• Anúncios

GeoStats?

Por muito que tentem negar... it's ALL about the numbers!! Espaço dedicado, gerido e dinamizado pelos obcecados pelos números

Moderador: Moderadores

Re: Stats?

Mensagempor MAntunes » sábado fev 21, 2004 16:11

É melhor começar a dar resposta a algumas questões que já foram colocadas; ;-)

- Classificação da "qualidade" das caches: Nunca! Isso é algo que cada um faz para si, conforme as vai visitando. O critério "qualidade" é muito subjectivo e depende de cada um de nós.

- Localização das páginas: Correcto. Um local público é preferível. Mas se não aparecer um local "de todos" e esse fôr único obstáculo...

- Será viável? Vale a pena o trabalho?: É para isso que foi criado este tópico. Para vocês darem a vossa opinião. Não é preciso ter atributos técnicos/disponibilidade de tempo para ajudar para se poder dar opinião. Preciso do maior número de opiniões possível para poder aquilatar se vale a pena meter mãos "à obra" ou não. Como disse no início, "descasquem" à vontade. ;-)

- Os dados a disponibilizar  Seriam puramente identificadores das caches, dos Geocachers e dos logs, além das datas. A partir daqui, qualquer combinação de análise seria possível para saber coisas que actualmente não é muito fácil de saber:

* Vistas mais recentes
* Caches mais visitadas,
* Geocachers mais activos, não apenas em termos globais mas, também, num determinado espaço de tempo (Ex: último mês, últimos seis meses...)
* Melhores médias de visitas, por mês/semestre/ano, das caches
* Caches hà mais tempo sem visitas
* Geocachers hà mais tempo "na peluda"
* Geocacher mais antigo (Eu sei quem é! É sempre o mesmo... ;-))
* Geocacher mais recente
* etc, etc, etc... Além dos dados que hoje estão facilmente disponíveis como as caches mais recentes.

Em suma, algo como no site acima indicado e mais, se possível. Tendo os dados actuais introduzidos e arranjando-se um método de actualização, o resto é uma questão de imaginação para explorar a informação e apresentá-la da forma que foi indicada ou de outras que forem sugeridas.

- mapas que apresentem a distribuição geográfica das caches:  Temos o Buxley´s, como foi referido acima e o Geocaching Cache Map Europe. Este último é pobre gráficamente mas permite "zooming". Penso que, combinando os links para as descrições das caches com os links para estes dois sites, seria suficiente.

Por agora, penso que respondi a todas as questões colocadas. Por favor, continuem a colocar dúvidas/perguntas ou, tão somente, a manifestar a vossa opinião quanto à utilidade, ou não, desta iniciativa.

Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Rechena » terça fev 24, 2004 23:39

MAntunes, ja tiveste novidades ?

rech
Rechena
Regular

Registado: quarta jul 19, 2006 16:08

Mensagempor MAntunes » quarta fev 25, 2004 07:46

Neste momento, estou à espera da vossa opinião quanto á utilidade ou não das stats.

Não aprofundarei mais o assunto, se não tiver "feeback" do resto do pessoal (incluindo o João Rechena).
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor Lobo Astuto » quarta fev 25, 2004 10:19

Quanto ao ranking de geocachers era engraçado, mas se calhar o mais interessante é a estatistica de cache colocadas, encontradas, por encontrar, a mais visitada, a menos visitada, a que está à mais tempo por encontrar e uma mapazito com a distribuição das caches em Portugal.
Agora, arranjarmos estes dados todos era necessário que todos colaborassem e que facultassem a alguém que faria a compilação dos dados a lista de caches encontradas.
A maneira que se calhar é mais fácil de arranjar essa lista é a seguinte:

1. Fazer o login em www.geocaching.com
2. Fazer uma busca por nome de utilizador, para isso selecionem no menu "Hide and Seek Cache", fazendo o scroll down até a form onde podemos fazer a busca por nome de utilizador e coloquem o vosso utilizador.
3. Após surgirem os resultados, façam scroll down até ao botão Check All e depois façam o download dos waypoints, que vêm em formato .loc, repitam este processo o mesmo número de vezes de quantas forem as páginas tendo atenção que devem mudar o nome do ficheiro quando guardarem, para não sobreporem o ficheiro anterior.
4. Enviem por mail ao responsável da estatistica (a nomear claro).

Agora, se alguma alma caridosa, programador , criar um programita que consiga extrair as estatisticas dos ficheiros .loc (é xml), era um espectáculo!!!!!!

Pensem nisso!
Lobo Astuto
Regular

Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Mensagempor 2 Cotas » quarta fev 25, 2004 11:28

Eu não me costumo oferecer para estas coisas, mas desta vez vá lá...

...se não houver mais ninguem interessado e NÂO HAJA ninguem a opor-se, eu posso tratar da parte "burrocrática" da estatistica...
Pode ser que me "folixeda",  mas até lá!

Imagem
2 Cotas
Regular

Mensagempor Lobo Astuto » quarta fev 25, 2004 12:11

Tens o meu voto!!!!
Lobo Astuto
Regular

Mensagempor MAntunes » quarta fev 25, 2004 12:57

Assim está melhor... Mas gostava de "ouvir" mais opiniões. Mesmo dos anónimos... Afinal, se isto fôr para a frente, todos beneficiarão do trabalho de alguns.

Quanto aos ficheiroa .loc, penso que não é necessário seguir o método que o Nuno indicou. Eu recebo, semanalmente, os ficheiros com todas as caches,
onde essas informações estão presentes. Mas (hà sempre um mas...)  desde que comecei a receber os ficheiros .loc, foi alterada a licença de uso dos dados neles contidos - só agora reparei. A licença actual é a seguinte: http://www.geocaching.com/waypoints/agreement.aspx . Isto impede a utilização dos ficheiros .loc para extrair dados para um BD em que se suportem as Stats .

A única alternativa, seria a alimentação manual da BD (inicial e consequente actualização semanal). Eu posso fazer isso se, repito, houver interesse/feedback positivo do pessoal. Como calculam, é "uma dose" fazer isto.

Quanto à oferta do Diamantino, aceito de bom grado . Podia preparar as folhas Excel/BD para depois, a partir delas, se fazerem as tabelas e os gráficos. A partir das tabelas e dos graficos, eu faço as páginas html que seriam actualizadas no site onde as Stats ficarem.

Imagem
MAntunes
Extra Large

Legalices

Mensagempor 2 Cotas » quarta fev 25, 2004 13:14

Bem... deixa ver se eu complico...

Eles limitam a utilização dos dados da BD deles a utilização individual... pois, quem quer que fosse buscar os dados a "nossa" BD falo-ia em termos puramente individuais, né? A menos que fosse uma empresa e ai, essa empresa, incorria nas mesmas penalidades que sofreria se tivesse tirado os dados directamente lá do site! Mas essa até dou de barato e nem vale a pena ir por aí.

Agora gostava que explicassem, como é que os dados introduzidos manualmente são diferentes de serem extraidos de um donwload directo!
Dito de outra maneira, ou melhor perguntando, em que é que os dados são diferentes quer sejam descarregados em lista ou visualmente do site deles?
Como é que os senhores sabem se os dados foram descarregados pelo método do Lobo, pelo metodo do Manel, ou descarregados á unha? Bruxedo?

Não era melhor simplesmente mandar um pedido a eles, solicitando autorização para utilizar os dados deles, explicando "tintinportintin" o que é que queriamos fazer e depois deixar-mo-nos de conplicações e tratar de descobrir a maneira mais fácil de o fazer?

Seja eu seja outro, a coisa não tem que ser ilegal ou dificil...

Espero que não tenha ajudado!
Imagem
2 Cotas
Regular

Mensagempor Lobo Astuto » quarta fev 25, 2004 13:41

Vejam este link:
Link
Lobo Astuto
Regular

Done

Mensagempor 2 Cotas » quarta fev 25, 2004 13:50

omei a liberdade de enviar um mail aos senhores com o seguinte texto:

We are a group of Portuguese cachers currently studying the possibility of sorting up a stats page for our country/mates statistics.
Is possible to have some kind of help or knowledge to allow us to do such a work?

Cheers

Esperemos a resposta!

Imagem
2 Cotas
Regular

Mensagempor Rechena » quarta fev 25, 2004 14:02

Respondendo ao Mantunes: :)
Por mim a ideia é excelente, acrescentando o que o Lobo fala, é nice.
Ou seja concordo que se faça esse tipo de coisas para as caches apenas, nao utilizando "jogadores", para nao crirar conflictos.

Na parte de inetegraçao eu estou pronto a ajudar no que for preciso.

Sim Diamantino eu sei que ainda tenho uma coisa que me pediste para fazer :D mas queres que faça na mesma ou agora fica em Standby ?

abraços

rech
Rechena
Regular

Registado: quarta jul 19, 2006 16:08

Mensagempor MAntunes » quarta fev 25, 2004 14:18

Excelentes  progressos!

Como parece que começo a não ficar sózinho neste empreendimento, revelo aqui um mail que recebi no Domingo, no qual o responsável pelo site de Estatísticas dos Países Nórdicos, se ofereceu para incluir Portugal (já o fez!) no programa que recolhe os logs mais recentes. Por isso, quanto a essa parte estamos servidos. :-)

Quote:

Hello Manuel,

I will update my "Most recent logs" with Portugal and mail you a link when its available on the net. I expect it to be ready during next week, my friend with the server must fix his problem first.

