• Anúncios

Não sei que GPS escolher

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Não sei que GPS escolher

Mensagempor tarkor » quinta jul 11, 2013 12:24

Boa tarde pessoal,

Estive a ler alguns dos tópicos desta secção, mas sinceramente acho que necessito de um aconselhamento mais "personalizado". :D

É o seguinte: já faço geocaching há algum tempo, mas sempre sem GPS. De momento, gostaria de mudar no tipo de cachadas que faço e preciso mesmo de um GPS. O meu objectivo principal é fazer alguns fins de semana fora de casa, a pé, na natureza e em modo aventura, e cachar pelo caminho.

Pelo que o equipamento que preciso tem de ter antes de mais uma boa autonomia, que me permita não pensar em bateria ou pilhas durante esses fins de semana! Por outro lado, funções como guardar grandes quantidades de coordenadas também é bacano para que não tenha de andar com papeis. Ah, o meu orçamento ideal seria de €100 no máximo.

Tenho também algumas dúvidas, se me puderem responder é óptimo!

- Existe alguma diferença em termos de colocar caches no GPS, sendo premium member ou membro normal?
- Os mapas disponíveis de PT na maioria dos GPS's são bons o suficiente para mostrarem a maior parte dos trilhos fora das estradas? Importantíssima esta informação para mim.

Provavelmente estou-me a esquecer de algumas infos importantes, mas eu vou também dizendo alguma coisa a quem me ajudar.

Obrigado desde já!
tarkor
Micro
 
Mensagens: 17
Registado: sexta jun 03, 2011 12:28

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor luis_pt » quinta jul 11, 2013 17:43

Viva.

No início, usei um Garmin Dakota 10 (não tem bússola electrónica, eu andava com uma bússola mecânica ao lado). Na minha opinião, esse é o mínimo que precisas. Se puderes despender mais algum dinheiro, escolhe o Dakota 20.

Os mapas de origem não são, nem de perto nem de longe, apropriados para actividades como passeios e geocaching. Existe uma loja que inclui mapas bastante detalhados nos GPSr que vende. Não sei se posso referir o nome da loja... Moderação? Hello, moderação? :)

A principal vantagem de ser membro premium é poder usar as pocket queries, que são listas de geocaches geradas automaticamente, com critérios escolhidos pelo utilizador, aglomeradas num único ficheiro e que trazem a descrição das caches, as hints e pontos adicionais. Isso poupa imenso tempo. O valor que se paga por ano é irrisório, face à vantagem que se retira (na minha opinião).

Ser membro premium também permite atribuir "favorito" a caches, o que pode ou não ser algo que valorizes como funcionalidade acrescida.
Avatar do Utilizador
luis_pt
Small
 
Mensagens: 163
Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor lgass » quinta jul 11, 2013 17:43

Ora para te ajudar de forma simples: se fores membro premium consegues sacar os ficheiros emformaro gpx em vez de loc, contendo muito mais informação. Creio que haverá maneira de teres o teu gpx mas não sei como os criar.

A maior parte do pessoal saca o mapa topolusitania que deve ser o melhor e mais completo para alem de gratuito.

Por fim, em termos de gps, diria para escolheres garmin e comprares o mais recente que conseguires.

Para mim o que mais valorizo:
Ter paperless caching
Ter sistema gps e glonass (o meu aind nao tem mas estou a pensar trocar)
Wherigo (a maior parte daqueles que custam menos de 100€ nao tem... Mas deves ter smartphone e isso ja da)
Bussola com 3 eixos (nao ha muita gente a falar disto mas a mim complica-me muito a visa o facto de a bussola demorar atualizar a direccao pois esta ligada ao sistema gps. Bussola com 3 eixos funciona tal e qual como uma magnetica. Calculo que o problema seja meu por seguir mais a seta que o mapa)

Alguem que complete o que disse, pff
Imagem
lgass
Large
 
Mensagens: 881
Registado: segunda jul 05, 2010 21:00
Localização: Lisboa

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor luis_pt » quinta jul 11, 2013 17:51

Só para dizer que o Whereigo já não é suportado pelos últimos modelos Garmin e que a Groundspeak parece ter perdido o interesse nessa funcionalidade.
Avatar do Utilizador
luis_pt
Small
 
Mensagens: 163
Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor tarkor » quinta jul 11, 2013 19:06

Muito obrigado!

Vou tentar informar-me mais sobre o que acabaram de dizer para ver se me subsistem algumas dúvidas.

Duas coisas para já: a falta de referência à autonomia dos GPS's significa que não preciso de me preocupar com isso durante um fim de semana?

E a questão dos mapas da topolusitania, significa que posso mandar vir um GPS de qualquer ponto do mundo (onde seja mais barato...) porque todos os garmin vão ser compatíveis com aquele mapa e ficarei bem servido, certo?
tarkor
Micro
 
Mensagens: 17
Registado: sexta jun 03, 2011 12:28

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor tarkor » quinta jul 11, 2013 19:07

Bem, quanto à autonomia, já vi que tudo depende do aparelho e vem especificado em cada um, esqueçam :D
tarkor
Micro
 
Mensagens: 17
Registado: sexta jun 03, 2011 12:28

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor rifkinda » quinta jul 11, 2013 19:21

luis_pt, podes sempre referir o nome de lojas, numa ajuda a outro geocacher. Se o geocacher depois lá vai ou não, isso é com ele.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor rifkinda » quinta jul 11, 2013 19:23

Em relação à autonomia não conheço nenhum modelo que aguente dois dias...
Não tendo onde recarregar em caminhadas de vários dias, penso que o melhor é optares por um modelo de pilhas e andares com pilhas extra.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8445
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor luis_pt » quinta jul 11, 2013 20:22

A loja é a Ciclonatur. Quanto a baterias, existem baterias AA recarregáveis em grandes superfícies comerciais a preços baixos; convém teres um par no GPSr e um par de reserva. Se preferires sem ser de marca branca, tens as Eneloop.
Avatar do Utilizador
luis_pt
Small
 
Mensagens: 163
Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor tarkor » domingo jul 14, 2013 19:29

Boa noite pessoal, obrigado pelas vossas respostas.

Decidi começar por baixo: estou a ver de um Garmin eTrex 10, parece-vos suficiente para aquilo que quero fazer?

Vi há pouco umas especificações do aparelho e parece que me dizia que não suporta novos mapas...provavelmente vi mal. Mas aquele mapa grátis que referiram atrás pode ser incorporado neste GPS, certo?
tarkor
Micro
 
Mensagens: 17
Registado: sexta jun 03, 2011 12:28

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor jasafara » domingo jul 14, 2013 21:43

tarkor Escreveu:..., certo?

Não...

Se vires aqui (https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/catalog ... duct=87771) essa é uma das principais diferenças entre o Etrex 10 e o 20...
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3148
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda jul 15, 2013 08:54

Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor biscas » segunda jul 15, 2013 13:02

RuiJSDuarte Escreveu:http://www.geopt.org/index.php/board/viewtopic.php?p=158601#p158601

Aproveita! Já! 100€! Já!

atenção, mas parece que a descrição é do 20, e o que se vende é o 10.
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda jul 15, 2013 13:23

Hum... não li a descrição... só vi Dakota10, praticamente novo, 100€! [:P]
Imagem
RuiJSDuarte
Large
 
Mensagens: 1123
Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Re: Não sei que GPS escolher

Mensagempor biscas » segunda jul 15, 2013 14:19

mesmo que seja o dakota 10, está abaixo de preço de venda em novo. E a este já pode adicionar-se mapas.
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

cron