• Anúncios

Ajuda na aquisição de gps

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor Couves » quinta jun 27, 2013 18:04

Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda para a compra de um gps ( não entendo nada além do do carro). Eu preciso de um gps que dê para guardar pelo menos 4 ou 5 pontos para onde me dirigir ( de preferência que tenha ligação ao pc), mas o mais importante é que grave as coordenadas dos sítios que desejo marcar ( aí tinha que ter alguma capacidade). Sei que não fui muito explicito mas foi o melhor atendendo a que não percebo nada.
Couves
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 27, 2013 17:06

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor alieri » sexta jun 28, 2013 11:42

Olá, bemvindo ao fórum.
A não ser aqueles GPS / relógio que se vendem baratos na Decathlon e que só guardam 3 ou 4 pontos, todos os outros fazem o que pretendes.
Ressalvo duas situações: modelos mais antigos , pois podem não ter a função de ligar ao PC , e os chamados GPS de carro, pela questão de gravares pontos, mas neste caso, um geocacher com alguma experiência saberá como o fazer.
Como disse a Rifkinda, a tua é uma dúvida frequente em quem começa, pelo que sugiro que uses a função de pesquisa aqui do fórum.

Aqui tens alguns resultados úteis - search.php?keywords=escolha+comprar

EDIT: se já tens um GPS de carro, diz-nos qual é o modelo e a marca. Ou é daqueles mesmo embutidos no carro?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor Couves » sexta jun 28, 2013 12:30

Obrigado pela resposta vou dar uma vista olhos como indicou. O que tenho é um Garmin Nuvi.
Couves
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 27, 2013 17:06

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor alieri » sexta jun 28, 2013 16:18

Bem, houve aqui uma pequena confusão de tópicos...

Não sei exactamente o que pretendes fazer, vou assumir que não queres fazer geocaching com ele (existem nn tópicos sobre o Nuvi aqui no fórum - usa a pesquisa).
Imagina que queres, por exemplo, marcar as coordenadas de 4 pontos nos cantos de um terreno da tua vizinha velhota, que te pediu ajuda a troco de um enorme prato de arroz doce.
O Nuvi permite fazer isso, com alguma habilidade tua. As dicas seguintes referem-se ao Nuvi 200, que é o que conheço.
Estou a usar este manual para me ajudar a explicar - http://www8.garmin.com/manuals/2680_PTm ... izador.pdf
Se tens outro modelo, poderás ter que adaptar parte dos procedimentos.
Se não gostas de arroz doce, pede à velha outra coisa. :-D

Ligas o GPS, abres o écran do mapa, vais para o tal terreno, e colocas-te no primeiro canto. Pões o GPS no chão, paradinho, e enquanto ele estabiliza o sinal, dás 3 longas passas num cigarro.
Agora queres guardar o ponto, portanto, com o mapa visível, carrega no carro. Aparece-te uma opção para "guardar posição", provavelmente até te diz as coordenadas. Se quiseres aponta-as num papel.
Mas, ao guardar a posição, ficas com este ponto guardado nos favoritos, e mais tarde, a partir do menu de favoritos, podes editá-lo (mudar o nome, ver as coordenadas, etc.).
Repete o procedimento para cada ponto, talvez substituindo o cigarro por uma peça de fruta.

Já em casa, liga o Nuvi ao PC. Algures dentro da sua estrutura (pensa numa pen-drive) vais encontrar uma pasta chamada GPX, dentro da qual estará um ficheiro .gpx com todos os teus favoritos.
Só tens que copiar esse ficheiro para o teu PC e abri-lo com o software da tua preferência, nem que seja com o notepad (ou o Google Earth, ou mesmo algum software que tenha vindo com o Nuvi).
A partir daí, podes fazer o que quiseres com a informação que gravaste no gps.

Espero ter ajudado. Se precisares de mais ajuda, diz.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor Couves » sexta jun 28, 2013 21:50

Excelente. Obrigado . O que quero é marcar coordenadas de onde estou a tirar uma fotografia. Vou ver o que me indicou para o Nuvi que tenho, deve ser o mesmo para todos. De qualquer forma ando de olho num Magellan explorist gc , etrex 20 ou dakota 20 , o que acham?
Couves
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 27, 2013 17:06

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor Couves » sexta jun 28, 2013 23:12

O Nuvi é o 660.
Couves
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 27, 2013 17:06

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor biscas » sexta jun 28, 2013 23:37

O dakota 20 a ser Comparado terá de ser com o etrex 30.

Sent from my ST23i using Tapatalk 4 Beta
biscas
Small
 
Mensagens: 128
Registado: terça set 04, 2012 21:57

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor alieri » sábado jun 29, 2013 07:50

Desses 3, só conheço o Dakota 20, que é o que uso agora, e estou satisfeito.
quanto à marcação GPS das fotos, pode ser feita, mas informa-te na net sobre como apagar uma grande quantidade de favoritos.
Pode ser que no teu seja diferente, mas no meu Nuvi 200, só tenho duas formas: ou apagar um a um, através do menu do GPS, ou restaurando as definições de fábrica (soft reset), o que nem sempre é prático pois perdes algumas definições/preferências pessoais. Por outro lado é mais rápido re-escolher o idioma e re-acertar a hora do que apagar 50 ou 100 favoritos um a um :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Ajuda na aquisição de gps

Mensagempor Couves » domingo jun 30, 2013 15:36

Thanks. :clap:
Couves
Micro
 
Mensagens: 9
Registado: quinta jun 27, 2013 17:06


Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron