• Anúncios

Blaupunkt Travel Pilot, Dá ou não?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Blaupunkt Travel Pilot, Dá ou não?

Mensagempor LuCk » sexta mai 11, 2007 09:53

Boas pessoal, tenho um GPS da blaupunkt, é de estrada. Mas gostava de saber se existe alguma aplicação para se instalar para funcionar fora de estrada (para poder utilizar no geocaching).

O equipamento é este:
Imagem

Obrigado ;)
LuCk
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 11, 2007 07:58

Lê o manual...

Mensagempor rifkind » sexta mai 11, 2007 10:17

É simples.

Para servir para Geocaching, deve ser portátil com uma autonomia razoável. Uma ou duas horas são o mínimo para a maioria das caches, mas algumas exigem 4 horas. A cache mais longa actualmente, deverá ser a "Tou às Aranhas", mas essa podes fazer facilmente 9Km a pé sem o GPS e apenas precisa dele nos últimos 3 Kms, quando deixas de ter caminho marcado.

É extremamente útil que permita inserir coordenadas, ou ficarás limitado se tentares fazer multi-caches. Se não permitir inserir coordenadas, terá obrigatoriamente de permitir a inserção de pontos de interesse, o que normalmente só é possível via computador.

Finalmente, nada disto servirá para nada se o GPS não permitir a navegação fora-de-estrada. E isso é o mais comum, nas diversas variantes dos actuais GPS de estrada. Exceptua-se a Garmin e alguns modelos da Mio, pelo que sei.

Mesmo que o teu GPS não permita nada do que é dito acima, ainda será útil para fazer a navegação até perto da zona da cache. Daí para a frente precisarás de um GPS simples. Devem custar-te à volta de 140EUR.

Nuno
Rifkindsss

PS: Tinha que colocar aqui uma refêrencia ao Garmin Quest, o que acho ser o melhor GPS para Geocaching, com navegação por estrada, indicações de voz, cartografia completa da Europa, navegação fora de estrada, registo de tracking (o que acho ser uma das omissões mais absurdas nos GPS de estrada!), 20 horas de autonomia, suporte para carro e carregador para casa, num equipamente mais pequeno que muitos telemóveis. E até pode levar as curvas de nível! :lol:
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor LuCk » sexta mai 11, 2007 10:22

Este tem uma boa autonomia, mas acho que nao dá para inserir cordenadas, mas hoje ja vou verificar. E acho que nao navega fora da estrada :(

Esse quest quando custa»
LuCk
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 11, 2007 07:58

Mensagempor LuCk » sexta mai 11, 2007 10:26

Já tive a ver o preço do quest e é um bocado proibitivo, ainda por cima ja tenho GPS no carro.

Assim para os mais baratos o que aconcelham?

Garmin Foretrex 201 este é fixe?
LuCk
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 11, 2007 07:58

Mensagempor SUp3rFM » sexta mai 11, 2007 10:28

Viva Luck,

Pelo que vi no site da Blaupunkt, o modelo TravelPilot EX-V permite a entrada de coordenadas geográficas (não sei em que formato...) mas não vejo a bússola em nenhumas das descrições. Tenta ver no manual a especificação.

Boa sorte.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira

Ops! Desculpa a confusão...

Mensagempor rifkind » sexta mai 11, 2007 10:43

LuCk, desculpa ter introduzido ruido na descrição, com a minha referência ao Quest.

Como disse, uma vez que tens o GPS de estrada, apenas precisas de um GPS básico, tipo o que referes.

Outros modelos possíveis:
http://unbelievableshop.com/store/defau ... 5981ad95b5

Nota que alguns modelos são dados como descontinuados pela Garmin (os Geckos), mas continuam a ser bons modelos.
ATENÇÃO que estes preços não têm IVA!

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor LuCk » sexta mai 11, 2007 10:45

Desses que mostraste qual aconcelhas? Ai até uns 150€, não queria gastar mais, porque tou me a iniciar, e nunca se sabe o dia de amanha.
LuCk
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 11, 2007 07:58

Modelos...

Mensagempor rifkind » sexta mai 11, 2007 11:05

LuCk, vais desculpar-me a confusão, mas estou a fazer consultas nos sites à medida que vais fazendo perguntas...

Primeiro: lê o manual do teu GPS. Pode ser que dê para o que queres!

Segundo: alguns modelos que eu conhecia, estão agora descontinuados. Estou a adaptar as recomendações, à medida que vou descobrindo o status dos equipamentos...

Terceiro: Mandei um link de uma loja, porque foi o que encontrei mais rapidamente, com uma boa lista de equipamentos. Há mais lojas e não perdes nada em procurar.

Quarto: os meus critérios de recomendação, são: Por menos de 150EUR (ou perto disso) o melhor GPS. Por esse preço, os modelos da Garmin possuem registo de trajecto com 10000 pontos (memorizam por onde andaste). De resto, possuem mais ou menos as mesmas características que outras marcas. Recomendo Garmin, porque é a que conheço melhor. Outros podem recomendar outras marcas e era bom se o fizessem.

Nestes links:
http://unbelievableshop.com/store/defau ... 5981ad95b5
http://unbelievableshop.com/store/defau ... 5981ad95b5

encontras modelos que correspondem ao que poderás precisar (se depois de leres o manual, chegares à conclusão que precisas de um GPS novo).

Assim, de repente, eu diria que o Foretrex 101 serve para o que queres.
Se encontrares o Gecko 201 à venda, também é uma boa opção.

Toma isto como ponto de partida! Investiga melhor e pede mais opiniões.

E, antes de tudo, lê os manuais do teu GPS.

Nuno
Rifkindsss
rifkind
Site Admin
 
Mensagens: 1737
Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor corrector ortográfico » sexta mai 11, 2007 11:10

LuCk Escreveu:Desses que mostraste qual aconcelhas? Ai até uns 150€, não queria gastar mais, porque tou me a iniciar, e nunca se sabe o dia de amanha.



Desses que mostraste qual aconselhas? Aí até uns 150€, não queria gastar mais, porque me estou a iniciar e nunca se sabe o dia de amanhã.
corrector ortográfico
Micro
 
Mensagens: 2
Registado: sexta mai 11, 2007 11:09

Mensagempor LuCk » sexta mai 11, 2007 13:05

Corrector ortográfico ? lol ganda cena
LuCk
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 11, 2007 07:58

Mensagempor LuCk » sexta mai 11, 2007 13:06

Amanha ja vou explorar melhor o meu GPS, mas pelo que tenho visto, vou ter mesmo de comprar outro.
LuCk
Micro
 
Mensagens: 12
Registado: sexta mai 11, 2007 07:58

Mensagempor alieri » sexta mai 11, 2007 18:34

Também tenho acesso a um GPs blaupunkt (travel pilot lucca mp3) e pelo que li no manual não dá para inserir coordenadas.

LuCk , vamos tentar descobrir isso e comunicar aqui pelo fórum?

Pergunto-me se daria para pôr algum software especifico no cartão SD, que possibilitasse usar o GPS em Geocaching.

Editado: Entretanto desisti porque optei por outra solução (PDA+GPS BT). Pelo que vi nas instruções e no site da Blaupunkt, não dá para geocaching, excepto para fazer a aproximação às caches por estrada, como foi já dito.
Resta saber se o aparelho 'conhece' as estradas mais escondidas do nosso Portugal profundo...
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Mensagempor hoggy » sexta jul 13, 2007 07:16

alieri Escreveu:Também tenho acesso a um GPs blaupunkt (travel pilot lucca mp3) e pelo que li no manual não dá para inserir coordenadas.

LuCk , vamos tentar descobrir isso e comunicar aqui pelo fórum?

Pergunto-me se daria para pôr algum software especifico no cartão SD, que possibilitasse usar o GPS em Geocaching.

Editado: Entretanto desisti porque optei por outra solução (PDA+GPS BT). Pelo que vi nas instruções e no site da Blaupunkt, não dá para geocaching, excepto para fazer a aproximação às caches por estrada, como foi já dito.
Resta saber se o aparelho 'conhece' as estradas mais escondidas do nosso Portugal profundo...


Por acaso não sabem se este GPS dá para "formatar" e meter outro software GPS tipo Tomtom?

Penso que tudo se resume a conseguir instalr o WM2003 ou WM5 que depois disso faz-se o que se quer dele... agora o problema tá em saber se será compativél com o WM....

Já agora o vosso veio com o cabo de dados??? o meu não veio nem encontro onde o comprar... é que nas zonas onde é usual circular, as estradas estão desactulizadas e no site da Blaupunkt não há updates a fazer para este modelo...

Ps. O gps não é meu, tenho um Qtek G100 e com esse já se "brinca" :D
Be Cool
hoggy
Micro
 
Mensagens: 19
Registado: quarta jun 27, 2007 12:25
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor SUp3rFM » sexta jul 13, 2007 08:50

hoggy Escreveu:
Por acaso não sabem se este GPS dá para "formatar" e meter outro software GPS tipo Tomtom?

Penso que tudo se resume a conseguir instalr o WM2003 ou WM5 que depois disso faz-se o que se quer dele... agora o problema tá em saber se será compativél com o WM....

Já agora o vosso veio com o cabo de dados??? o meu não veio nem encontro onde o comprar... é que nas zonas onde é usual circular, as estradas estão desactulizadas e no site da Blaupunkt não há updates a fazer para este modelo...

Ps. O gps não é meu, tenho um Qtek G100 e com esse já se "brinca" :D


Hoggy, não creio ser possível "formatar" a unidade e instalar outro tipo de software. Creio que o firmware/bios destas máquinas vem pré-formato e dificilmente se consegue dar a volta.
Avatar do Utilizador
SUp3rFM
Extra Large
 
Mensagens: 2199
Registado: terça set 27, 2005 16:40
Localização: Lisboa & Aroeira


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes

cron