• Anúncios

duvidas...

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

duvidas...

Mensagempor toni » sexta ago 13, 2004 01:12

boas a todos,possuo um etrex amarelo e acontece que numa praia aqui perto,(fig.foz) e na praia de ondarreta,pais basco,ele indicava uma elevaçao de -11 metros com erro de 4 metros,em mais nenhum lado isso aconteceu.sera devido a que?2ª questao:gps`s sem WASS/EGNOS estaram obsoletos?deixaram de funcionar?podem-me esclarecer?Desde ja o meu muito obrigado e despeço-me com os meus melhores cumprimentos.
PS:tenho um GPS basico mas ja me deu muitas alegrias,alias,a vida é feita de pequenas alegrias....
toni
Micro
 
Mensagens: 39
Registado: terça ago 10, 2004 00:36

Re: duvidas...

Mensagempor guest » sexta ago 13, 2004 11:20

Boas!

És da zona da Figueira da Foz? Eu sou daí de perto, mas estou em Lx.

Quanto às tuas dúvidas:
o erro indicado pelo GPS, é o erro de localização esperado nas coordenadas horizontais. O erro de altitude é sempre muito maior e creio que anda na ordem dos 20m. Não te preocupes. Um GPS é um GPS e enquanto durar, vai continuar "actual". No entanto, surgirão novos GPSrs, usando sinais de correcção de precisão (WAAS) e dentro de alguns anos, usando o sistema europeu... É a evolução... :-)

Xau,
Nuno Pedrosa
guest
Regular
 
Mensagens: 309
Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: duvidas...

Mensagempor pregalla » sexta ago 13, 2004 13:56

Boas!
É tal como o Nuno Pedrosa escreveu.
Os 4m de erro são referentes ao erro horizontal.
O erro vertical é, regra geral, até 3 vezes o valor do erro horizontal.
Naquele caso, podia mesmo chegar aos +/-12m.
Muitas vezes não será tanto, mas pode atingir esses valores.
A melhor forma de ter uma maior precisão vertical é comprar um altímetro ou um GPS com altímetro (tanto a Garmin como a Magellan têm estes modelos).
O eTrex amarelo não está condenado à extinção tão cedo!
Se o segurares correctamente (na horizontal, com o ecran virado para cima) terás uma boa precisão.
Modelos mais actuais recebem também um tipo especial de satélites de correcção, os WAAS (ou EGNOS), que permitem uma precisão abaixo dos 3m.
Neste caso também a precisão vertical é um pouco melhorada, indo até um máximo do triplo dos 3m.
Daqui a uns anos (em 2008) teremos um novo sistema de posicionamento: o Galileo que, dizem, reduzirá o erro horizontal para 1m.
Mas descansa que terás o eTrex amarelo a funcionar correctamente por vários anos!
4m de erro ou até um erro um pouco maior é muito bom para encontrar caches, pizzarias, pontos de encontro, locais de pesca, a tenda no mato, a casa de alguém, etc.

Não te esqueças: 1. Existe o erro horizontal e o erro vertical; 2. Segura o GPS com a antena correctamente virada para cima.
pregalla
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça abr 26, 2005 16:35

Re: duvidas...

Mensagempor pregalla » sexta ago 13, 2004 14:52

Na minha resposta acima eu escrevi 2008 e o sistema colocou um fulaninho de óculos escuros!
É conveniente fazer o preview antes de postar...
:-(
pregalla
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça abr 26, 2005 16:35

obrigado

Mensagempor toni » sexta ago 13, 2004 20:01

obrigado pela simpatia que tiveram em me responder.de facto ja tive muito perto da agua na praia e a "elevaçao" andava sempre pelos 3 a 4 metros.Entao o ZERO é ao nivel da agua do mar?em relaçao a precisao eu pensava que quando me aparecia "pronto a navegar,precisao 4 metros",significava que tinha de imaginar uma circunferencia de 8 metros a minha volta....4 metros para cada lado.È bom aprender com quem sabe.
toni
Micro
 
Mensagens: 39
Registado: terça ago 10, 2004 00:36

Re: duvidas...

Mensagempor pregalla » sábado ago 14, 2004 00:51

A altitude (elevação) é dada a partir do nível médio das águas do mar, isto é, o ponto intermédio entre a maré baixa e a maré alta.
O erro indicado no GPS é um erro estimado.
Significa que, no caso que referiste, a posição calculada pelo teu GPS PODE estar afastada da tua posição real por ATÉ 4m em qualquer direcção.
Isto dá, como disseste, uma circunferência máxima de raio=4m e diâmetro=8m. Mas na maior parte do tempo será um pouco inferior aos 4m.
O erro vertical, que influencia a leitura da altitude, poderá ser até ao triplo dos 4m (continuando com o teu exemplo).
pregalla
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça abr 26, 2005 16:35

Re: duvidas...

Mensagempor toni » domingo ago 15, 2004 14:00

e em relaçao a velocidade?quando vou a conduzir,geralmente a velocidade apresentada no gps é inferior a do carro...ja me disseram que a verdadeira é a do gps devido ao erro do velocimetro...como é afinal?obrigado...
toni
Micro
 
Mensagens: 39
Registado: terça ago 10, 2004 00:36

Re: duvidas...

Mensagempor pregalla » segunda ago 16, 2004 03:19

O valor "verdadeiro" da velocidade é o do GPS.
Os construtores de veículos são obrigados a introduzir erros nos velocímetros por razões de segurança.
Os GPS também sofrem de erro no cálculo da velocidade (mas não é imposto por legislação...).
No entanto, o erro da velocidade indicada pelos nossos GPS é muito pequeno.
Podes verificar este valor descarregando o manual do eTrex amarelo para o teu PC directamente do site da Garmin.
É gratuito.
Convém que o leias atentamente.
A propósito, certifica-te de que tens o firmware do GPS actualizado para a última versão.
Podes verificar no site da Garmin.
Também é gratuito.
pregalla
Micro
 
Mensagens: 14
Registado: terça abr 26, 2005 16:35


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes