• Anúncios

GPS Bluetooth - Static Navigation

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Mensagempor SUp3rFM » quinta mai 24, 2007 10:28

sirbyte Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Como curiosidade, uso o GPS em modo SIRF com o Beeline.


E que vantagens há nisso? (tb uso Beeline)
O problema é que depois não deve funcionar com o iGO...


Em modo Sirf, a comunicação é ainda mais rápida que em NMEA.

Ao fechar o Beeline, o GPS volta ao setting default (NMEA). É o que faço.

Uso o Beeline em Sirf, fecho-o e uso o Route66 sem problemas.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor alieri » quinta mai 24, 2007 19:13

Repara nesta frase que está desde o 1º minuto no post inicial


SUp3rFM Escreveu:Não me responsabilizo por eventuais danos sofridos por correr este procedimento.


Ok meu caro...não tinha visto...De qualquer forma, acho que devias pôr essa frase no inicio do post, bem visivel, antes das instruções.
É que, fosse por incompatibilidade de hardware/software ou por pura nabice do utilizador (eu), a verdade é que passei um mau bocado a tentar repor o GPS a bombar de novo, e cheguei a temer o pior - ter deitado os meus euros à rua.

Por isso faço a sugestão de colocares de forma bem visivel quer as vantagens de desligar a SN, quer o risco que pode vir de fazer essas alterações, para que todos os 'nabos' como eu estejam avisados.

Boas noticias, entretanto. O meu GPS já está operacional de novo. Não me perguntem como, mas a verdade é que está. Este fim de semana volto à carga...
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor SUp3rFM » quinta mai 24, 2007 19:25

A sério? Yeeeepi! :D

Ok, vou evidenciar o aviso.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Mensagempor zoom_bee » quinta mai 24, 2007 20:12

Hugo, usei o SirfDemo a partir do PC.

Quando lhe pedi para comunicar com o brinquedo, ele deve ter feito a tal habilidade.

Mas voltar a repor o modo NMEA é extremamente simples (se eu me tivesse apercebido que estava em SIRF...)
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor pjota » sexta mai 25, 2007 11:23

alieri Escreveu:
Repara nesta frase que está desde o 1º minuto no post inicial


SUp3rFM Escreveu:Não me responsabilizo por eventuais danos sofridos por correr este procedimento.


Ok meu caro...não tinha visto...De qualquer forma, acho que devias pôr essa frase no inicio do post, bem visivel, antes das instruções.
É que, fosse por incompatibilidade de hardware/software ou por pura nabice do utilizador (eu), a verdade é que passei um mau bocado a tentar repor o GPS a bombar de novo, e cheguei a temer o pior - ter deitado os meus euros à rua.

Por isso faço a sugestão de colocares de forma bem visivel quer as vantagens de desligar a SN, quer o risco que pode vir de fazer essas alterações, para que todos os 'nabos' como eu estejam avisados.

Boas noticias, entretanto. O meu GPS já está operacional de novo. Não me perguntem como, mas a verdade é que está. Este fim de semana volto à carga...


Amigos eu tive o mesmo problema do alieri, o meu holux 236 slim deixou de funcar depois de tentar desligar o SN. Felizmente consegui trocá-lo.... :wink:

alieri, já vi que não sabes bem como puseste isso novamente a dar. Pergunto: com isso tudo o SN ficou desligado ou não?

Dica: Li nuns fóruns que a forma de repor o holux slim (e talvez outros GPS) a "factory default", útil depois dos azelhas (como eu) andarem a brincar nas configurações e o bicho deixar de funcionar, será deixar o mesmo desligado, sem a bateria durante cerca de uma semana. Isso permitirá que a bateria interna que guarda as configurações descarregue e ele volte à configuração de fábrica. Não ensaiei pois ainda fui a tempo de o trocar, mas em princípio deverá funcionar. Se alguém o puder confirmar, será óptimo.
pjota
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: terça mai 08, 2007 09:12

Mensagempor h_lemos » sexta mai 25, 2007 19:22

Boas

Estava a tentar fazer o que estava no primeiro post e :( , dei cabo de tudo.

Agora nao consigo fazer a comunicação do gps com o pda.

Como posso resolver este problema?!?!?

A antena é uma Holux GPSlim 236 e o PDA é um qtek s100.

Alguem me consegue ajudar?!?!?

Obrigado
h_lemos
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: quarta mai 23, 2007 21:33

Mensagempor pjota » sexta mai 25, 2007 19:53

h_lemos Escreveu:Boas

Estava a tentar fazer o que estava no primeiro post e :( , dei cabo de tudo.

Agora nao consigo fazer a comunicação do gps com o pda.

Como posso resolver este problema?!?!?

A antena é uma Holux GPSlim 236 e o PDA é um qtek s100.

Alguem me consegue ajudar?!?!?

Obrigado


Amigo hlemos,

Lê o meu post antes do teu. Aconteceu-me o mesmo. A minha antena e o pda são exactamente os mesmos e também fiz asneira ao tentar desligar o Static Navigation. Tive sorte... consegui trocá-lo, mas li num fórum que uma das formas de solucionar o problema é "obrigar" o GPS a um reset de fábrica . Não experimentei mas faz sentido. Tenta deixar a bateria do GPS retirada durante 5/6 dias completos, sem a recolocar. A bateria interna irá descarregar e teóricamente será feito o reset de fábrica. Depois experimenta ligar e ensaiar, deve resultar...

Já agora depois posta aqui o resultado da experiencia.

Abraço!
pjota
Micro
 
Mensagens: 18
Registado: terça mai 08, 2007 09:12

Mensagempor MAntunes » sexta mai 25, 2007 20:26

Um hard reset não provoca o mesmo resultado?
Atenção que deixando as baterias descarregar ou fazendo um hard reset, perdem-se todos os dados pessoais. É necessário fazer backup ou sincronizar o PDA com o PC para se guardar os dados pessoais (notas, agenda, contactos, ficheiros...).

Eu tenho um Qtek 9090 e a minha (salvo seja...) bateria interna só aguenta 20 minutos. Mas eu não espero 20 minutos quanto mais 5 ou 6 dias; leva logo com a stylus no buraquinho do reset e ao mesmo tempo pressiono o botão de power e prontos; hard reset. É como formatar o disco de um PC. Fica logo em forma. :lol:

Mas houve por aí outros métodos de recuperar a comunicação PDA-GPSr. Talvez de deva tentar antes da 'bomba atómica'. :-)
Imagem
Avatar do Utilizador
MAntunes
Extra Large
 
Mensagens: 4803
Registado: terça abr 22, 2003 20:56
Localização: Lisboa, Portugal

Mensagempor zoom_bee » sexta mai 25, 2007 21:10

hard reset. É como formatar o disco de um PC. Fica logo em forma


hehehe como eu te entendo Manel (tb tenho um qtek 9090)...
Anyway, parece-me haver alguma confusão aqui, já que eles falam em fazer um Reset ao GPSr e não ao PDA.

Como podem ver no meu post anterior, tb tive problemas com as comunicações entre o meu Holux236 e o PDA depois de inventar com o SN, mas um PDA para testar as comunicações, não é das melhores ferramentas, se tiverem um PC com Bluetooth, instalem o Sirfdemo http://www.sirf.com/free_demo.html e (é grátizzz) vejam qual o protocolo que está activo no GPS, se tiverem o mesmo problema que eu estará em SIRF, mudem-no para NMEA (aparecem varias opçõs de NMEA, usem por ex a GPRMC)

Caso não tenham PC p testar esta opção tentem o seguinte, activem a comunicação bluetooth, (o led azul do GPSr vai piscar + lentamente) no OziCe do Pda mudem o protocolo: File -> Configuration -> NMEA -> Sentence (deve estar GPRMC) mudem para SIRF, o GPS deverá começar a comunicar com o Ozi, e ficam com as duvidas esclarecidas.