For the rest I´m interested to follow your progress. If you want a beginning of a Portuguese stat page fast you could use my concept now and change to a new solution later.

Best regards,

Bo

Ele tinha oferecido ajuda no resto mas o conceito dele não se baseia em BD e penso que uma BD (seja Excel, Access ou SQL) é fundamental, para se poderem analisar os dados de diferentes maneiras sem estar a fazer duplo input.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor Lobo Astuto » quarta fev 25, 2004 14:30

Isso são boas notícias!

Mas qual é a metodologia usada?

É realtivamente fácil fazer a exportação de qq base de dados para excel ou outro formato qq.

Como se pode ler em http://cachestats.made.nu/faq.asp?club_id=1 a metodologia que eles usam alimenta uma base de dados.

Quantoa história dos jogadores, a recolha dos dados passa sempre por essa informação, agora a possibilidade de a disponibilizar é que é outra coisa.

Aparentemente para fazerem o bypass às regras do geocaching.com, eles pedem a autorização de cada geocacher para poderem efectuar o pedido em nome deles, recolhendo assim os dados.

Em todo o caso, será sempre necessário uma BD para podermos fazer o datamining da informação nela contida.
Lobo Astuto
Regular

Mensagempor MAntunes » quarta fev 25, 2004 14:53

Está aqui a oferta completa do Bo:

Quote:

Hello Manuel,

My statistics page is divided into two parts, one is a real time
stat "Most recent logs", and the other "Top-xx Found" and Top-xx
Owned" is updated semi-automatically once a week.

For "Most recent logs" , which unfortunately is down for the
moment but will soon go live again, the most simple solution is
that I add Portugal to the list. I already generate "Most recent
logs" for 6 Nordic countries, its very easy to add Portugal. To do
"Most recent logs" I look in geocaching.com´s "Recent logs"-page
every 4 minutes and pick the logs for the countries I´m looking
for. I put those logs in my own list and publish that list every 4
minutes. I have made the programming, but the server is with
another Swedish geocacher. But as I said, it is very easy to add
Portugal. Would you like me to do that ?

For the "Top-xx Found" and "Top-xx Owned" I have a semi-automatic
solution. Once a week, normally on Mondays, I manually open the
stat page for each user I have in a list (go to the "Users"
profile page, click on "User stats" and save the page to a
folder). In the list of users I have all users for that country
that has qualified for the top-lists and a few more.
Once I have saved the "User stats" pages I run a program that
extracts all relevant data from them and creates bar charts that I
then copy into a HTML-page. (Collection of approx. 30 "User stats"
is done in less then 15 minutes)
Here we have two options: 1. You collect "User stat" pages for
those Portuguese geocachers that qualify for the lists and I make
the bar charts with my software. This is very simple for me and I
do not object doing it for you.
2. I give you my program (Excel macros written in VBA) and you
collect data, extract data and update the HTML-page. The only
problem might be if my program code would generate an error one day.
I propose we start with alternative 1 and at a later stage go for
2. What do you think ?

As you see, I dont use a database at all for my stat page. I know
some other people do it differently but as I don´t have an online
server I have chosen this solution.

If you are interested in othe stats, like "geocaches per city",
"active geocachers", "most founds in 2004" those are also
generated in a semiautomated way. I will tell you how to do it
later if you are interested.

I hope this info is what you expected, please tell me if and how you want to proceed,

Bo

Em relação aos últimos logs, mostrei-me interessado. Quanto ao resto, não porque acho que, como diz o Nuno, tem que passar por uma BD para permitir o "datamining"  (Ei! Eu estava a evitar a utilização deste termo porque nem toda a gente o conhece. Ou estou enganado? ;-) Já agora... http://www.thearling.com/).
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor ricardobsilva » quarta fev 25, 2004 15:53

Boas

"Stat´s ou não ... eis a questão?"

Creio que essa é a dúvida principal, porque o resto, de uma mais fácil ou não, mais automatica ou manual, é dar à manivela.

Eu pessoalmente acho interessante. Eu por mim gostaria de saber quem, quando, como e onde tem estado mais activo. Porquê? Por curiosidade e para de uma forma resumida numa mesma página ver o que aconteceu no Geocaching nacional. Talvez um hábito profissional em que indicadores regulares são essenciais.

Outro ponto de interesse é para geocachers estrangeiros. Terem a possibilidade de olhar para o nosso país e ver as caches most wanteds e os geocachers mais activos ultimamente, pode ser uma excelente ferramenta para planearem as caçadas e até contactarem alguns de nós que considerem valer a pena.

Um abraço

Ricardo BORDEIRA Silva
ricardobsilva
Micro

Registado: quarta abr 30, 2003 14:40

Próximo

Voltar para Stats

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes