• Anúncios

Navegação em linha recta até destino com TomTom One

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » segunda jul 13, 2009 11:49

Ora, supostamente o TomTom One não suporta a navegação em linha recta até ao destino, levando-nos apenas até à ultima estrada por ele conhecida.

Eu reparei no entanto que nas preferencias da bussula, podemos coloca-la a apontar para o destino, ficando esta a indicar a distância em linha recta até este, continuando no entanto a indicar como destino, a ultima estrada/caminho por ele conhecido.

A minha duvida é: Será que aquando do planeamento do percurso, escolhermos que o TomTom nos guie no método de Percurso Pedestre, ele se vai guiar como anteriormente até à ultima estrada/caminho conhecido, ou nos vai levar mesmo até ao destino que nós queremos, por exemplo uma cache no meio do matagal?

Sem mais, abraços.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor alieri » segunda jul 13, 2009 12:08

A questão de ter bússola ou não depende da versão do software e do modelo.
Uso o Tomtom 7 no PDA, e configurei a bússola para apontar ao destino, indicando a distância em metros, no interior da bússola. Já vi Tomtom "de carro" que não têm isto.
Já encontrei várias caches apenas assim (onde alguma experiência ajudou), ao fazer a aproximação final no carro, pois a tal bussola/seta aponta a direcção e dá a distância. E se tiver uma dica porreira, é tiro e queda.
Usar o Tomtom exclusivamente a pé, com o GPS que tenho, é complicado, porque ao deslocar-me a pé (devagar, portanto) ele só vai actualizar a posição depois de eu me afastar bastante. Ou seja, tenho que andar como barata tonta para trás e para a frente a olhar para o GPS.
Duvido que, não conhecendo qualquer estrada até lá, o TT te leve até à cache, mesmo em modo pedestre, a não ser que possas usar a bussola (ou que consigas ver as coordenadas e te vás movendo no terreno até estas coincidirem com as coords publicadas).
Mas só uma forma de saberes: vai prá rua :)
Avatar do Utilizador
alieri
Moderador
 
Mensagens: 3697
Registado: quarta mai 09, 2007 21:08
Localização: Faro

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » segunda jul 13, 2009 19:42

Testado brevemente hoje, a bússola levou-me mesmo ao local.
No entanto nestes proximos dias vou ver se faça uma mais longe de estradas, mesmo pra confirmar.
Ja agora, o meu TomTom One é o V.4 com mapa Iberico.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor hfap » segunda jul 13, 2009 20:09

Para os interessados existe isto http://jrepetto.free.fr/ttmaps/en/index.html
Imagem
Avatar do Utilizador
hfap
Regular
 
Mensagens: 195
Registado: quarta Oct 10, 2007 17:49
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » terça jul 14, 2009 16:55

Pois, ja tinha visto e ja andei a tentar por isso a trabalhar, a verdade e que não consegui.
Coloquei o programa no cartao, coloquei os mapas e inseri o cartão no gps... mas ele não o detectou...
Busilis da questão... não me entendi com isso e preciso de uma explicação pra gajos muito burros :OO
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor hfap » terça jul 14, 2009 18:11

A pasta ttmaps fica no cartão, já o sdkregistry fica na máquina. Comigo funcionou.
Imagem
Avatar do Utilizador
hfap
Regular
 
Mensagens: 195
Registado: quarta Oct 10, 2007 17:49
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor ftomar » terça jul 14, 2009 20:57

e mapas com boa definição onde os sacam ????
Imagem
Avatar do Utilizador
ftomar
Regular
 
Mensagens: 431
Registado: sexta dez 15, 2006 20:16
Localização: Tomar

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » terça jul 14, 2009 21:18

hfap Escreveu:A pasta ttmaps fica no cartão, já o sdkregistry fica na máquina. Comigo funcionou.


Essa parte do sdregistry ficar na maquina é que não percebi... Foi a unica coisa em que nao mexi qd tentei...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor hfap » terça jul 14, 2009 21:27

Para instalação do TTmaps existem duas pastas, uma ttmaps (copiar para cartão) e outra sdkregistry(que se copia todo o conteudo para a pasta sdkregistry já existente no dispositivo)

O melhor é ler atentamente aki: http://jrepetto.free.fr/ttmaps/en/install.html

Outra das coisas que fiz foi isto: http://www.ipmart-forum.com/showthread.php?t=270531 que resultou e bem para aquisição de mapas e outro sofware como este : http://www.webazar.org/tomtom/offroad.php?lang=uk entre outros.

Em suma ficou uma máquina mais capás, que embora o meu pai não lhe de grande uso, fica de quanquer das formas pronto, no caso de eu precisar.

mais qualquer coisa
msn:hfap21@hotmail.com
cumps
Imagem
Avatar do Utilizador
hfap
Regular
 
Mensagens: 195
Registado: quarta Oct 10, 2007 17:49
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » quarta jul 15, 2009 21:36

hfap Escreveu:Outra das coisas que fiz foi isto: http://www.ipmart-forum.com/showthread.php?t=270531 que resultou e bem para aquisição de mapas e outro sofware como este : http://www.webazar.org/tomtom/offroad.php?lang=uk entre outros.


Gostei do que vi e li, mas por muito baratos que estejam os TomTom em relaçao a qd comprei o meu (metade do preço), não me vou por a abrir e inventar no meu :?? :??

Quanto a instalação, como o meu so tem uma memoria, fiz o que la diz:

TomTom models with one memory card only (internal or external)

To install ttMaps, just unzip the archive into the SD card, respecting the directory structure. The archive contains the ttMaps and SdkRegistry folders.


O que acontece é que quando coloco o cartao na maquina, nao e reconhecido...

A minha duvida de momento e:
Aquilo tem que ser extraído pro mesmo cartão em que ta o mapa da TomTom, ficando tudo junto, ou trabalha sozinho num cartão, sem necessitar dos dados da Tom Tom?
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor hfap » quarta jul 15, 2009 22:53

Extrai junto ao que já tens, no proprio cartão tomtom.
a pasta ttmaps fica na raiz do cartão tomtom, e o conteudo da pasta sdkregistry extrai para a pasta sdkregistry que já existe no cartão.

Boot Process
Power on
The first 4KB of Boot code is copied by the S3C2412 from the MTD into it's Stepping stone SRAM and then executed. This boot code has not been released by TomTom.
Mount the sdcard (MMC Flash)
Detect if the 3rd Edition is attached to a PC and if so, it goes into usb-storage device mode and presents the sdcard to the PC (So you can access it with TomTom's Home software)
Check for a newer version of the Boot code in sdcard/system, if so, install it into the MTD and reboot.
Load sdcard/ttsystem. Extract the kernel and ramdisk into RAM, then execute the kernel.
Print "Uncompressing Linux .." on the TMC UART@115200 BPS,8N1
The running kernel has the following filesystems mounted
Ramdisk (from ttsystem) at /
MTD /dev/mtd0 at /mnt/flash
MMC /dev/mmcblk0 at /mnt/sdcard
The init file is a script which is executed after the kernel loads. It performs some initialization, then runs ttn (the main TomTom Navigation software)


por isso, SIM precisas do conteúdo do tomtom no cartão
Imagem
Avatar do Utilizador
hfap
Regular
 
Mensagens: 195
Registado: quarta Oct 10, 2007 17:49
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » quinta jul 16, 2009 09:38

Era o que eu imaginava, muito obrigado pela explicação.
Ja ta a dar. Não tinha a pasta sdkregistry, mas coloquei-a la e ele reconheceu-a.
Agora so falta entender-me com aquilo, uma vez que ainda nao consegui encontrar Portugal.
Tenho que ir explorando...
Abraço.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » domingo jul 19, 2009 08:59

Actualizei o navcore para o "TomTom navcore 8.410.1218" (vacinado) e com o mapa Iberia v8.30 2305, qual não é o meu espanto, que ao utilizar novamente o GPS pra ver se tava tudo bem, reparei que deixei de ter as opções da bússola. Agora não a posso colocar a apontar pro destino.

Também instalei o Off road Navigator, mas ainda não o testei, segundo o que percebi, aquilo não e nada mais que uma bússola que aponta para o destino que escolhermos, certo? Se assim for é ideal pra aproximação final à cache.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor Maxado » segunda ago 24, 2009 15:52

OffRoad Navigator finalmente testado na cache 110cm de CACHE, ou seja, mesmo no meio do mato.
Foi mesmo ele que me valeu pois só com o TomTom já andava perdido...
A quem usa o TomTom pra cachar, aconselho este programa pra offroad.
Dois se nãos:
-É muito lento a escrever as coordenadas, ate me apetecia partir o GPS
-É preciso converter as coordenadas pra decimal.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Avatar do Utilizador
Maxado
Regular
 
Mensagens: 527
Registado: quarta jul 01, 2009 13:21
Localização: V. N. Barquinha

Re: Navegação em linha recta até destino com TomTom One

Mensagempor batenaavo » segunda ago 24, 2009 16:41

Eu tenho um TomTom One e é o que uso para cachar.
Para tal funcionar em linha recta tens de fazer 2 coisas:

- Instalas este software no cartão. http://www.webazar.org/tomtom/offroad.php?lang=uk (é só copiar para o cartão)

- Instalas também este (não é obrigatório, mas dá jeito para criar rotas para o geocaching): http://www.webazar.org/tomtom/tripmaster.php?lang=uk

- Depois de instalares, vais ao programa no GPS ( o Offroad Navigator) e vais as configurações.

Imagem

- Onde diz Target Distance metes 0 (isto vai fazer com que possas aproximar-te ao ponto 0 da cache.)
- O outro user estava a dizer que era necessário converter as coordenadas para decimal mas não é necessário. Basta mudar nas configurações para dº m.m' que fica logo pronto a navegar com as coordenadas dadas no site do GC.
- Se quiseres podes por em PT o programa, têm lá o idioma.

Imagem

Quando vais colocar as coordenadas, associas a Latitude ao N/S e a Longitude W/E.
Por defeito, as coordenadas lá são N/E, portanto se fores for umas coordenadas com N/W tens de por o sinal negativo antes do E.

Exemplo:
Cache:
N 12º 34.567 W 009º 87.654

Lá metes:
Latitude: 12 34.567
Longitude: -9 87.654 (com espaço a separar os graus)

----------
Com estas configurações com chegar ao ponto 0 da cache, mas o TomTom têm algumas limitações (demora as vezes a actualizar a tua posição, e é lento as escreveres as coordenadas que até irrita. :D).
Basta pôr as coordenadas e o programa mete a bússola com o sentido da cache (basta seguir a seta).

Boas cachadas. Cumprimentos :D
batenaavo
Micro
 
Mensagens: 22
Registado: segunda ago 24, 2009 10:16

Próximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

cron