Espero que resulte.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor h_lemos » sábado mai 26, 2007 00:39

Boas
Obrigado a todos, mas ainda nao consegui :cry:
Zoom, ja experimentei com colocar o sirf no ozi e mesmo assim nada. No Sirfdemo nao sei como fazer o que disseste. Não consegues explicar isso melhor?!?!
Obrigado
h_lemos
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: quarta mai 23, 2007 21:33

Mensagempor alieri » sábado mai 26, 2007 04:42

alieri, já vi que não sabes bem como puseste isso novamente a dar. Pergunto: com isso tudo o SN ficou desligado ou não?


Ainda não sei, amanhã já te digo, quando o levar para a rua. Isto se entretanto encontrar o raio do carregador do PDA, que parece ter-se evaporado :?

Confesso que depois do susto que passei não tenho muita vontade de tentar fazer alterações e arriscar-me que SN signifique Sem Nenhum (GPS)

Certo é que antes da aventura de desactivar o SN, em marcha apeada 'dinâmica', a info sob a minha posição era actualizada com grande rapidez.
Ou seja, ou eu caminhava muito próximo dos 4km/h, ou a SN estava desactivada (acho que não).
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor zoom_bee » sábado mai 26, 2007 08:46

Deixa ver se consigo ajudar :?

Activar o serial link bluetooth no windows (do PC)

Abrir o Sirfdemo

Data Source setup:
serial port: Com5
Baud Rate: 4800

Action:
Open Data Source
Se o GPS estiver correctamente configuardo a janela "Debug View NMEA" deverá começar a correr o feed do GPS.

ao fazer o "Open Data Source" mais alguns campos irao ficar seleccionáveis, assim clicando em Action de novo deve surgir:

Switch to NMEA Protocol

ou Switch to SIRF Protocol

ao colocares em NMEA o assunto deve ficar resolvido,mas pelas tuas duvidas deves ter quaisquer outros problemas.

Descreve exactamente até onde consegues ir, e onde é que a "coisa" corre mal.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor h_lemos » sábado mai 26, 2007 19:19

Boas

Zoom-bee, quando faço open data source nao obtenho resultado nenhum, fica tudo branco na mesma. Nao esta fácil...
E logo amanha que tinha combinado ir procurar a minha primeira cache... :cry:
Paciencia...
h_lemos
Micro
 
Mensagens: 16
Registado: quarta mai 23, 2007 21:33

Mensagempor zoom_bee » domingo mai 27, 2007 00:21

:? hummm confirmaste se a comunicação serie (por bluetooth) é efectuada?

o símbolo do GPS muda de estado qd clicas duas vezes?

Chegaste a colocar a password "0000" típica dos Holuxes?

Desculpa se estiver a ser picuinhas... mas estou a tentar perceber o q se estará a passar.

ainda no Sirfdemo: setup -> Select Target Software -> seleciona Auto detection.

Não me lembro de + nada de momento... vai dizendo o q descobrires.
Imagem
Avatar do Utilizador
zoom_bee
Site Admin
 
Mensagens: 1512
Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor acasim » domingo mai 27, 2007 01:08

Acho que também fiz asneira com o meu HOLUX GPSlim240... :cry:
Foi com o SorfTech que a coisa deixou de funcionar. Quando tentei passar a modo sirf, não apareceu a hora, e nunca mais nada funcionou...

Com o SirfDemo, a partir do PC, diz basicamente que o target SW unknown. Não percebo como é que o firmware pode ter ficado marado, mas parece que foi o que aconteceu...

Só estou arrependido de ter começado a mexer nisto demasiadamente à confiança (defeito profissional...).

Por enquanto estou sem ideias de como fazer para recuperar o aparelho. Se alguém souber de alguma forma de fazer um hard reset... entretanto vou tentar esgotar a bateria, é uma possibilidade com alguma lógica...

O que vale é o geokart amanhã para animar... felizmente que não vou precisar do GPS para fazer o found :)

Abraços e obrigado,
Antonio
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
acasim
Moderador
 
Mensagens: 1933
Registado: terça abr 24, 2007 23:50

AnteriorPróximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

cron