios a reflectir o sinal e sem árvores a atenuar as leituras.


que é maionese??


É maionése. Com acento nó 1º "E".

Pergunta ao LOPESCO


MAS VOCêS QUEREM ACABAR COM A MINHA VIDA SEXUAL?!?!?!?!?!
Imagem
Avatar do Utilizador
lopesco
Extra Large
 
Mensagens: 1712
Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51
Localização: Abóboda, Cascais


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron