• Anúncios

Garmin 450-cartão de memória

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Garmin 450-cartão de memória

Mensagempor sarnadinha » sexta jun 28, 2013 19:32

Boa tarde, tenho um garmin 450 e gostaria de lhe colocar um cartão de memória, a minha duvida é a seguinte, o que coloco no cartão, os mapas ou as caches?
já me disseram que é melhor colocar os mapas e as caches directamente no gps, que me aconselham?
No caso dos mapas, são quais os ficheiros? quando o adquiri colocaram-me logos os mapas e não sei bem quais são, para não fazer asneira resolvi perguntar.
Obrigada.
sarnadinha
Micro
 
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 22, 2013 23:20

Re: Garmin 450-cartão de memória

Mensagempor alieri » sábado jun 29, 2013 08:27

Tenho um Dakota 20 e já tive um Legend HCX. Ambos aceitam cartão de memória, e ambos têm um limite máximo de caches que lhes podes meter.
Se o teu for assim, tanto dá meteres no cartão como no GPS, embora também tenhas que ver quanta memória (interna) livre tens disponível para meter caches. Um GPX com umas 600 caches e 5 logs por cache pode ter vários Mb de tamanho.
O mesmo vale para os mapas, mas aqui é fácil perceber que, se quiseres usar, por exemplo, o mapa da Europa, que tem mais de 1 Gb de tamanho, ele não vai caber na memória do aparelho e terás mesmo que usar o cartão.
Se quiseres carregar muitas caches e respectivas fotos spoilers, deverás usar o cartão.
No caso especifico do Dakota 20, a memória interna disponível permite que lá tenha o mapa ibérico e o topoLusitânia, e ainda lhe meto as caches. Antes tinha-os num cartão de memória, mas precisei dele para outra coisa e tenho metido tudo direto no GPS.

Quanto ao formato dos mapas, os que uso são daquela versão pronta a copiar , colar e usar. São ficheiros com a extensão .img, que são colocados em " cartão de memória / Garmin / gmapsupp.img " ou na memória do aparelho.
Alguns modelos Garmin aceitam mais do que um mapa, desde que sejam usados certos nomes de ficheiros, outros não.

Se ligares o teu 450 ao computador e explorares a estrutura de ficheiros, deverás ter um gmapbmap.img e um gmapsupp.img . O primeiro é o mapa que vem pré instalado e ou outro deve ser o que foi posto depois.

Se não estás à vontade para mexer nestas coisas, não alteres nada ai.
Usa um cartão de memória e assim tens a certeza de não estragar nada. Essa é provavelmente a maior vantagem de usar um cartão de memória, pois o GPS em si mesmo fica sempre inalterado.
Só tens que ter uma pasta chamada Garmin no cartão, dentro da qual metes o(s) outro(s) mapa(s) que queiras usar (assim como as caches?).
Depois vais aos menus do GPS e activas / desactivas os mapas que pretendes .

Espero ter ajudado.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes

cron