• Anúncios

PDA vs GPSr

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

PDA vs GPSr

Mensagempor jorgeAbreu » segunda set 28, 2009 10:49

Boas,

Sou novo nestas andanças e preciso que tirem algumas duvidas quanto a GPSr's.

Tenho reparado (com uma semana de Geocaching) que é bastante dificil com o meu PDA (HTC Touch Diamond + BeeLineGPS/BasicGPS) achar o GZ com uma precisão minima aceitável. O refrescamento da posição mostra-se muito lento, e num mesmo ponto tanto dá 1m como 20m de distância ao GZ. Quando me ponho em movimento para determinar o azimute para facilitar a busca, muitas vezes sou capaz de fazer uns 20 metros sem que o GPS detecte movimento e quando detecta eu paro e ele continua a anunciar movimento!

Já uso GPS desde o aparecimento do Mio A701. Já tinha a sensação que o GPS do Mio funcionava muito melhor que este HTC e ao ler algumas criticas essa minha teoria foi confirmada. Infelizmente o meu Mio já "faleceu" e não posso testa-lo.

Posto tudo isto ando com uma duvida. Para resolver o meu problema, um PDA com melhor GPS resolverá o meu problema? Ou é sempre uma mais valia comprar um GPSr dedicado para actividades Outdoor. Existe alguma notória melhoria de precisão/captação nestes dispositivos ou um bom PDA com o chip sirf starIII, por exemplo, faz exactamente o mesmo em termos destes temas?

Caso seja recomendavel a compra de um GPSr dedicado, qual aconselham para uma boa relação qualidade preço?

Obrigado desde já.
Imagem
jorgeAbreu
Micro
 
Mensagens: 8
Registado: terça set 22, 2009 08:46

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor salprata » segunda set 28, 2009 11:13

Para quem começa é melhor um GPS outdoor, tipo garmin 60...

Os PDAs são fracos para a vida dura no campo... tens a vantagens de ter montes de programas de navegação, mas é preciso saber trabalhar com eles, e isso demora... Enquanto um GPS "puro", é só ligar, estão preparados para não nos deixar pelo caminho,

:D
Avatar do Utilizador
salprata
Regular
 
Mensagens: 722
Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Sagitario » segunda set 28, 2009 13:56

salprata Escreveu:Para quem começa é melhor um GPS outdoor, tipo garmin 60...

Os PDAs são fracos para a vida dura no campo... tens a vantagens de ter montes de programas de navegação, mas é preciso saber trabalhar com eles, e isso demora... Enquanto um GPS "puro", é só ligar, estão preparados para não nos deixar pelo caminho,

:D


Boas, ora nem mais, faço minhas algumas das palavras do Salprata.

Até eu ando à procura de um 60csx...

Comecei com um GarminIIIPlus e de seguida adquiri um GarminV, só depois veio o Asus a636 que por sinal é um recordista de bateria, mas tem um grande inconveniente, a antena é das escamoteáveis e isso estorva quando a antena está aberta. por seu lado, ter uma "grande" antena, equipada com um chip sirfIII, faz com deste PDA um dos mais precisos, se bem que, para andar a menos de 4k/h tenho de lhe desligar o "static navogation", que pode muito bem ser o teu problema.

Quanto a serem fracos na vida dura do campo, tenho opinião contraria, o meu Asus já levou uma serie de "banhos" um deles literalmente dentro de água e está aqui para as curvas.


Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor jorgeAbreu » segunda set 28, 2009 16:18

Obrigado mais uma vez pelos comentários.

Com os softwares eu entendo-me bem... trabalho em informática e já uso GPS há muito tempo por isso não me perco por aí. Quanto à robustez do equipamento, também não me preocupa. Só me interessa comprar um GPSr outdoor se a performence for realmente melhor.

Pelo que fui lendo entretanto, existe a questão do "Static Navigation". Se conseguir desligar isto no meu PDA talvez resolva o problema certo?

Vou tentar e depois dou feedback ao forum.
Imagem
jorgeAbreu
Micro
 
Mensagens: 8
Registado: terça set 22, 2009 08:46

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Maxado » terça set 29, 2009 00:49

Pode nao ter muito a haver com a questao, mas como alguns sabem, tenho cachado com um tomtom que mesmo usando a aplicaçao Offroad Navigator, tinha o senao que indicaste, que e demorar muito a actualizar a posiçao.

Felizmente e graças ao TBWidow (TBW no forum), parece que vou conseguir resolver este problema, pois ele la andou a escafandrar nos meandros mais sombrios dos foruns ciberneticos e descobriu um ficheiro com 4,2 KB que permite desactivar o Static Navigation no tomtom e que segundo o que dizia no forum, fica excelente pra cachar.

Amanha vou testar esta situaçao no meu tomtom, que com o Offroad Navigator pra offroad (como o nome indica) e o Static Navigation desligado, deve ficar a maneira (espero eu).
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor jorgeAbreu » terça set 29, 2009 14:47

Aqueles GPSr ditos Off-Road, tipo Garmin eTrex H (é o que está a passar na pub do banner :-D ), também têm o problema do static navigation? Ou por defeito vem todos com isso desligado?
Imagem
jorgeAbreu
Micro
 
Mensagens: 8
Registado: terça set 22, 2009 08:46

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor alieri » terça set 29, 2009 15:04

Não, os GPS de mão, ou off-road, como os do banner, não têm esse "problema". Daí serem preferencialmente usados no geocaching.

pois ele la andou a escafandrar nos meandros mais sombrios dos foruns ciberneticos e descobriu um ficheiro com 4,2 KB que permite desactivar o Static Navigation no tomtom e que segundo o que dizia no forum, fica excelente pra cachar.

Não queres partilhar esse programa connosco? como se chama e onde pode ser encontrado?
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Maxado » terça set 29, 2009 15:52

TBW Escreveu:Cá vai o programita. É só unzip no cartão do GPSr e fica a bombar. Vai também uns bmp's para substituir os icones, para ficar mais bonito e user frendly.


Note-se que quando carregam em desligar ou ligar, a opção demora a ser executada e depois de ser executada, tem que se fazer o reboot ao TomTom pra que as alterações surtam efeito.

Usei-o hoje com o Off Road Navigator e pareceu-me bastante bem.

No entanto foi um teste curto e perto da cache, vou querer fazer umas caches mais offroad antes de aprovar ou não.
Anexos
Static Navigation Tweak.zip
Static Navigation tweak
(13.46 KiB) Transferido 188 Vezes
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor alieri » terça set 29, 2009 21:32

Tanques véri macho!...
sabes se isto só dá para meter no Tomtom ou dá em qualquer PDA? tenho um a correr o windows mobile 6.

Era porreiro para poder usar, por exemplo, o BeelineGPS
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Maxado » terça set 29, 2009 22:08

Pois, nao sei, porque nao li o forum de onde isso veio, foi o TBW que me enviou, mas ja li qualquer coisa sobre esse (ou um parecido) dar pra todos os gpsr que usem um determinado chip.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Sagitario » terça set 29, 2009 23:36

# 4: Installation and use
-----------------------

Just unzip the contents onto the root folder of your TomTom (remember backup!). When you restart
your TomTom you will have two additional icons in the main menu that you can use to turn on and off
static navigation. Note that after you've pressed one of these icons, you must turn the TomTom off
and then back on again (using the power button). If you don't do this, the navcore application will
not read any GPS data until you do. A full reset (with the "hidden" reset button) will restore
the default setting, turning static navigation on again. It may be restored by other occurrences
also, but I am not sure about that. It is easy to identify whether it is on or off by looking at
the GPS status screen. If the position and/or the direction moves when you are stationary, then static
navigation is off.

#

Isto é o conteudo do .txt que acompanha os ficheiros, e pelo que aqui está escrito, só dá mesmo para o TomTom [:(!]

Se alguém me explicar [:I] como se colocam aqui link's para descarregar, eu tenho dois programinhas muito porreiros que uso para isso, posso disponibilizar, são freeware e foram-me cedidos pelo nosso colega Hfap.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor alieri » quarta set 30, 2009 08:48

Gostava era de encontrar um programa de que já li algures mas que não lembro o nome, que permite gerir o GPS no PDA, conforme as aplicações que estamos a usar. Algo como partilha de portas, ou algo assim.

Sagitário, envie-te PM sobre a anexação de ficheiros aos posts: basta indicares o ficheiro na caixa respectiva, que se encontra logo abaixo da zona de edição e submissão de um novo post.
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Rajadas » quarta set 30, 2009 09:30

alieri Escreveu:Gostava era de encontrar um programa de que já li algures mas que não lembro o nome, que permite gerir o GPS no PDA, conforme as aplicações que estamos a usar. Algo como partilha de portas, ou algo assim.

Sagitário, envie-te PM sobre a anexação de ficheiros aos posts: basta indicares o ficheiro na caixa respectiva, que se encontra logo abaixo da zona de edição e submissão de um novo post.


Gps Gate?
Imagem
Avatar do Utilizador
Rajadas
Micro
 
Mensagens: 23
Registado: quinta ago 20, 2009 11:10
Localização: Lisboa

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor alieri » quarta set 30, 2009 09:40

Acho que é isso, Rajadas. Obrigado
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: PDA vs GPSr

Mensagempor Sagitario » quarta set 30, 2009 10:23

Boas

Alieri, valeu a PM, pelo menos fiquei a saber que andava mesmo ceguinho de todo, nunca tinha reparado "naquele" separador.

O .rar que acompanha esta mensagem contem 3 programas que permitem gerir o StaticNavigation.
Qq um deles é intuitivo o bastante para não nos perdermos, mas eu uso o SP GPS View, cortesia do nosso colega Hfap, ou o aplsirf.

A partilha do sinal de GPS no PDA pode ser feita pelo próprio WinMobile, confesso que nunca usei, mas esta função faz parte do WinMobile 5 que equipa o meu Asus.
Já agora e pelo que li transversalmente sobre o GPS Gate, este programa permite comunicação bidireccional, ou seja, recebe e envia sinais de gps? ou estou a fazer uma enorme confusão...

Sagitário
Anexos
StatNav-OF-3progs.rar
(122.93 KiB) Transferido 148 Vezes
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro


Imagem Imagem Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Sagitario
Large
 
Mensagens: 1475
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Quase sempre acima do paralelo 41...

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron