• Anúncios

GPS Rollover

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

GPS Rollover

Mensagempor allien » sexta fev 15, 2019 17:28

allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Re: GPS Rollover

Mensagempor MAntunes » sábado fev 16, 2019 08:08

Muito obrigado pela partilha. :)

Acho que no dia 6 de Abril me vou perder por aí...

Enviado do meu dispositivo móvel através de Tapatalk
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkind » sábado fev 16, 2019 11:16

Com sorte, o pessoal que desenvolveu o firmware para os receptores de GPS, ainda estava traumatizado com o rollover de 1999 e arranjaram maneira de nunca mais ter essa dor de cabeça, ao estilo do Y2K. :-D

Mas só por via das dúvidas, o Quest vai com um backup, para o caso de se passar. Afinal, é para essas ocasiões que temos 2! :mrgreen:
Imagem

Mais a sério, espero que ele sobreviva ao rollover. Estava à espera que ele (e o sósia) durassem mais uns anos.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor zoom_bee » segunda fev 18, 2019 11:23

:cry: nãaao!
Lá se vão os meus tijóis
Imagem
Imagem
zoom_bee
Site Admin

Registado: quarta abr 23, 2003 16:07

Mensagempor MAntunes » quarta fev 20, 2019 23:48

rifkind Escreveu:Com sorte, o pessoal que desenvolveu o firmware para os receptores de GPS, ainda estava traumatizado com o rollover de 1999 e arranjaram maneira de nunca mais ter essa dor de cabeça, ao estilo do Y2K. :-D

Mas só por via das dúvidas, o Quest vai com um backup, para o caso de se passar. Afinal, é para essas ocasiões que temos 2! :mrgreen:
Imagem

Mais a sério, espero que ele sobreviva ao rollover. Estava à espera que ele (e o sósia) durassem mais uns anos.
Um geocacher recebeu esta resposta da Garmin:

"
Bom dia,

Comunicamos que estamos a fazer todo o possivel, para que nossos dispositivos más anttiguos não sofram estas as consequencias desta modança, no entanto ainda não podemos afirmar com toda a certeza se seu dispoitivo pode ser afectado por esta mudança.
"

É contactar a Garmin...

Enviado do meu dispositivo móvel através de Tapatalk
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor rifkind » sexta mar 22, 2019 09:27

MAntunes Escreveu:É contactar a Garmin...

Yep. Não os contactei, mas eles têm um post sobre o tema e resumidamente, o GPS vai continuar a apontar para o sítio certo, mais metro menos metro. :D
Pode haver problemas no timestamp, mas nada que um script em cima do GPX não consiga corrigir.
O post está aqui:
Garmin GPS Week Number Rollover Statement

What is the GPS Week Number Rollover (WNRO)?
The GPS system is world renowned for its ability to provide accurate and reliable positioning and timing information worldwide. The GPS satellites transmit to users the date and time accurate to nanoseconds. However, back in 1980, when the GPS system first began to keep track of time, the date and time was represented by a counter that could only count forward to a maximum of 1024 weeks, or about 19.7 years. After 1024 weeks had elapsed, this counter “rolled over” to zero, and GPS time started counting forward again. This first rollover occurred in August of 1999. The second rollover will occur on April 6, 2019.

Is My Device Affected?
For many years, Garmin has anticipated and prepared for this event. Regardless, Garmin has been performing exhaustive testing of current and legacy devices to determine if they will be affected by the GPS week number rollover. Our testing shows the vast majority of Garmin GPS devices will handle the WNRO without issues.

What is the Effect of a GPS Week Number Rollover Issue?
For GPS devices that are affected, after the rollover occurs, an incorrect date and time will be displayed. This incorrect time will also be used to timestamp track logs, compute sunrise and sunset, and other functions that rely upon the correct date and time. However, the positioning accuracy will not be affected. The device will continue to deliver the same positioning performance as before the rollover.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor MAntunes » sexta mar 22, 2019 09:47

zoom_bee Escreveu::cry: nãaao!
Lá se vão os meus tijóis
Imagem

E a Magellan? Será que dão suporte a tijois?

(o meu tijol MeriPlat já morreu há uns anos)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante